ROTANEWS176 24/05/2025 11:10 JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Desenho humano de ilustrativo da matéria
Constantemente, lemos ou ouvimos sobre cumprir nosso juramento seigan. Em um de seus incentivos, Ikeda sensei discorre a respeito do tema, incentivando:
Quando nos devotamos para cumprir o juramento seigan compartilhado por mestre e discípulo, manifestamos naturalmente o máximo da nossa força e de nosso potencial.1
Mas o que significa seigan?
A palavra seigan é composta por dois ideogramas em japonês: sei, que significa “estabelecer um juramento”, e gan, “forte desejo”. De maneira objetiva, seigan é o grande juramento que fazemos para cumprir o grande desejo do Buda — a concretização do kosen-rufu, movimento de propagação dos ensinamentos budistas que visa à felicidade de todas as pessoas.
Podemos entender que cumprem o juramento seigan aqueles que se empenham na concretização do kosen-rufu. Mas o que isso quer dizer? Dedicar-se ao kosen-rufu é viver com o grande propósito de se tornar feliz e, ao mesmo tempo, conduzir as demais pessoas à felicidade, realizando a propagação dos ensinamentos do budismo.
Na prática, como podemos entender o que é juramento?
Exemplo é o romance Corra, Melos!. Ikeda sensei, em 1966, em participação em uma reunião do Grupo Kayo, leu partes dessa obra e fez o seguinte comentário:
Gostaria de dedicar esta história a todas vocês como um tributo ao Grupo Kayo. O espírito que ela [história] retrata reflete minha própria história, meu futuro e minha determinação. Lutem destemidamente em suas batalhas pessoais.
Em toda a história de nosso movimento, houve muitas pessoas que traíram seu mestre, causaram sofrimento aos seus companheiros e tentaram prejudicar a Soka Gakkai. Todos vocês observaram o terrível e triste estado de vida em que esses infelizes indivíduos caíram. Não importando quão inteligentes sejam os argumentos apresentados para justificar suas ações, eles prepararam sua queda traindo a si próprios.
Ao final, Ikeda sensei direciona:
Com minhas sinceras orações, transmiti as seguintes diretrizes às integrantes do grupo: “Corram, membros do Grupo Kayo, assim como Melos, sem nunca duvidar de seus companheiros nem da Soka Gakkai, e, acima de tudo, não duvidem do Gohonzon! Corram, membros da DFJ”. Uma vida baseada no juramento seigan e na profunda gratidão é bela. Cada passo dado dessa forma é um passo na direção da vitória e da felicidade.2
“Tornar-se feliz sozinho é a coisa mais fácil. A essência da prática da fé é tornar outras pessoas, também, felizes”
Josei Toda proferiu o incentivo acima3 e Ikeda sensei nos incentiva a vencer e a conquistar a felicidade absoluta, que representa a condição de vida de alguém com forte energia vital.
O título desta matéria fala sobre coragem, porém, no inicio do texto explicamos o que é juramento e compartilhamos uma orientação de Ikeda sensei referenciando a obra Corra, Melos!. Qual a ligação de tudo isso?
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
Durante as nossas questões diárias, vivenciamos momentos de angústia, medo, ansiedade. No entanto, a partir do momento em que somos leais a nós mesmos, manifestamos disciplina, atenção e coragem para ultrapassar qualquer questão, como afirma o presidente Ikeda:
Caso tenda a ficar desanimado com facilidade, simplesmente renove sua determinação cada vez que isso acontecer. Pessoas decididas a encarar problemas como oportunidades e que continuam tentando repetidas vezes, seguindo em frente com infatigável otimismo, infalivelmente terão êxito em sua revolução humana.4
Saiba mais
Corra, Melos!, do escritor japonês Osamu Dazai (1909–1948), é um conto japonês no qual um jovem brada por justiça e se vê sentenciado à morte por um rei tirano. No enredo, o desafio é ser fiel aos valores da amizade e da lealdade ou a tentação de ceder à autoproteção e à traição. Leia mais sobre o tema na seção Conheça o Budismo, do Brasil Seikyo, ed. 2.393, 28 out. 2017 .
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 523, mar. 2012, p. 38.
- Cf. Terceira Civilização, ed. 523, mar. 2012, p. 38 e Brasil Seikyo, ed. 1.957, 27 set. 2008, p. A3.
- Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.591, 11 dez. 2021, p. A1.
- Idem, ed. 2.270, 4 abr. 2015, p. B3.
Um futuro sustentável
Com o objetivo de tornar outras pessoas felizes, apresentamos a seguir o movimento da Juventude Soka da RM Santos ao longo da “Semana da Juventude Soka”.
Os jovens da RM Santos, CGSP, reuniram-se no Jardim Botânico “Chico Mendes”, em Santos, SP, para dialogar sobre o princípio budista da “unicidade da vida e seu ambiente” (esho-funi).
A ideia surgiu dos líderes da Juventude Soka da RM Santos, que pensaram em utilizar um ponto turístico gratuito da cidade, com bastante área verde, para o encontro dos jovens. No diálogo, os participantes abordaram a importância das pequenas atitudes cotidianas na preservação do meio ambiente, que vão ao encontro dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre eles, destacou-se o ODS 15 — Vida Terrestre. “Acredito muito na ideia de que nossas ações locais geram mudanças globais, e foi isso que tentamos transmitir no diálogo”, compartilha Rafael Cardoso, responsável pela Juventude Soka da RM Santos.
Juventude Soka em ação!
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO