Cultivar uma convicção absoluta para vencer as dificuldades

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  18/12/2021 10:52

MATÉRIA GRUPO ALVORADA DA BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria do Grupo Alvorada da BSGI Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Grandiosos amigos do Grupo Alvorada da BSGI! Desejamos que estejam bem de saúde ao lado dos familiares. Iniciemos 2022, “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, com inúmeras vitórias em todos os aspectos da vida.

Em um editorial do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), comemorando a fundação da Divisão Sênior (DS), com o título Sejam Líderes da Lei Mística, ele cita seis itens como condições para ser um excelente líder: 1) ter convicção absoluta no Gohonzon; 2) ser capaz de enfrentar e desafiar as dificuldades; 3) conhecer as questões da sociedade; 4) ter paixão em desenvolver os sucessores; 5) ser uma pessoa humanista e magnânima; 6) ter senso de responsabilidade e de planejamento. Com esse editorial, Ikeda sensei estabelecia claramente as diretrizes de atuação da DS.1

Nesta matéria, gostaríamos de abordar os dois primeiros itens mencionados e convidar a todos para uma reflexão sobre como podemos comprová-los em nossa vida.

Ter convicção absoluta no Gohonzon

Em Abertura dos Olhos, Nichiren Daishonin bradou:

Eu e meus discípulos, ainda que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie a dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de buda. Não duvidem, mesmo que não haja proteção dos céus. Não lamentem a ausência de segurança e tranquilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, eles nutriram a dúvida e abandonaram a fé. Os tolos tendem a esquecer o que prometeram quando chega o momento crucial.2

Nichiren Daishonin manifestou em toda sua vida o aspecto do verdadeiro comportamento de um ser humano. E que comportamento é esse? É a convicção absoluta. Ikeda sensei orienta: “A convicção mais poderosa que existe é a fé no Gohonzon, que representa a verdade eterna e imutável — o Nam-myoho-renge-kyo que existe dentro de si.”3

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, definiu o que é essa convicção ou fé no Gohonzon:

Você é realmente uma pessoa de forte fé se tiver a profunda convicção de que tudo ficará bem porque possui o Gohonzon, e você ficará bem porque ora ao Gohonzon. Você mantém o Gohonzon? Orou diante dele esta manhã? Você está mantendo-o agora? Se tiver a convicção de que ficará tudo bem na sua vida, então ficará. A partir de hoje, adote esta atitude. Não há a menor dúvida de que você se tornará feliz.4

A pessoa que possui uma firme convicção é forte. Não importa quais sejam os problemas ou desafios que ela enfrente ou mesmo se está sozinha ou conta com o apoio de alguém. Quando há convicção, baseada na prática da fé, a pessoa manifesta coragem e sabedoria necessárias e não se abala diante das adversidades.

Essa convicção e coragem sempre se iniciam com uma profunda decisão ou juramento da pessoa, uma forte oração diária e um grande exercício de mudança interior. Mudar o comportamento diariamente e evidenciar uma vida iluminada não é fácil. Cuidar da família, rever a atitude no trabalho, na organização e no zelo consigo são os primeiros passos dessa vigilante ação. Ter a convioção de jamais desistir, orar firmemente e buscar o apoio dos companheiros no diá­logo sincero com foco na vitória, com certeza vencerá!

Na mensagem dedicada à Divisão Sênior em agosto de 2021, sensei nos incentiva:

Não obstante as circunstâncias ou a situação de vida em que se encontrem, a mais profunda e magnífica filosofia da Lei Mística e o mais profundo juramento seigan pelo kosen-rufu possibilitam a todas as pessoas, sem exceção, alcançar infalivelmente a vitória e a felicidade no final.5


Ser capaz de enfrentar e desafiar as dificuldades

Na terceira diretriz eterna da Soka Gakkai, “Prática da fé para vencer as dificuldades”, aprendemos com o Mestre a importância de desafiarmos as circunstâncias recitando Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon, com forte fé e decisão, sem nos deixar abalar por nenhum obstáculo.

Toda sensei salientava a importância de ultrapassarmos cada dificuldade com as quais nos depararmos: “Cada vez que sobrepujarmos uma montanha de adversidades, fortalecemos dentro de nós a condição de vida do estado de buda que nada será capaz de destruir”.6

O fator crucial é desafiarmos cada problema no momento em que ele ocorrer. Não devemos aguardar até nossa fé ser profunda o bastante para tanto. É por enfrentarmos as dificuldades que lapidamos nossa vida e edificamos uma fé indestrutível como o diamante. Como confirma Daishonin: “Mas, uma espada que foi bem forjada resiste até o calor de um intenso fogo”.7

Esperamos, portanto, que orem pela solução de seus obstáculos diante do Gohonzon. Quando transformamos a lamentação dos problemas em oração e recitamos daimoku, a coragem brota e a esperança começa a brilhar em nosso coração.

