Cultivar sementes para um exuberante jardim

ROTANEWS176 29/03/2025 09:25                                                                                                                            INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Livia Endo

 Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – IlustraçãoGetty Images

Lá se foram os primeiros cem dias do ano. Ponderando sobre o passado, convido-o a uma reflexão sobre o futuro, não apenas para os próximos nove meses, mas rumo a 2030 ou a 2100 e ao início de um novo século, como Ikeda sensei já vislumbrou.

Quando ainda estava na sexta série [correspondente ao sétimo ano do ensino fundamental 2], Daisaku Ikeda foi a uma excursão escolar de quatro noites e cinco dias para Kansai. Sua mãe, mesmo com as dificuldades financeiras que a família passava, deu dinheiro para ele participar. Com o entusiasmo de uma criança em sua primeira viagem, usou a quantia comprando doces para os amigos e, no final do primeiro dia, já tinha gastado quase tudo.

O professor do jovem Ikeda, sempre muito atento, chamou-o e o aconselhou a levar uma lembrança da viagem para seus pais, afinal, seus irmãos estavam na guerra e um presente os alegraria.

Aquela criança da sexta série ficou com o coração apertado ao se lembrar de que seus bolsos estavam vazios. Ele conta:

O Sr. Hiyama gentilmente colocou algumas notas em minha mão e fechou meus dedos. Acho que eram duas notas de um iene. Naquela época, era muito dinheiro. Fiquei feliz e suspirei de alívio.

Quando voltei para casa e entreguei o presente para minha mãe, contei-lhe o que havia acontecido. “Você jamais deve se esquecer do Sr. Hiyama”, disse-me com um olhar gentil.

Realmente ele não se esqueceu. Já como terceiro presidente da Soka Gakkai, convidou o Sr. Hiyama, depois da aposentadoria dele, para participar de uma convenção quando esteve na região onde ele morava. Então, ele compareceu com sua esposa. Quando se encontraram, Ikeda sensei expressou:

— Sr. Hiyama! Sra. Hiyama! Muito obrigado por terem vindo! Fico muito feliz em vê-los. Como estão?

O professor respondeu:

— Você se tornou um homem excelente. Sempre me sinto feliz e orgulhoso ao ouvir sobre suas atividades. Li alguns de seus livros. Você manteve um diálogo com o Dr. Toynbee.1

Ikeda sensei aguardava por uma oportunidade em que pudesse expressar sua consideração e gratidão que tinha por seu professor. Este, por sua vez, também manifestou tamanho orgulho que sentia por seu querido aluno.

Assim como o pequeno Daisaku durante a excursão da escola, as crianças que ainda estão aprendendo muitas coisas da vida precisam de orientação e amparo daqueles à sua volta para que se tornem pessoas de grande valor.

Dirigindo-se aos estudantes, Ikeda sensei disse:

Todos vocês são como tenras mudas que estendem as raízes na terra e crescem como frondosas árvores. As árvores jovens requerem escoras para apoiá-las e também necessitam ser regadas. É preciso muita dedicação para desenvolvê-las.2

Em abril, mês em que comemoramos o aniversário de fundação dos Sucessores Ikeda, vamos solidificar nosso compromisso de, como esse nobre professor de Ikeda sensei, cultivar nossas crianças como as valiosas sementes capazes de fazer florescer um futuro brilhante para si e para a sociedade. Assim, eu também farei.

LIVIA ENDO

Vice-coordenadora da Juventude Soka da BSGI

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo v. 18, 147-148, 2022.
  2. Ibidem, v. 30-I, p. 251-252.

Ilustração: GettyImages

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO