ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/09/2021 07:45
EDITORIAL
Você está sentado na primeira fileira. Seu nome é anunciado. Nesse momento, o caminho de dez ou quinze passos até o palco parece levar horas. O ritmo frenético dos aplausos só não é mais rápido que as batidas do seu coração, a ponto de sair do peito. A garganta está seca e as mãos estão suadas. Você alcança o microfone, e todos os olhos só o fitam.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Se você se reconheceu nessa cena, não está sozinho. A superação desse temor está associada a ter uma liderança bem-sucedida. Ikeda sensei nos apresenta outro ponto de vista.
Ele conta a história de Moriyama, nascido numa família muito pobre e que perdeu o pai ainda pequeno. O rapaz se descrevia como um jovem tímido, desajeitado e que odiava falar diante das pessoas.
Ao ouvir a definição de Moriyama sobre si, o presidente Ikeda exclamou que ele tinha as qualificações perfeitas para um grande líder, o que intrigou o moço. Ikeda sensei então explicou:
— Não faz sentido? Pela própria experiência, consegue compreender o sofrimento de outras pessoas que perderam o pai. Você sabe o que é suportar dificuldades econômicas, e pode avaliar o sentimento dos que são tímidos e retraídos. São qualidades importantes para um líder. (…) E se você se tornar um grande líder, pense em como isso será encorajador para os outros. (…) Demonstrar uma prova real dessa natureza evidencia a legitimidade do Budismo Nichiren e auxilia o progresso do kosen-rufu.1
Nesta edição, Brasil Seikyo comemora os trinta anos do primeiro discurso do presidente Ikeda na Universidade Harvard. Ele comenta:
Seja como for, quando um discurso está programado, tem início um processo angustiante que pesa em meus ombros até o evento passar. Embora ciente da exaustão que esses esforços ocasionam, sempre conduzi a tarefa com o espírito de que se não conseguisse transmitir minha mensagem, nunca mais teria outra oportunidade.2
Nos encontros da organização, as pessoas têm oportunidades de se expressar em público, não porque são necessariamente eloquentes como excelentes oradoras. No processo de oferecer o seu melhor, desenvolvem-se. Tal superação inspira as demais.
Convidamos você a ler as próximas matérias e a se preparar quanto antes e contar suas vitórias para o público.
Ótima leitura!
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 244, 2019.
- Terceira Civilização, ed. 397, set. 2001, p. 4.