Como pilares de ouro Soka, da Divisão Sênior da BSGI, devemos ter essa convicção absoluta! Temos a grande oportunidade de comprovar, junto com o Mestre, o lema da Divisão Sênior de 2022: “Contudo, eu vencerei!”.

Vamos retornar ao ponto primordial, fortalecer a fé, a prática e o estudo e nos tornar um sênior de excelência.

Para ilustrar essas duas diretrizes, compartilhamos um maravilhoso relato de vitórias de um companheiro do Grupo Alvorada do Rio de Janeiro.

Superando as dificuldades

Minha família se converteu ao budismo em 1965, no significativo dia 24 de agosto, quando meu avô recebeu o primeiro Gohonzon da nossa família. Tive a oportunidade, desde muito pequeno, de construir e fortalecer minha relação com Ikeda sensei. Aprendi esse espírito de unicidade de mestre e discípulo com a postura da minha falecida mãe, Gloria Costa, e com o treinamento e companheirismo que vivi na banda masculina Taiyo Ongakutai e na Divisão dos Jovens. Também aprendi a fortalecer a convicção absoluta na minha vida, ou seja, coragem e força para vencer quaisquer dificuldades por meio da recitação do daimoku para, assim, manifestar o comportamento do Buda diante das circunstâncias.

Há anos, convivi com duas doenças que não tinham tratamento: a facilidade em criar cálculos renais e a hepatite C. Durante as crises, meus olhos ficavam amarelados e a barriga verde; eu não tinha forças nem para me vestir. Os hepatologistas falavam de pacientes que faleceram com crises semelhantes à minha, porém eu mantinha a convicção absoluta de combater a doença. Em 2021, voltei a repetir os exames e, desta vez, o resultado foi surpreendente: constatou-se que não tenho mais hepatite C em meu corpo! Uma grandiosa vitória, uma vez que essa doença me acompanhou por quase toda a minha juventude sempre com o risco de virar cirrose hepática ou câncer.

Em paralelo, no início de 2021, realizei nova bateria de exames para tentar identificar a causa da minha facilidade em criar cálculos renais. Esses exames identificaram o motivo da fabricação de cálculos e já estou tomando o remédio que combate a formação deles. E, em meados de 2021, repeti os exames para detectar pedras nos rins e realmente nenhum cálculo foi formado, indicando que o medicamento está fazendo o efeito desejado! Ao longo da minha vida, fiz três cirurgias para retirada desses cálculos.

Reprodução/Foto-RN176 Vitor com sua esposa, Veridiana e seu filho, Vicente – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Apesar dos desafios dos últimos dois anos, venho conquistando vitórias no campo profissional, financeiro, de saúde e da família. Em abril de 2021, assumi como responsável por um distrito e, partir de então, venho aprendendo com cada membro da Divisão Sênior.

Nossa luta na DS do distrito se baseia na recitação do Nam-myoho-renge-kyo. Promovemos encontros para recitar daimoku juntos, de forma virtual, aos sábados pela manhã e para realizar um diálogo sobre o livro Pilares de Ouro Soka. No encontro comemorativo do dia 24 de agosto, atingimos o objetivo de ter vinte membros da Divisão Sênior ativos e comprovando a força da prática da fé diariamente.

No distrito, estamos vivendo uma transformação real dos bairros e das ruas, por meio do movimento de daimoku, estudo e diálogos realizados em nossa comunidade e em nosso bloco. Mesmo promovendo uma luta em meio a esse mundo virtual, percebemos a alegria e o comprometimento dos nossos líderes e membros nesse movimento visando à mudança social da nossa localidade.

Estou muito feliz e tenho eterna gratidão ao presidente Ikeda, aos meus familiares e a todos veteranos e membros.

Vitor Costa de Sousa, responsável pela DS de Distrito,

RM Cachambi, Sub. Engenho Novo, CCSF, CGERJ.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, 2021. Cf. Pilares Ouro Soka. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 222, 2018.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 296, 2020.
  3. Terceira Civilização, ed. 565, set. 2015, p. 16.
  4. Idem, p. 46.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.576, 21 ago. 2021, p. 3.
  6. Terceira Civilização, ed. 583, mar. 2017, p. 18.
  7. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 99, 2018.