ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 31/03/2022 19:20
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 37
Ao chegar ao Centro Cultural de Arakawa, Shin’ichi Yamamoto recitou gongyo junto com os membros da Kotekitai. Ele ofereceu profundas orações pelo desenvolvimento e pela felicidade das jovens integrantes da banda e pelo sucesso da Convenção da Kotekitai. Também dialogou com representantes dos membros de Arakawa e ouviu atentamente a respeito de suas atividades e outros assuntos. Quando o tema se voltou para a sua liderança na campanha de Arakawa em agosto de 1957, Shin’ichi disse:
— Naquela campanha, eu me lancei junto com companheiros pioneiros a uma batalha para atingir uma meta deliberadamente desafiadora, e criamos a história da “Arakawa, Monarca da Vitória”. Por meio dessa luta, todos gravaram profundamente em sua vida a poderosa convicção de que, quando se enfrenta e se supera os difíceis desafios do kosen-rufu, saboreia-se a alegria de vencer e se edifica uma condição de indestrutível felicidade. Mais de duas décadas se passaram a partir de então. Agora, gostaria que cada um de vocês criasse um novo registro de vitórias com base nessa tradição e transmitisse esse legado para a próxima geração. No entanto, não podemos criar ou manter uma tradição de vitórias em nosso movimento pelo kosen-rufu apenas fazendo a mesma coisa. A época e a sociedade mudam. É por manter a criatividade e o espírito inovador, assumir continuamente novos desafios e obter sucesso em todos os empreendimentos que uma tradição duradoura de vitórias é estabelecida. Ou seja, é o “espírito de luta” pelo kosen-rufu, cujo legado deve ser transmitido para todos, mas não apenas por palavras. É passado de veterano para novato, de uma pessoa a outra, pela experiência compartilhada, da empatia das almas e de um processo de inspiração, enquanto lutamos juntos nas atividades da Soka Gakkai.
Shin’ichi continuou:
— Agora é hora de cada um de vocês aqui em Arakawa lutar bravamente com todas as forças tornando-se o “Shin’ichi Yamamoto”. Se uma tradição de vitórias e de invencibilidade for estabelecida em um bairro, a Soka Gakkai florescerá para sempre, porque todos aprenderão com esse exemplo. Espero que vocês jamais se esqueçam de que Arakawa possui essa grande missão. Neste momento, não posso participar livremente das reuniões nem proferir orientações, mas esse é mais um motivo para que cada um de vocês se levante. Quero que triunfem em tudo e comprovem que a Soka Gakkai é sólida e firme.
Os olhos dos membros que brilhavam com determinação eram inspiradores.
PARTE 38
Às 18h30, Shin’ichi Yamamoto partiu do Centro Cultural de Arakawa rumo ao Centro Cívico de Arakawa, onde se realizaria a Convenção da Kotekitai.
No momento em que entrava no carro, um líder que o acompanhava disse:
— O rio Sumida fica a cerca de 200 metros daqui e, do outro lado, está o bairro de Adachi.
— É mesmo? Adachi! Se fosse possível, também gostaria de ir a Adachi para incentivar a todos. Outro dia, recebi uma carta de uma integrante da Divisão Feminina de Adachi e tenho certeza de que os sentimentos que ela expressou são compartilhados por muitos da localidade. Ela disse que, desde que deixei a presidência, se sente triste e abandonada. Além disso, como os tabloides sensacionalistas continuavam a publicar reportagens irresponsáveis atacando a Soka Gakkai, algumas de suas amigas não praticantes acabaram acreditando nessas histórias e passaram a criticar a organização. A injustiça disso a encheu de raiva e frustração, disse ela, mas se recusou a ser derrotada e continua fazendo o que estiver ao seu alcance para que as pessoas entendam corretamente a justiça da Soka Gakkai e de meus esforços. Foi o que ela escreveu. Esse espírito de luta é a disposição da “Adachi, Monarca Invencível”. Fiquei profundamente comovido. Todos continuam a se esforçar com grande tenacidade e tolerância. Realmente eu os admiro. Quero que todos se tornem felizes sem falta. Afinal, esse é o objetivo da nossa prática budista e das atividades da Soka Gakkai. Por isso, gostaria que nossos membros se unissem em tempos tão difíceis e se esforçassem para encher o jardim do kosen-rufu com flores da vitória e os magníficos frutos da felicidade. Por favor, transmita essa minha mensagem aos membros de Adachi. Diga-lhes: “Estou enviando daimoku diariamente. Vençam a si próprios. Vençam seu carma. Vençam a luta pelo kosen-rufu. E tenham uma vida de vitórias que exala o perfume das flores da felicidade”.
Durante o trajeto de carro, Shin’ichi recitou seriamente daimoku em seu coração, pensando nos companheiros de Adachi.
Em 26 de dezembro, a partir das 19 horas, iniciou-se a apresentação final da 3a Convenção da Kotekitai com o tema: “A Marcha da Grande Esperança rumo a 2001”, no Salão Cívico de Arakawa. As atividades dos “anjos da paz” visando o século 21 faziam parte dos esforços da Soka Gakkai para promover a cultura e a educação.
Shin’ichi havia recebido diversos convites da Kotekitai para participar dessa atividade, e ele aceitou com o desejo de incentivar a todas.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.