ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 19/02/2022 08:35
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Quanta gratidão por receber mais um auspicioso mês de fevereiro, o qual, para nós, membros da BSGI, é repleto de profundo significado, não é mesmo? Em especial, para a Divisão Feminina (DF), o dia 27 tem grande importância por ser a data em que comemoramos dois aniversários: o da Sra. Kaneko Ikeda, coordenadora honorária das Mulheres da Soka Gakkai Internacional (SGI), que completará 90 anos (1932), e os 29 anos da DF da BSGI (1993).
A Sra. Kaneko é uma mulher inspiradora. Pela serenidade de seu sorriso, ela consegue transmitir a convicção e a esperança de que, não importando as circunstâncias, desde que tenhamos a prática da fé e os direcionamentos do Mestre como base do nosso dia a dia, seremos capazes de ultrapassar e vencer quaisquer dificuldades.
E por falar em dificuldades, creio não haver nesse período de pandemia alguém que possa declarar não ter defrontado com uma ou outra adversidade, em dado momento. Realmente, toda a humanidade vem sendo assolada por essa tempestade. Por outro lado, a prática budista revelada por Nichiren Daishonin possui o propósito fundamental de estabelecer a felicidade na vida de cada ser humano, capacitando-nos a transformar tudo em vitória.
Para nós, mulheres, encontrar esse budismo praticado pela Soka Gakkai é um grandioso oásis, algo extremamente necessário para conseguirmos atender todas as demandas da sociedade. Tem sido desafiador desenvolver uma jornada que há muito deixou de ser dupla, passando para tripla, e por que não afirmar que, algumas vezes, chega a ser quádrupla. Ainda assim, mantermos nossa sanidade mental e autenticidade, e não nos perdermos de nós mesmas.
Em sua maravilhosa mensagem enviada para as mulheres do mundo neste ano, a Sra. Kaneko cita:
Uma das “Cinco diretrizes da Soka Gakkai” é “Prática da fé para vencer as dificuldades”. Há uma orientação de Toda sensei que meu marido compartilhou ao explanar essa diretriz: “O Budismo Nichiren é o ensinamento para tornar felizes, sem falta, as pessoas que se encontram em circunstâncias adversas. Quanto maiores os sofrimentos enfrentados com fé por uma pessoa, mais esta consegue manifestar uma força ainda mais extraordinária ao superá-los. É ela que se torna a verdadeira aliada de outras pessoas infelizes.1
A essência feminina é a de cuidar, zelar e proteger todos ao redor. Isso é comprovado estatisticamente em nosso dia a dia quando observamos as áreas da educação e da enfermagem, por exemplo, em que sempre fomos a maioria. E, em períodos desafiadores como os atuais, temos de pôr esses atributos em ação, com intensidade e frequência bem maiores.
Eis por que precisamos recitar muito mais daimoku e nos apropriar de nossa ilimitada capacidade para inspirar o número máximo de nossas amigas com o grandioso empoderamento evidenciado a partir da recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
Em seu recente livro Dedico às Mulheres Palavras do Coração, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, afirma:
Prezar as pessoas do fundo do coração e valorizar aquelas com quem compartilha e se relaciona. É com essa conduta em meio à realidade da vida que a verdadeira compaixão resplandece. Quantas são as pessoas a quem você serviu de apoio e levou esperança; quantos corações tocou a ponto de sua existência ficar profundamente gravada neles? — pode-se dizer que o verdadeiro valor de uma existência se encontra nesse ponto.2
Busco sintonizar meu coração ao do Mestre e, dessa forma, extrair a coragem para continuar avançando com saúde, disposição e infinita esperança capaz de cultivar uma força que tenha o poder de atrair a felicidade. Tal qual a querida Sra. Kaneko, renovo meu juramento e convido você, preciosa companheira, para seguirmos juntas, de mãos dadas até onde nossa missão nos permitir. Vamos?
Roseli Barbosa
Vice-coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.599, 12 fev. 2022, p. 6-7.
- IKEDA, Daisaku. Dedico às Mulheres Palavras do Coração. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 178.