ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 05/06/2021 10:00
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Grande Montanha”, volume 30
PARTE 25
Deng Yingchao, esposa do falecido primeiro-ministro Zhou Enlai e vice-presidente da Comissão Permanente do Congresso Nacional do Povo, chegou ao Japão em 8 de abril, dia anterior ao do encontro de Shin’ichi Yamamoto com os estudantes vindos da China no qual ele teceu as linhas da amizade. Ela visitava o país como chefe da delegação do Congresso Nacional do Povo, a convite dos presidentes de ambas as Casas da Dieta: a Câmara dos Representantes e a dos Conselheiros.
Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No dia 9, mesmo aos 75 anos, ela seguiu cumprindo vigorosamente um a um seus compromissos de agenda, a começar pelo diálogo com os presidentes da Câmara dos Representantes e da Câmara dos Conselheiros e com o primeiro-ministro Masayoshi Ohira, como também o encontro com o imperador.
Shin’ichi se reencontrou com Deng Yingchao às 15h30 do dia 12 no Akasaka Palace, em Moto-Akasaka, no bairro de Minato, Tóquio, cerca de sete meses desde a última vez.
Em setembro do ano anterior, durante a sua quarta visita à China, ele tivera a oportunidade de conversar com ela por duas vezes. Nessa ocasião, quando perguntou sobre a sua intenção de visitar o Japão, ela lhe respondera: “Como Zhou Enlai também gostava das cerejeiras, eu quero ir quando as cerejeiras estiverem mais belas, no seu máximo esplendor”.
A visita ao Japão enfim estava sendo concretizada, mas infelizmente a estação das cerejeiras em Tóquio já tinha terminado. Apesar de ser singelo, desejando que ela pudesse apreciar o encanto das cerejeiras, Shin’ichi solicitou que fossem colhidas as cerejeiras yaezakura da região de Tohoku [que florescem mais tarde] e entregues a ela no Akasaka Palace. Soube-se que ela ficou imensamente feliz.
Essas cerejeiras foram dispostas em forma de belos arranjos no Salão do Sol Nascente do Akasaka Palace, onde aconteceria o diálogo.
Como participantes desse encontro, além da chefe da delegação Deng Yingchao, haviam também pessoas saudosas como a integrante da Comissão Permanente do Congresso Nacional do Povo, Lin Liyun, que atuou como tradutora no encontro com Zhou Enlai, e como o vice-presidente Zhao Puchu, também responsável pela Associação Budista da China.
Deng Yingchao disse, com voz entusiasmada:
— Sou eu quem deveria ir ao seu encontro para os cumprimentos, sinto muito por tê-lo feito vir até aqui.
O coração sincero que tem consideração pelo outro transforma isso em ações e palavras, o que promove a união dos corações.
Sentindo-se lisonjeado, Shin’ichi transmitiu-lhe palavras de boas-vindas:
— Fico muito feliz de vê-la bem e com grande disposição com grande disposição. Seja realmente muito bem-vinda ao longínquo Japão. Estou feliz do fundo do coração por poder recepcioná-la.
— Sua visita ao Japão com certeza ficará impregnada para sempre na história assim como o perfume das cerejeiras na primavera.
PARTE 26
Shin’ichi Yamamoto tinha providenciado um álbum. Nele continham fotos como as da “Cerejeira Zhou”, plantada na Universidade Soka com o desejo de corresponder ao sentimento que o falecido primeiro-ministro tinha pelo Japão; das “Cerejeiras Casal Zhou”, formadas pela Cerejeira Zhou Enlai e pela Cerejeira Deng Yingchao, plantadas junto com os jovens da Federação Nacional de Jovens da China e dos intercambistas chineses que estudavam na Universidade Soka.
Abrindo uma a uma as páginas do álbum, Shin’ichi foi mostrando as cerejeiras a Deng Yingchao e relatando seu contexto, por exemplo: “Os intercambistas estão estudando com afinco”. Dirigindo o olhar para as fotos, ela disse com um grande sorriso:
— Antes de vir ao Japão, pensava em ir sem falta à Universidade Soka. No entanto, infelizmente não consegui disponibilizar esse tempo.
Então, recordando a quarta visita de Shin’ichi à China, realizada em setembro do ano anterior, falou com saudade de suas lembranças.
Nessa ocasião, Shin’ichi havia proposto apresentar o espírito e as resplandecentes realizações do primeiro-ministro Zhou por meio de ações como a promoção de uma exposição sobre Zhou Enlai no Japão visando estender a amizade nipo-chinesa para as gerações futuras e para a posteridade.
No diálogo profícuo ocorrido no Akasaka Palace, vários assuntos se desdobraram, a começar por essa exposição, impressões da visita ao Japão, aspectos do encontro com o imperador e também a situação da China, que se empenhava nas “quatro modernizações”. Foram trocas de opiniões amistosas, e o tempo passou num piscar de olhos.
Deng Yingchao solicitou a Shin’ichi: “Por favor, venha novamente à China, sem falta”. Ele respondeu sorrindo: “Irei com toda a certeza. Aguardarei ansiosamente pelo nosso reencontro na China”. Assim se encerrou o afetuoso diálogo que se estendeu por cerca de quarenta minutos.
Todos se levantaram e se dirigiram para a saída. Shin’ichi pensou: “Não posso deixar de transmitir isso à Sra. Deng…”, e então falou:
— A realidade é que estou pensando em deixar a presidência da Soka Gakkai.
Deng Yingchao interrompeu seus passos, e fitou Shin’ichi.
Ela disse:
— Yamamoto sensei. Não, não pode fazer isso. O senhor é ainda muito novo. E mais que qualquer outra coisa, o senhor tem o apoio do povo. Enquanto tiver o apoio do povo, não pode renunciar.
Era um olhar sério. O olhar de uma líder feminina que veio dedicando tudo de si para a edificação da China junto com o primeiro-ministro Zhou. Também era o olhar de uma mãe que zela afetuosamente pelo povo.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.