ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 08/02/2020 10:57
DA REDAÇÃO
BSGI realiza a 4a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan em Campinas, SP
Reprodução/Foto-RN176 Rumo ao glorioso 3 de maio de 2020, líderes do Brasil decidem tornar “possível o impossível” por meio da atuação conjunta de mestre e discípulo
Após responder a mais duas ou três perguntas, chegou finalmente o momento de Shin’ichi [pseudônimo do presidente Ikeda] anunciar a fundação do primeiro distrito fora do Japão.
– Tenho o prazer de anunciar neste momento a fundação do Distrito Brasil!
Uma salva de aplausos ressoou por todo o recinto.
A reunião de palestra transformou-se, de fato, na cerimônia de fundação do distrito e na primeira convenção do Brasil.
Foi então anunciada a fundação das comunidades São Paulo, Campinas e Arujá, as três no estado de São Paulo.
Esse episódio narra a fundação da BSGI, na primeira visita do presidente Ikeda ao Brasil, em 1960, e está retratado no romance Nova Revolução Humana, volume 1, capítulo “Desbravadores” (p. 243).
Reprodução/Foto-RN176 Alegria dos líderes representantes da Sub. Bandeirantes, CLP, na 4a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan (Campinas, 1o fev. 2020)
No ano em que a BSGI celebra o marco de sessenta anos de fundação, a cidade de Campinas, SP, sediou no último dia 1º de fevereiro a 4ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan (RNL). O encontro foi acompanhado em 1.020 pontos em todo o país, via transmissão, unindo os líderes das localidades, com a proposta de estabelecer as bases para a concretização dos objetivos do ano e já com foco em 2030.
Reprodução/Foto-RN176 Fábio Oda, à esq., coordenador da Divisão Sênior e André Maemura, à dir., coordenador da DMJ apresentam concurso para uma canção conjunta das divisões. Acesse a Extranet e faça sua inscrição
Na abertura, o público foi surpreendido com apresentação conjunta dos grupos culturais da Divisão dos Jovens — as bandas Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Taiyo Ongakutai, e o grupo de dança Taiga —, com a canção Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu Século 21. E, de forma inédita, expressando seu sentimento de gratidão, as líderes da Divisão Feminina (DF) regeram a canção Mais um Dia Feliz.
Reprodução/Foto-RN176 Centro Cultural de Campinas é palco da atividade para líderes com transmissão para todo o país
Coordenadoria Cultural
Durante a 10ª Convenção da Coordenadoria Cultural (CCult), realizada na RNL, o coordenador Alessandro Ariga compartilhou as perspectivas para 2030, reconfirmando os pontos de atuação para cada integrante. Tudo com base na mensagem recebida de Ikeda sensei por ocasião dos 35 anos da Coordenadoria Cultural que se tornou sua diretriz. Ariga destacou um trecho: “Os senhores que, em meio a uma realidade social comparável a um pântano lamacento, cumprem a própria missão em prol da sociedade e em prol das pessoas, recitando daimoku da prática individual e altruística, são indiscutivelmente a entidade do Myoho-renge-kyo” (leia na íntegra, BS, ed. 2.456, 16 fev. 2019, p. A6). O coordenador finalizou solicitando para que cada integrante da CCult se tornasse referência na organização de base, contribuindo para a consolidação do bloco.
Reprodução/Foto-RN176 O livro Sabedoria aborda o significado de revolução humana, destacando que viver é um aprendizado constante, e que o conhecimento é luz, e a ignorância, escuridão
Pontos para a vitória
Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina (DF) da BSGI, inspirou a todos com o sentimento de alegria e gratidão por vivermos na mesma época que Ikeda sensei. Ela relembrou que a Sra. Kaneko comemorou seu aniversário no Brasil (em 1993, durante a quarta visita do presidente Ikeda). Na ocasião, o Mestre dedicou o seguinte poema: “Todas são filhas do Buda, / assim todas são eternas rainhas da felicidade”, e assim foi instituído o dia 27 de fevereiro como “Dia da Divisão Feminina da BSGI”. Meiry, em suas palavras, reconfirmou três pontos para a atuação da DF do Brasil visualizando o glorioso 3 de Maio.
