ROTANEWS176 E POR SOCIENTIFICA 02/04/2021 10:10
Reprodução/Foto-RN176 Um gato siamês.(Imagem de Andreas Lischka do Pixabay)
Gatos são inteligentes? Se você tem um, provavelmente vai acreditar que sim. Algumas pessoas os consideram criaturas completamente inexprimíveis, confundindo sua autossuficiência com a estupidez. Mas, ao contrário do que se pode pensar, gatos são tão inteligentes quanto cachorros, e existem raças de gatos cuja inteligência pode ser até superior a dos cães.
Conheça algumas raças de gatos consideradas inteligentes pela psicologia animal e por seus próprios donos.
Gato Siamês
Os gatos siameses não são apenas espertos, mas também teimosos e, portanto , é quase impossível forçá-los a agir com violência – nesses casos, animais de estimação podem mostrar agressividade. Mas os gatos siameses rapidamente compreendem tudo o que é novo, adaptam-se facilmente às novas circunstâncias, podem compreender o que pode e o que não pode ser feito. Mas eles não gostam de outros animais da casa. Vale ressaltar que os ancestrais dessa raça eram usados como guardas domésticos – em outras palavras, os gatos siameses serviam como cães. Essa é sem dúvida uma das raças de gatos mais inteligentes.
Gato de Bengala
Reprodução/Foto-RN176 (Bengal Brasilis)
Ele se distingue por uma astúcia excepcional e vivacidade de espírito, é dinâmico e até possui uma intuição natural. Mostra capacidade de adaptação ao líder, ou seja, ao dono — ele estuda sutilmente as pessoas ao seu redor. Ele se acostuma fácil e rapidamente com a casa, e possui uma memória muito boa. Diferente da maioria dos gatos, ele pode e deve ser treinado.
Gato Abissínio
Reprodução/Foto-RN176 (Portal Cães e Gatos/Reprodução)
O gato abissínio é curioso desde a infância e isso não desaparece com a idade. Esse é um dos representantes das raças de gatos que são inteligentes e treináveis, sempre cheios de energia e aprendem coisas novas com vontade. Em alguns aspectos, ele aparenta ter a ‘personalidade’ do gato siamês.
Gato Balinês
Reprodução/Foto-RN176 (Aleisha Knight/Getty Images)
Tendo obtido a atenção e o apoio do dono, ele domina dezenas de truques, estuda todos os membros da família, estabelece contato com quaisquer outros animais, entrega-se a jogos e amizades até a velhice. Ele têm um caráter animado e não gosta de ficar entediado.
Gato Siberiano
Reprodução/Foto-RN176 (Meio Norte/Reprodução)
O gato siberiano vive bem em um apartamento ou casa. Quase nunca abandonam seus donos, e sempre volta se solto. Ele é um voraz caçador e, ao mesmo tempo, excepcionalmente afetuosos, capazes de estudar uma pessoa e encontrar um caminho para seu coração. Você pode ensiná-lo a viver em casa sem muita dificuldade e tão sociável que se esforça para agradar o dono.
São muitas raças de gatos, cujos representantes se distinguem por excelentes habilidades mentais. Mas é importante notar um fato: o gato de quintal, aquele com raça indefinida e mais comum nos lares, também é excepcionalmente inteligente.