Criar laços

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/10/2020 04:30

INCENTIVO DO LIDER

Há sessenta anos, nosso mestre, presidente Ikeda, manifestava em ação os ideais do seu mestre, Josei Toda. Entretanto, mais que isso, Ikeda sensei tinha em seu coração o propósito de levar a filosofia humanística do Budismo Nichiren para o mundo — e assim o fez.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Desde a fundação da BSGI, somos incentivados a nos tornar protagonistas da nossa história, a vencer as amarras do carma e a concretizar uma vida de vitórias. A história dos nossos veteranos é a prova de que essa rede de incentivos mútuos, de fato, transforma o rumo da vida de uma única pessoa. Para os integrantes da Divisão dos Estudantes (DE), esse mesmo sentimento se traduz no incentivo para que criem um forte laço com o Mestre e tenham muitos sonhos. A criação e o fortalecimento das novas gerações são uma grandiosa tradição da Soka Gakkai.

No romance Nova Revolução Humana (v. 4, cap. “Folhas Novas”), encontramos a seguinte afirmação:

Criar uma densa floresta de jovens onde as folhas novas pudessem crescer exuberantes era o grande projeto de Shin’ichi em prol do kosen-rufu. No clássico chinês Guan Zi 1 consta: “O mesmo plano por toda uma vida encontra-se no cultivo de pessoas”. Isso revela que o êxito de um projeto para a vida inteira deve se fundamentar na criação de seres humanos de grande valor. (p. 117)

Trago na memória, desde criança, que sempre foi no ambiente da organização onde encontrava minhas maiores referências como pessoa, mulher, jovem e, principalmente, de quem realiza sonhos e transforma o destino. Como estudante, eu tinha muitos sonhos e, ao contrário do que minha realidade me mostrava, os líderes da DE me incentivavam a conquistá-los, ensinando que o caminho da prática da fé era a forma ideal para isso. Estou certa de que devo a eles os sonhos que concretizei e por poder atuar hoje para cumprir a minha missão no palco do kosen-rufu.

Ao estimularmos um estudante a vencer nos estudos, a ter grandes sonhos e a cultivar a relação de mestre e discípulo, em sua essência, manteremos viva a chama fundamental da BSGI desde a sua fundação — a do incentivo individual para se tornar vitorioso diante dos desafios da vida. Ao mesmo tempo, quando cultivamos esse espírito em um jovem ou estudante, ele também se torna capaz de cumprir sua missão como sucessor Ikeda, que assumirá o futuro da BSGI e da sociedade. Então, é possível compreender que, ao incentivarmos uma única pessoa, estamos fazendo uma profunda causa para a vitória do kosen-rufu do mundo.

Certa ocasião, o presidente Ikeda dedicou uma mensagem aos estudantes do Brasil, na qual consta:

Os integrantes da Divisão dos Estudantes são herdeiros a quem eu confio a responsabilidade pelo kosen-rufu do Brasil pelos próximos cinquenta anos. Todos, sem exceção, são tesouros insubstituíveis, portadores de grandiosa missão. Meu mestre, presidente Josei Toda, protegeu-me cuidadosamente como quem protege um diamante. Agora, com o mesmo sentimento, acredito, oro e espero pelo crescimento de todos vocês. (Brasil Seikyo, ed. 1.839, 15 abr. 2006, p. A2)

Sem jamais nos esquecer do espírito fundamental da BSGI, a partir de agora, vamos compreender nossa perfeita missão e garantir o futuro da nossa organização pelo renovar da nossa postura e atuação. O grandioso futuro poderá ser brilhante e reluzente se nós, a cada momento, continuarmos criando pessoas valorosas por meio do diálogo, da ação e do coração. E assim proteger e zelar pelos estudantes tal como um diamante.

Joelma Tokusato

Coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI

Nota:

  1. Guan Zi: Tratado sobre política e economia chinesa antigas atribuído a Guan Zhong, primeiro-ministro do reino de Qi durante o período Primavera e Outono (700-403 a.E.C). Essa obra contém a passagem: “O melhor plano anual é o cultivo. O melhor plano por toda uma vida encontra-se no cultivo de pessoas”.