Construam o “Castelo de Valores Humanos Soka”no mundo

ROTANEWS176 E POR BRASILSEIKYO 25/01/2020 12:00

ENCONTRO COM O MESTRE

Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 45ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, realizada no dia 11 de janeiro de 2020, publicada no Seikyo Shimbun do dia 12 de janeiro de 2020.

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e Terceiro  Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI. Ikeda sensei discursa na 9a Reunião Nacional de Líderes no Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio (Japão, set. 2001). Ao lado, a caligrafia de “Castelo de Valores Humanos Soka”, escrita por ele  – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Os edfícios da Soka Gakkai são como cidadelas do desenvolvimento de pessoas de valor, verdadeiras fortificações em prol do povo. No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, fala sobre a importância das construções da Soka Gakkai. Aprenderemos também sobre como edificar uma vida tão forte que jamais será abalada pelas dificuldades.

Expandam a rede de solidariedade global com filosofia, diálogo e intercâmbio

DAISAKU IKEDA

Sinceros parabéns pela realização da Reunião Nacional de Líderes de ano novo, repleta de alegria, recebendo o ano do 90º aniversário de fundação da Soka Gakkai!

Reprodução/Foto-RN176 Caligrafia de “Castelo de Valores Humanos Soka”, escrita por ele

Bem-vindos, nobres líderes do kosen-rufu mundial, que vieram da América, da Oceania, do Brasil, da Europa, de Hong Kong, da Tailândia, da Coreia do Sul, os quais se reuniram corajosamente em meio ao rigoroso frio, sem se importarem com as longas distâncias, para comemorar os 45 anos do estabelecimento da Soka Gakkai Internacional (no dia 26 de janeiro). Muito obrigado!

Em janeiro de 1945, meu mestre, Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai], que estava confinado na Casa de Detenção de Tóquio, aqui em Sugano, devido às perseguições, foi informado da morte do seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi [primeiro presidente da Soka Gakkai, falecido em 18 de novembro do ano anterior]. Do abismo da angústia e da indignação, Toda sensei se levantou como o “conde de Monte Cristo da Lei Mística”.

Reprodução/Foto-RN176 “Castelo de Valores Humanos Soka” — este foi o nome dado pelo presidente Ikeda ao grupo composto por 24 membros da BSGI (foto acima), que partiu para o Curso de Aprimoramento de Ano Novo da SGI, no Japão, no dia 6 de janeiro último. O ponto alto da programação, que durou sete dias, foi a 45a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial. Nessa atividade foi apresentada a caligrafia inédita escrita pelo Ikeda sensei, que também deu nome ao grupo. Acima, foto geral da reunião, realizada no auditório do Memorial Toda de Tóquio (11 jan. 2020).

Depois de ser libertado da prisão, carregando o juramento seigan do seu mestre, Toda sensei mudou seu nome de Jogai (“exterior do castelo”) para Josei (“sábio do castelo”). Sozinho, em meio às planícies devastadas pela guerra, iniciou a reconstrução do castelo Soka Gakkai para realizar o kosen-rufu.

A partir de então, passaram-se 75 anos. Nessa primeira Reunião Nacional de Líderes do Ano do Avanço e dos Valores Humanos, nesse magnífico Auditório Memorial Toda, grande castelo de mestre e discípulo, e com o sentimento de retribuir à gratidão aos dois mestres, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, gostaria de apresentar uma caligrafia de minha autoria.

Reprodução/Foto-RN176 Caligrafia inédita escrita pelo Ikeda sensei, Castelo de Valores Humanos Soka

Trata-se da caligrafia “Castelo de Valores Humanos Soka” (Soka Jinzai no Shiro), Ω registrei no início da primavera (pelo antigo calendário lunar) de determinado ano. Hoje, eu a apresento em público pela primeira vez (foto ao lado).

Cada pessoa é a Torre de Tesouro

O castelo onde foi construída a nossa relação de mestre e discípulo Soka é, antes de tudo, o “Castelo do Povo”. Na história, não são poucos os castelos erguidos como símbolos do poder e do domínio sobre o povo.

Por isso mesmo, sem construirmos o “Castelo de Valores Humanos” do povo, pelo povo e para o povo, com base na Lei Mística, o ensinamento que prega a iluminação de todas as pessoas, nunca poderemos interromper o ciclo de infelicidade da humanidade preso nas mãos da natureza demoníaca do poder. Essa era a firme convicção de Toda sensei.

Conforme a passagem do Gosho da reunião de palestra deste mês [no Japão], Nichiren Daishonin declara:

Nos Últimos Dias da Lei, não há outra Torre de Tesouro senão a figura de homens e mulheres que abraçam o Sutra do Lótus [Nam-myoho-renge-kyo]. (CEND, v. I, p. 314)

Reprodução/Foto-RN176 Representantes da BSGI se despedem animadamente dos membros de Shinagawa, após participarem de um intercâmbio naquela localidade (Japão, 12 jan. 2020). O grupo retornou ao Brasil no dia 15 de janeiro.