- Vitória nas visitas: realizar encontros de coração a coração.
- Vitória na concretização de 1 shakubukupor bloco até maio.
- Vitória na concretização de mais 1 BS por bloco até maio.
Ela também comentou sobre a inédita mensagem que a Sra. Kaneko dedicou a todas as mulheres (leia nas p. 6 e 7). Ao final, Meiry solicitou: “Vamos fazer florescer exuberantes benefícios da revolução humana”.
Reprodução/Foto-RN176 “Eu Sou a Geração 2030” Nome da nova plataforma de comunicação da Divisão dos Jovens, apresentada por Monique Tiezzi, à esq., coordenadora da DFJ, e Anderson Yoshikawa, à dir., coordenador da DJ. A Divisão dos Jovens tem o objetivo de conectar 100 mil jovens até julho de 2020. Acesse o site: www.geracao2030.org.br
Perspectivas para 2030
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, enalteceu em seus incentivos a importância da vitória nesse primeiro ano, rumo ao ano de 2030. Em suas palavras, ele abordou a mensagem que sensei enviou para a 45ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, realizada no Japão no início do ano, e que contou com representantes do Brasil. “É essencial que todos leiam essa mensagem com o sentimento de ajustar o coração com o do presidente Ikeda. Essa relação de mestre e discípulo é a construção do castelo Soka. (leia BS, ed. 2.500, 25 jan. 2020, p. 4-5).
Na ocasião, apresentou o lançamento do livro Sabedoria, produzido pela Editora Brasil Seikyo (EBS). A obra é o terceiro volume da coleção “Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz”, com incentivos do presidente Ikeda. Ele citou um trecho: “Espero que nunca se permitam ser derrotados ou desencorajados. Vivam como reis leões! Fé significa possuir esperança tenaz. Que cada um de vocês avance com coragem e sabedoria enquanto se dedica a cumprir o grande juramento pelo kosen-rufu” (Sabedoria, p. 57).
O presidente da BSGI foi enfático ao compartilhar direcionamentos que recebeu durante o Curso de Aprimoramento ocorrido no Japão, no início do ano: “Devemos manifestar orgulho por pertencermos à Soka Gakkai. Todos nós praticamos a mais elevada filosofia de vida. Fazemos parte de um movimento único no mundo e que pode mudar o destino de toda a humanidade”. E citou incentivo do Sr. Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, que frisou: “Estou convicto de que [como marco desses noventa anos da Soka Gakkai], a Divisão dos Jovens deve assumir a tradição da Gakkai e corresponder as expectativas de sensei”.
Shiratori ressaltou também palavras do Sr. Harada em que ele reforça sobre a expansão do shakubuku: “Todos são valores humanos e sensei destaca três pontos que devemos manifestar para a prática do shakubuku: coragem, gratidão e sinceridade”. E finalizou: “Precisamos ajustar os passos. Sei que a vida não está fácil para ninguém; é uma intensa e contínua batalha espiritual. Essa RNL é o ponto de partida, nosso encontro com Ikeda sensei. Solicito que todos leiam, releiam e absorvam sua mensagem e manifestem sabedoria. Quem pode mudar? Sou eu. Rumo ao 3 de maio de 2020, que marca os sessenta anos de posse de Ikeda sensei, e quando os mais de 7 mil blocos da BSGI celebrarão juntos a concretização de 1 shakubuku, vamos vencer de forma absoluta. Não há razão para termos uma vida angustiante. Os pontos fundamentais são a prática da fé e a comprovação das ‘Cinco diretrizes eternas’. Quanto mais aplicarmos as orientações do sensei, mas eficazes serão nossas ações e os resultados”, concluiu.