Empresa gasta R$ 77,5 milhões com descontos a quem reduziu o consumo e arrecada R$ 44,6 milhões com punição a gastões
ROTANEWS176 E IG 29/05/2015 13:23
Reprodução/Foto-RN176 Vagner Campos/A2 Fotografia – 15.5.15 Bombas para captar volume morto do sistema Cantareira, que está no negativo há 1 ano
O gasto da Sabesp com o bônus pago aos consumidores que reduziram o consumo de água aumentou em abril. Já o valor arrecadado com as multas aplicadas a quemg astou mais aumentou.
No mês passado, a companhia gastou – ou deixou de arrecadar – R$ 77,5 milhões com os descontos concedidos aos consumidores que reduziram em pelo menos 20% o consumo de água em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. O valor é 4% maior do que os R$ 74,5 milhões de março.
Já a sobretaxa, aplicada a partir deste ano às contas dos clientes que aumentaram o consumo, rendeu R$ 44,6 milhões aos cofres da companhia em abril, 1% a menos que os R$ 45,1 milhões do mês anterior.
Com as variações, o valor arrecadado com as penalidades passou a cobrir uma fatia menor do impacto do bônus nas contas da Sabesp. A companhia obteve R$ 0,58 para cada R$ 1 de desconto em abril, ante R$ 0,61 em março.
Para a Sabesp, os números mostram que o sistema de penas e bonificações tem cumprido o seu objetivo de estimular as pessoas a economizarem.
“A relação da tarifa de contingência sobre o bônus caiu porque mais pessoas economizaram: uma parcela dos que pagaram a tarifa de contingência passou a receber o bônus, o que comprova a eficácia do programa”, informou a companhia, em nota.
Os números sugerem que houve uma redução no consumo de água em abril, o primeiro mês da estação seca, que vai até outubro e na qual a Região Metropolitana de São Paulo entrou com cerca da metade da água em seus reservatórios em relação ao que havia em 2014.
O volume de água retirada do Sistema Cantareira, o principal da cidade e que está com -9,8%, recuou de 14,23 mil litros por segundo, na média de março, para 13,67 mil litros em abril, segundo dados da Agência Nacional de Água (ANA). Essa diminuição, entretanto, pode estar relacionada ao fato de que clientes antes abastecidos pelo manancial passaram a ser atendidos por outros, como o Alto Tietê.