ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 22/05/2021 08:55
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Grande Montanha”, volume 30
PARTE 23
O dia 9 de abril era data da 9a Cerimônia de Ingresso da Universidade Soka. Sob um céu límpido, o fundador Shin’ichi Yamamoto, que participou da solenidade iniciada ao meio-dia, abordou em seu discurso o significado dos estudos na vida, e congratulou os jovens de intelecto pelo seu futuro promissor, dizendo: “Mantendo uma postura humilde em busca do aprendizado, desfrutem esses quatro anos sem arrependimentos”.
Em meio ao discurso, ele apresentou as palavras do filósofo alemão Georg Simmel: “Aquele que possui elevado orgulho tem em mente apenas em nível absoluto do seu valor, e aquele de forte vaidade se preocupa apenas com o nível relativo do seu valor”.1
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Cada ser humano é dotado de valor absoluto de característica particular e inigualável dignidade, e todos possuem cada qual a sua missão. É no ato de viver até o fim pela própria missão imbuído desse orgulho que se encontra a verdadeira felicidade e o verdadeiro encanto da vida. Por isso, Shin’ichi conclamou que a verdadeira vitória da vida não era definida por aspectos relativos da sociedade como posição ou status.
— O valor da vida de vocês não será definido por outra pessoa. Será decidido por ninguém menos que vocês mesmos. Oscilar entre a alegria e a tristeza no plano relativo comparando-se aos outros ou ficar perseguindo apenas o reconhecimento da sociedade ou os modismos, tudo isso desaparecerá um dia como meras bolhas flutuando na superfície da água.
Ele desejou que todos perseverassem no caminho da convicção escolhido por si próprios, em vez de um modo de vida dependente dos outros.
Após o término da cerimônia de admissão, Shin’ichi dialogou com os convidados, e foi para o lobby da entrada frontal da universidade. Foi porque os quatro estudantes chineses que iriam ingressar no curso especial [preparatório de língua japonesa] haviam chegado.
— Sejam muito bem-vindos à nossa Universidade Soka! Como fundador, recebo-os com todo o meu coração. Expresso minha profunda gratidão por virem estudar na universidade que construí.
Foi em abril de 1975 que a Universidade Soka recebeu os seis primeiros estudantes que formaram a primeira turma de intercambistas vindos da China. Isso ocorreu após a normalização das relações diplomáticas entre Japão e China, e foram os primeiros estudantes enviados ao Japão com o financiamento do governo.
A partir de então, essa seria a terceira turma. Os estudantes da primeira turma já atuavam com destaque no grande palco da amizade de ambos os países.
PARTE 24
Shin’ichi Yamamoto disse aos intercambistas chineses que estudariam na Universidade Soka:
— Em comemoração do ingresso de vocês, vamos tirar uma foto juntos.
Ele posou para a foto com os estudantes e o funcionário da embaixada chinesa que os trouxe. Então, trocou apertos de mão com todos e começou a caminhar dizendo:
— Agora em diante, aqui será a alma mater de vocês. Se houver algo que não saibam, por favor, perguntem sem cerimônia aos professores e alunos. Os estudantes da primeira e segunda turmas de intercambistas, que são seus veteranos, estudaram seriamente e se desenvolveram de forma magnífica, e então deixaram o ninho. Peço que vocês também se esforcem e não fiquem para trás. Sobre os ombros de vocês está o futuro da China e do Japão. A compreensão que a China terá do Japão será aprofundada na mesma proporção do aprendizado de todos. A compreensão que o Japão terá da China será aprofundada na mesma proporção dos laços de intercâmbio estabelecidos por vocês. Vamos, juntos, proteger e construir as “pontes de ouro” da paz.
Meneando a cabeça afirmativamente, os estudantes chineses ouviam as palavras de Shin’ichi com brilho nos olhos.
Quando saíram do lobby da entrada e chegaram diante da estátua de bronze, os estudantes da Universidade Soka se aproximaram ao avistar Shin’ichi.
Ele lhes apresentou os intercambistas chineses:
— Os intercambistas da China da terceira turma chegaram. Que tal lhes dar as boas-vindas cantando todos juntos o hino dos estudantes?
Diante da sugestão, os universitários imediatamente se abraçaram ombro a ombro. Os intercambistas também foram incluídos no círculo.
Vozes cheias de energia ecoaram no céu noturno da primavera:
Na colina escarlate das azaleias no esplendor…
Tanto o fundador como o reitor acompanharam o ritmo da canção com as palmas, usando o máximo de suas forças. A formação dos estudantes, abraçados ombro a ombro, balançava para direita e para esquerda, e as vozes do canto apaixonado se fundiam uníssonas e pairavam em direção ao céu.
Shin’ichi visualizou o futuro da amizade entre Japão e China. Viu a chama da esperança que se estendia para a paz. O aspecto do entrelaçamento dos jovens reflete a imagem da paz do mundo de amanhã.
Não há dúvida de que, para os estudantes chineses, este se tornou o “primeiro dia como aluno da Universidade Soka” que ficaria gravado como profunda recordação de sua vida.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- GEORG, Simmel. Danso.