LANÇAMENTOS DAS SUVs EM 2020 NO BRASIL –
ROTANEWS176 E POR IG CARROS 16/06/2020 18:12 Por Carlos Guimarães
Depois de vários cancelamentos por causa da pandemia, sobraram poucas novidades no País em 2020
Era para mais uma boa leva de SUVs chegar ao Brasil em 2020 e alguns deles serem apresentados no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro próximo. Mas por causa da pandemia do novo coronavírus, vários planos foram por água abaixo. E sobrou apenas uma pequena fração do que estava previsto, a maioria fica por conta de modelos importados. Dos cinco carros da lista abaixo, dois são nacionais.
LEIA MAIS: Veja 5 lançamentos que foram adiados por causa do novo coronavírus
O mais em conta é o VW Nivus, fabricado sobre a mesma base da dupla Polo e Virtus, mas não deverá chegar por menos de R$ 80 mil. Os demais são todos de alto valor e bastante sofisticados, como é o caso do Audi etron Sportback, versão com ares de cupê do SUV totalmente elétrico, que foi lançado no Brasil no final de abril.Confira detalhes de 5 SUVs novos que virão até o fim do ano.
1 – Ford Territory
Reprodução/Foto-RN176 Ford Territory: SUV médio chegará para brigar com Jeep Compass e companhia, vindo da China, bem equipado – Divulgação
A marca americana precisa de uma boa novidade para se recuperar no mercado brasileiro, não apenas quando o assunto é linha de produtos, mas rentabilidade. E o SUV médio Territory vai chegar no fim do ano, depois de algumas idas e vindas, para contribuir com esses objetivos. O carro virá da China, com uma lista recheada de equipamentos, para brigar no mesmo segmento do Jeep Compass, o líder de vendas.
Entre outros itens, o SUV médio da Ford deverá contar com carregamento sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas, ele terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado conectado ao FordPass que permite ao motorista travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente, entre vários outros itens. Deve chegar com motor 1.5 turbo, de 163 cv, com câmbio de seis marchas.
2 – Caoa Cheryy Tiggo 8
Reprodução/Foto-RN176 Chery Tiggo 8: será fabricado em Anápolis (GO) e terá capacidade de levar 7 ocupantes com bastante conforto e sofisticação – Divulgação
O SUV topo de linha da marca chinesa será fabricado em Anápolis (GO), com capacidade de levar 7 ocupantes e uma lista bem recheada de equipamentos. Entres os principais, destacam-se central multimídia com tela de 10,25″, carregador de celular por indução, sensores de ponto cego, câmera de 360° e faróis de LED.
No conjunto mecânico haverá motor 1.6 turbo, de 186 cv que funcionará com câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas, banhado a óleo. Além disso, a alavanca de câmbio será do tipo joystick , como a de SUVs de alto luxo, como da BMW e Porsche. Com porte de VW Tiguan, o Tiggo 8 terá 4,70 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e com um entre-eixos de 2,71 m.
3 – VW Nivus
Reprodução/Foto-RN176 VW Nivus: SUV com ares de cupê chega no mês que vem às lojas com motor 1.0 turbo flex e nova central multimídia Volks Play – Divulgação
Será o primeiro SUV a chegar dos cinco desta lista. A estreia nas lojas está prevista para o mês que vem, mas os preços oficiais ainda não foram divulgados. Estima-se que ficarão entre R$ 80 e R$ 100 mil, conforme a versão. O carro tem entre os principais destaques a central multimídia Volks Play, com tela de 10 polegadas, conectividade para internet (não nativo) e vários aplicativos, desde iFood até Waze.
LEIA MAIS: Volkswagen terá 12 SUVs inéditos e 8 carros elétricos em 2020
Tem ares de cupê e as seguintes medidas: 2,56 metros de entre-eixos, enquanto o T-Cross tem 2,65 m (medida usada no sedã Virtus). Seus 4,26 metros de comprimento são maiores do que os 4,19 m do T-Cross. O motor é 1.0 turbo flex, de 128 cv, que funciona com câmbio automático de ses marchas. Para condizer com certo apelo esportivo, contará com freios a disco nas quatro rodas e acerto dinâmico exclusivo para a suspensão, direção e controle de estabilidade, conforme a fabricante.
4 – Audi E-Tron Sportback
Reprodução/Foto-RN176 Audi etron Sportback: elétrico e com câmeras no lugar dos retrovisores, o SUV futurista será para poucos no Brasil – Divulgação
Baseada no SUV elétrico que avaliamos , a versão com jeito de cupê vem com motor de 407 cv e autonomia de 446 km. de acordo com dados da fabricante alemã, que também divulga desempenho animador. Para acelerar de 0 a 100 km/h é preciso apenas 5,7 segundos no modo Sport, quando há nada desprezíveis 67,7 kgfm de torque.
Assim como o e-tron tradicional, há cêmeras no lugar de retrovisores e alta dose de sofsiticação. O carro tem 4,901 mm de comprimento, 1,935 mm de largura e 1,616 mm de altura, com caimento acentuado do teto na traseira dando um toque de cupê ao modelo. A distância entre-eixos é de 2,928 mm, enquanto o porta-malas oferece capacidade para 615 litros, ou 1655 l com os bancos traseiros rebatidos.
5 – Novo Land Rover Defender
Reprodução/Foto-RN176 Land Rover Defender manterá a tradição da valentia em trechos de terra, mas com muito mais eficiência que a geração anterior – Divulgação
Enfim, a nova geração do famoso SUV chegará ao Brasil, no fim do ano. A linha compreende os modelos S, SE, HSE, First Edition e, o top de linha, Defender X, com carroceria em versões 110 e 90. o Defender continua sendo um utilitário. A manopla de câmbio foi instalada no painel, liberando espaço extra para mais um assento dianteiro. Dessa forma, o Defender 110 pode levar seis pessoas, com espaço de carga para até 1075 litros na traseira.
LEIA MAIS: Confirmado no Brasil, Land Rover Defender é apresentado
O novo Defender contará com quatro opções de motores. Os modelos diesel terão motor 2.0 twin turbo, com opções de 200 cv e 240 cv. Para as versões a gasolina, serão 300 cv na versão 2.0 mais barata, contando ainda com uma opção híbrida capaz de desenvolver 400 cv de potência e 56 kgfm de torque. Este último, entretanto, ainda não tem data para estrear. De acordo com os executivos, a arquitetura doSUV é a mais resistente na história da Land Rover. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais.