Conheça o Volkswagen Taigo, versão europeia do Nivus

LANÇAMENTO: DO VW TAIGO A PROXIMA SUV DA MONTADORA –  

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 30/03/2021 18h20                                                                                                  Por João Henrique de Oliveira

Produzido na Espanha, Volkswagen Taigo será lançado até o meio do ano e terá design exclusivo, SUV cupê pode ganhar versão esportiva R

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Taigo traz para-choque com design exclusivo e barra de LED que liga os faróis à grade dianteira. Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Nivus carimbou de vez o passaporte para a Europa. Nesta terça (30), foram divulgadas as primeiras imagens da versão europeia do SUV cupê desenvolvido no Brasil. Com lançamento previsto para o meio do ano e as primeiras entregas para o último trimestre de 2021, ele terá algumas diferenças em relação ao modelo brasileiro. A começar pelo nome: sai Nivus, entra Taigo.

SAIBA MAIS

Nova Saveiro 2023, a resposta da Volks à Fiat Strada

Volkswagen divulga imagem que revela design da nova Amarok

Sete picapes usadas mais caras do que as zero km

Caoa Chery surpreende e vai lançar seu quinto SUV no Brasil

No teaser, é possível ver como será o design do futuro Volkswagen Taigo. Apesar de manter praticamente o mesmo estilo, há algumas diferenças em relação ao Nivus. Na frente, a principal delas é uma barra de LED que conecta os faróis — estes que parecem ter projetores — ao logo da marca alemã, assim como no SUV médio Taos.

Esse recurso não está disponível no Nivus nacional. Além disso, o Taigo conta com a grade dianteira em estilo colmeia, e também com um para-choque que traz um aplique preto conectando os faróis de neblina à entrada de ar inferior. Há um logotipo “R” na grade dianteira, o que pode indicar uma inédita versão esportiva do Taigo — ou então a esportivada R-Line — no mercado europeu.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Taigo conta com barra de LED que conecta as lanternas traseiras ao logotipo da marca. Foto: VW / Divulgação

Na parte de trás, também há algumas alterações. Assim como no Nivus, as lanternas são conectadas através de um aplique preto que vai de ponta a ponta da traseira do carro. No Taigo, por outro lado, as lanternas parecem ter pequenas mudanças na disposição de luzes. A principal delas é a presença de uma barra de LED que conecta as lanternas ao logotipo da Volkswagen, que é inexistente no Nivus. Por fim, outra diferença é o para-choque traseiro, que também traz design exclusivo no Taigo, com direito a um aplique que simula saídas duplas de escapamento.

O teaser divulgado pela Volkswagen não mostrou imagens do interior do Taigo. No entanto, a julgar pelo parentesco com o Nivus e o Polo — modelo do qual ambos derivam — a versão europeia deve trazer o mesmo interior do que o modelo nacional, com diferenças apenas na qualidade do acabamento, que pode receber revestimentos emborrachados no lugar do plástico rígido utilizado no Brasil.

De certo, sabe-se que o Taigo terá de série o painel de instrumentos digital da marca alemã, além dos faróis de LED e sistemas de assistência e de segurança que já equipam o Nivus. Em relação à motorização, a Volkswagen apenas confirmou que o Taigo terá motores TSI, o que adianta um possível uso do 1.0 TSI de 110 cv utilizado pelo Polo europeu. Há também a possibilidade do SUV cupê receber o 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm de torque, e talvez até mesmo um sistema híbrido-leve.

No Brasil, o Volkswagen Nivus é vendido apenas com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm de torque, que também é utilizado nos modelos Polo, Virtus e T-Cross. No país, ele é posicionado abaixo do T-Cross nacional, que traz um entre-eixos maior (2,65 m) do que a versão europeia (2,56 m). Já na Europa, como ambos os modelos têm o mesmo entre-eixos, o Taigo poderá ser vendido como uma opção mais descolada do T-Cross, o que abre mais possibilidades de motorização para o SUV cupê.

Reprodução/Foto-RN176 Traseira do Volkswagen Taigo traz para-choque com design inédito que simula duas saídas de escapamento na peça. Foto: VW / Divulgação

Produzido em Pamplona, na Espanha, o Volkswagen Taigo ainda não teve preços divulgados. No entanto, a versão europeia deve ser posicionada entre o T-Cross, que custa a partir de 19.300 euros, e o T-Roc, que parte de 22.200 euros. No Brasil, o Nivus é vendido com preços a partir de R$ 94.290 na versão Comfortline e chega até R$ 107.990 na topo de linha Highline. Com lançamento previsto para o verão europeu — que acontece de junho a setembro — o Taigo terá as primeiras unidades entregues ainda em 2021, no último trimestre do ano.