ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/12/2022 13:20 NATÍCIA DA REDAÇÃO
Distrito Bela Vista, de Bauru, SP, ancora retomada no fortalecimento da geração do futuro
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Bela Vista, de Bauru, em São Paulo – Foto: Colaboração local
Após o pesado período pandêmico, as organizações de base da BSGI seguem unindo forças e criando caminhos de retomada. O destaque desta edição vem do município de Bauru, interior de São Paulo, considerado o mais populoso da área centro-oeste do estado, com seus quase 370 mil habitantes, segundo dados da prefeitura. Distante 326 quilômetros da capital paulista, ali se organiza o Distrito Bela Vista, integrante da RM Bauru.
Na fase de distanciamento social, seis blocos foram estimulados a abrir participação para os estudantes nas reuniões de palestra, seja na apresentação e nos relatos, seja nos desenhos e nas leituras. “Foi um sucesso”, conta a responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Rosalva do Amaral, que, ao lado de seus pares na liderança, se coloca em ação para a primeira atividade presencial, em setembro, tão logo liberada pela BSGI. “O momento oportuno e necessário para uma nova fase do desenvolvimento do kosen-rufu a partir da nossa localidade, cultivando em todos o espírito de pioneiros de uma reconstrução”, declara Ivan Tikara, responsável pelo Bloco Progresso que atua em conjunto com os líderes de distrito na realização das atividades.
A decisão abraçada por todos foi a de apoiar e estimular a geração que herdará o futuro: a Divisão dos Estudantes (DE). Uma batalha conjunta, oferecendo campo de luta para a criação de jovens e envolvendo os veteranos da Divisão Sênior (DS) e Divisão Feminina (DF). Unem-se então os integrantes das Comunidades Alto Alegre, Bela Vista e Vânia Maria, as quais formam o distrito.
O primeiro passo foi o levantamento dos estudantes e das famílias, que receberam visitas on-line, a princípio, e para os quais foi depositada a expectativa do reencontro, programado para outubro. Iniciam-se os preparativos, à base de uma força-tarefa motivada. Abrem-se as chances para o florescimento da criatividade, ao envolverem integrantes do distrito que atuam na área educacional, favorecendo a ludicidade.
Reprodução/Foto-RN176 Nas fotos, encontros do Distrito Bela Vista, tendo os estudantes e jovens como protagonistas do futuro que está sendo construído por todos – Foto: Colaboração local
Outras equipes foram criadas para apoio no transporte e na preparação de lanches, em parceria com os pais. Ao local também se somam as reuniões que vinham sendo feitas na residência do casal Edvaldo e Alice, líderes da Comunidade Vânia Maria, onde há espaço suficiente para dividir a turma em grupos.
Com base na recitação do daimoku de união, o encontro de outubro foi realizado com pleno êxito, reunindo estudantes de 6 a 12 anos, entre eles dois convidados. O tema escolhido, “Eu e os Outros! Eu e o Mundo!”, fez com que os estudantes refletissem sobre o respeito incondicional à dignidade da vida. Silvana Galvani, responsável pela DF de bloco e psicóloga, esclarece que a abordagem é instigada por meio de vídeos, desenhos ou notícias. Segue-se divisão por grupos, e o tema foi exposto de acordo com a faixa etária. A terceira parte fica reservada para estimular a relação do tema com a prática da fé, quando todos são convidados a fazer gongyo (leitura do sutra) e daimoku (a recitação do Nam-myoho-renge-kyo).
Para Nayara Nunes de França, jovem responsável pelo conteúdo junto com Silvana Galvani e Gabi Ernesto, “Descobrir que as atividades da Divisão dos Estudantes (DE) voltariam a acontecer foi como deslumbrar a volta dos raios solares brilhando por todo o horizonte. Foi em meio às atividades dessa divisão que descobri o valor e a felicidade envolvidos em ensinar e aprender. Viver este tempo, esta existência, ao lado dos meus companheiros de luta pelo kosen-rufu é o maior benefício que eu poderia desejar em toda a minha vida”.
Reprodução/Foto-RN176 Nas fotos, encontros do Distrito Bela Vista, tendo os estudantes e jovens como protagonistas do futuro que está sendo construído por todos – Foto: Colaboração local
Em novembro, uma inovação: em paralelo às oficinas com os estudantes, começa um estudo com os pais, adotando o livro Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai para leitura e diálogo durante próximos encontros.
Cientes das dificuldades dos tempos atuais, mas com o coração voltado para a criação de “valores humanos”, a localidade e a sociedade, as lideranças locais decidem fazer dessa atividade a principal força motriz para 2023. Seguem cultivando a esperança com os futuros sucessores Ikeda.
“Trata-se de plantar as sementes para recomeçar o movimento pelo kosen-rufu da nossa localidade, reacendendo a chama da prática da fé a partir das nossas crianças. Como diz o nosso mestre, Daisaku Ikeda, ‘São as sementes da esperança que podemos plantar hoje’,1 selam as lideranças.
A cada semente germinada, a humanidade agradece: uma bela vista se descortina.
Nota:
- Brasil Seikyo, 9 dez. 2017, p. A3.
Fotos: Colaboração local