Exatamente de acordo com esse coração do Buda, nós viemos construindo o castelo de pessoas consideradas a mais valiosa Torre de Tesouro e que se dedicam ao kosen-rufu. Além disso, os centros culturais e as instalações da Soka Gakkai são verdadeiros castelos do povo que contribuem para a paz e a prosperidade das comunidades locais.

Por exemplo, no grande terremoto de Kobe (grande terremoto de Hanshin), ocorrido há 25 anos, ou na grande tragédia do terremoto e tsunami de Tohoku [ocorridos em março de 2011] — a qual entrará no seu décimo ano [em 2021] desde o acontecimento — como também nas ocasiões dos diversos desastres naturais no Japão, os centros culturais da Soka Gakkai vêm sendo utilizados como locais de refúgio aos desabrigados, servindo como castelo de apoio à reconstrução das famílias. E os sinceros e abnegados incentivos de nossos companheiros às pessoas atingidas pelos desastres devem ter proporcionado incrível força para que elas pudessem ultrapassar as adversidades.

Hoje, a nobre luta com um espírito invencível continua incessantemente, dia após dia. Esse castelo do povo é também o inabalável castelo da paz.

Nessa época intranquila em que se aprofundam os conflitos e as divi­sões, os cidadãos globais Soka estão expandindo a paz, estreitando a amizade que ultrapassa as diferenças por meio da força da filosofia do caminho do meio, embasada no respeito à dignidade da vida. E também da força do poder do diálogo e do debate humanístico, e do intercâmbio cultural e educacional que aproxima os corações. No mundo, elevam-se cada vez mais a confiança e a expectativa dos diversos setores ao nosso movimento.

Este ano a Organização das Nações Unidas (ONU), o bastião da esperança do mundo, marca 75 anos de fundação. Vamos apoiar com ainda mais força essa instituição e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), valorizando ao mesmo tempo o precioso potencial de cada indivíduo, respeitando a diversidade tal como apontado pelo princípio budista de “cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasqueiro”, e assim fortalecer a rede global de solidariedade.

A partir do nosso grande castelo Soka dedicado a realizar o ideal de Daishonin de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”, que é a própria paz mundial, vamos tocar os sinos da sabedoria e da filosofia despertando a humanidade para um avanço pelo caminho da ilimitada criação de valor!

Confiando a perpetuação da Lei

Nosso castelo do povo é também o castelo dos jovens, repleto de esperanças.

Desde a sua fundação, a Soka Gakkai sempre cuidou dos jovens, amando, confiando e criando um radiante palco de atuação para desenvolver todo o seu potencial. Estou certo de que não há nenhuma outra organização como essa.

Em relação aos bodisatvas da terra, Nichiren Daishonin afirmou:

Tenho mantido os meus verdadeiros discípulos ocultos nas profundezas da terra, durante kalpa de partículas de pó de incontáveis grandes sistemas de mundos. Transmitirei esse ensinamento a eles. (CEND, v. I, p. 489)

À luz do Sutra do Lótus e dos escritos de Nichiren Daishonin, os jovens de juramento seigan que surgiram bailando em todo o Japão e no mundo são realmente pes­soas que carregam grande boa sorte, missão e mística relação cármica. Confio inteiramente a perpetuação da Lei Mística à Divisão dos Jovens e à Divisão dos Estudantes de força e paixão, de minha elevada admiração, que se levantarão na vanguarda dos próximos dez anos rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai (em 2030).

Hoje estão participando representantes dos jovens que celebram o Dia da Maioridade no Japão (em 13 de janeiro). Meus sinceros parabéns!

Oro também pelo grandioso sucesso da convenção em pequenos grupos da Divisão Feminina de Jovens [no Japão, de 13 de janeiro a 2 de fevereiro] na qual fazem resplandecer o brilho do palácio interno de sua vida.

Gostaria de abrir o ilimitado portal da vitória e da felicidade, reunindo os novos jovens emergidos da terra em sucessão em torno da nossa bandeira da justiça e da coragem. O que os senhores acham?

A vida de cada pessoa é o castelo, e o coração representa o seu governante. Citando as palavras de Tiantai, Nichiren Daishonin afirmou: “Se o governante do castelo for forte, aqueles que o guardam permanecerão firmes” (WND, v. II, p. 668).

Conforme essa passagem, quando se recita o daimoku do juramento seigan com firme determinação na fé, ativam-se as divindades celestiais e expande-se o círculo de seguidores com relação compartilhada positiva. Dessa forma, podemos construir nossa vida como o indestrutível castelo diamantino.

Ao longo deste ano, vamos lutar sem arrependimentos tendo como lema “Avanço de todos!” e “Todos são valores humanos!”. Assim, radiantemente, vamos fazer florescer exuberantes benefícios da revolução humana e da transformação do destino para juntos bradarmos altivamente a alegria de contínuas vitórias!

Concluo minha mensagem declarando que: com união inabalável de “diferentes em corpo, unos em mente”, vamos fazer do “Castelo de Valores Humanos Soka” o sustentáculo do destino da humanidade, trazendo cada vez mais vitórias e prosperidade!