ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/01/2021 15:25
MENSAGEM
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 1ª Reunião Nacional de Líderes, realizada no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu
- DAISAKU IKEDA
Juventude é outro nome para esperança. Quando os jovens se desenvolvem respondendo com resiliência, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras, nasce uma esperança infindável.
Neste novo ano, mais que nunca, em nossa Soka Gakkai transborda a vibrante rede de solidariedade de criação de valor formada por jovens que são a própria esperança.
Lembrando-se de seus pais, Nichiren Daishonin cita uma passagem do capítulo “Os Poderes Sobrenaturais”, do Sutra do Lótus, em um de seus escritos [Carta para Jakunichi-bo]: “Assim como a luz do Sol e da Lua pode dissipar totalmente a penumbra e a escuridão, esta pessoa [o bodisatva da terra que abraça e propaga a Lei Mística], em sua passagem pelo mundo, é capaz de erradicar a escuridão dos seres vivos” (CEND, v. II, p. 259).
Como Buda dos Últimos Dias da Lei, Nichiren Daishonin tornou esse budismo acessível para o povo, e escolheu deliberadamente esta era impura da mais profunda escuridão para nascer como “filho de pessoas comuns”. Lançando-se em meio à sociedade real semelhante a um lamaçal, revelou o Budismo do Sol capaz de iluminar os sofrimentos de todas as pessoas por dez mil anos, ou melhor, por toda a eternidade.
Na escuridão do século 20, de conflitos sem precedentes de duas grandes guerras mundiais, Makiguchi sensei e Toda sensei fizeram resplandecer decididamente o intenso brilho do Budismo do Sol de Nichiren Daishonin, tal como a alvorada. Hasteando a suprema filosofia que elucida a essência da existência humana, da sociedade, da vida, e até mesmo do universo com base nos profundos princípios budistas de “possessão mútua dos dez mundos” e de “três mil mundos num único momento da vida”, os mestres e discípulos Soka fizeram com que o sol da esperança e da vitória do tempo sem início se levantasse nas profundezas do coração de cada pessoa.
Atualmente, esse drama da revitalização, de “revolução humana” e de “transformação do destino”, está sendo propagado de forma vívida e inspiradora por todo o mundo, “dia após dia e mês após mês” (Ibidem, p. 263).
Neste ano, comemora-se o 800o (octingentésimo) ano de nascimento de Nichiren Daishonin.1
Misticamente, nascemos juntos escolhendo essa época para promovermos a luta pelo kosen-rufu mundial. Quando nos conscientizamos desse profundo significado da missão e da relação cármica do remoto passado, não há dúvida de que a grandiosa e invencível coragem, a sabedoria e a compaixão do bodisatva da terra emanarão infalivelmente em nossa vida.
O Budismo Nichiren indica claramente o caminho para iluminar e alcançar a mais elevada condição de vida a ser almejada em conjunto por toda a humanidade que se chama “paz mundial” e “felicidade eterna”.
A “escuridão dos seres vivos” é cada vez mais profunda. Por isso mesmo, perseverando nas ações convictas pela paz e segurança da Terra e do mundo, vamos proporcionar generosamente o grande brilho do Budismo do Sol, à comunidade local, à sociedade e ao futuro, de forma cada vez mais clara, calorosa e incansável!
Há sessenta anos (em 1961), por ocasião do meu primeiro ano novo como terceiro presidente, declarei aos membros diante do Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai com a inscrição “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”:2 “Vamos lutar ao limite de nossas forças! Nesse um ano, vou construir a história equivalente a cem anos”.
Então, desde o início do ano fui para Kyushu, passando por Kansai. E, ainda, realizei a fundação de distritos em cada localidade de Tóquio e da região de Kanto, para partir em seguida rumo à primeira viagem para os países vizinhos da Ásia. No outono daquele ano, realizei minha primeira viagem para a Europa depois de visitar cada canto do Japão.
Como alguém que havia prometido construir em um ano a história de cem anos, agi para abrir novos caminhos com base no poderoso daimoku. Era a “jornada de unicidade” [de mestre e discípulo], em que dialogava sempre com Toda sensei em meu coração.
Nos escritos de Nichiren Daishonin consta: “Para que as orações sejam eficazes e os desastres desapareçam da nação, três elementos são requeridos: um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento” (CEND, v. II, p. 143). Com a “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi) e a união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), podemos manifestar a capacidade de expandir o círculo de amizade, ativar as divindades celestiais e abrir o caminho para a vitória. Todas as nossas orações serão respondidas e conquistaremos a vitória da paz, segurança e prosperidade da terra onde cumprimos nosso juramento seigan pelo kosen-rufu.
Os próximos dez anos serão um período de extrema importância em que devemos nos empenhar para a solução das desafiadoras dificuldades enfrentadas em todo o planeta e edificar uma nova civilização da humanidade, que tenha como base o respeito à dignidade da vida e a revolução humana.
Decidindo radiantemente a compartilhar o avanço pela “jornada de unicidade” [de mestre e discípulo], de esperança e de vitória neste ano decisivo, de vitória ou derrota, a definir os próximos dez anos, concluo minha mensagem de início do ano.
Notas:
- Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222. De acordo com a tradição japonesa de idade, diz-se que a pessoa inicia o seu primeiro ano de vida no dia do nascimento. Portanto, em 16 de fevereiro de 2021, inicia-se o 800º ano de nascimento de Daishonin.
- Em adição às palavras “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, este Gohonzon traz a inscrição: “Consagração Permanente da Soka Gakkai” (Soka Gakkai Joju). Por essa razão, é normalmente referido como “Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai” (Soka Gakkai Joju Gohonzon). Atualmente, está consagrado no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu.
Mensagem do presidente Ikeda para 1ª Reunião Nacional de Líderes, dando partida rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai, realizada no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em Shinanomachi, Tóquio, no dia 7 de janeiro de 2020 e publicada no jornal Seikyo Shimbun em 8 de janeiro de 2020.
Legenda da foto: Ikeda sensei discursa na 1ª Reunião Nacional de Líderes que descortinou o novo século em janeiro de 2001 (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji). Agora, mais uma vez, vamos iniciar a jornada de unicidade de mestre e discípulo a partir da Reunião Nacional de Líderes