ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/03/2022 19:45
MATÉRIA DO GRUPO ALVORADA DA BSGI
Divisão Sênior | Grupo Alvorada: Matéria para ser utilizada no encontro da divisão no mês de maio de 2022
Reprodução/Foto-RN176 Divisão Sênior | Grupo Alvorada da BSGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Na estrada da revolução humana que temos trilhado junto com o Mestre, aprendemos que a felicidade absoluta consiste em colaborar para que os outros também sejam felizes. Essa é uma maneira poderosa de reforçar a própria felicidade.
Na matéria anterior, compreendemos que a batalha do dia a dia começa com a convicção absoluta no Gohonzon e na capacidade de desafiar as dificuldades. É chegada a hora de ampliar nosso palco de atuação. Neste estudo, vamos abordar as questões sociais e falar da importância do desenvolvimento de sucessores. Aprender que a contribuição com a sociedade nos conecta ao mundo, criando comunidades fortes e mais felizes para todos, incluindo você, integrante do Grupo Alvorada.
A fim de salvar o Japão desse ciclo destrutivo, Nichiren Daishonin convoca o povo para orar e propagar o Nam-myoho-renge-kyo — a Lei Mística, que é a fonte fundamental de energia vital e é o coração do Sutra do Lótus (…).1
Construir uma sociedade global e pacífica é kosen-rufu. Ikeda sensei diz que o ponto de partida para essa construção é conhecer as questões da sociedade. Na disciplina de sociologia, estudamos o termo “sociedade”, o qual se refere a um grupo de indivíduos que se relacionam de forma organizada, a fim de conseguir e preservar o bem comum.
Nós temos nos deparado com uma sociedade que parece não entender esse significado, descaracterizando valores e princípios, evidenciando questões como violência, poluição, criminalidade, discriminação, desrespeito aos direitos e à dignidade humana, entre outros.
A pergunta é “Qual a minha responsabilidade como indivíduo, membro desta sociedade e como pilar de ouro Soka, em relação a essas questões?
O Nam-myoho-renge-kyo foi revelado pelo buda Nichiren Daishonin no século 13, a fim de salvar o Japão do ciclo destrutivo dos três venenos que assolavam o país. Quando a avareza, a ira e a estupidez prevalecem (três venenos), surgem as três calamidades (fome, peste e guerra) que, por sua vez, intensificam os três venenos na vida das pessoas, criando um ciclo de degeneração.
O presidente Ikeda nos faz refletir que, ainda hoje, a ganância humana perdura com extrema evidência. Por exemplo: doenças se alastram, apesar dos avanços científicos; faltam tratamentos eficazes; faltam cuidados com a própria saúde. Diante de uma pandemia sem precedentes, observam-se a ganância e o individualismo.
Link: https://extra2.bsgi.org.br/ divisao/ds/post/37
Reprodução/Foto-RN176 Para conhecer essa história e se inspirar, aponte a câmera do celular para o QR code ou clique no link:https://extra2.bsgi.org.br/ divisao/ds/post/372/
Outro exemplo são os conflitos, atribuídos ao veneno da ira, que brotam de sentimentos como frustração, discriminação, traição, insulto e exploração. A energia negativa acumulada no coração das pessoas pode se manifestar na forma de violência, agressão e até se transformar em guerras.
Seja como for, independentemente da época, é inquestionável que o ponto-chave de uma profunda transformação da sociedade deva começar a partir da mudança de cada pessoa, por meio da revolução humana.
“O budismo é como o corpo, e a sociedade, como a sombra. Quando o corpo se inclina, a sombra faz o mesmo”,2 afirma Nichiren Daishonin. Não haverá kosen-rufu sem a Soka Gakkai. Isso porque a organização busca a onda de paz e de felicidade da humanidade. O kosen-rufu se inicia com o juramento do levantar-se só no local de sua missão e ser vitorioso, herdando o espírito do Budismo Nichiren do Mestre Daisaku Ikeda.
O Buda nos garante que, se ensinarmos a verdadeira Lei às outras pessoas, podemos mudar nosso próprio destino e atingir o estado de buda:
Reprodução/Foto-RN176 Atividades on-line da Divisão Sênior da CCLP: encontro virtual do Grupo Alvorada da Sub. Penha-Ermelino – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O importante é acalentar o sentimento de ‘aquela pessoa está sofrendo, quero que ela seja feliz’. (…) Mesmo que a pessoa com quem está dialogando não abrace a fé de imediato, contanto que sua determinação seja forte e mantenha a amizade, ele ou ela com certeza despertará para o budismo.3
O poema O Azul é mais Azul que o Anil foi dedicado aos jovens, com a expectativa de que assumissem a responsabilidade pelo movimento em prol do kosen-rufu. O poema nos lembra a missão, como discípulos, de criar sucessores, “valores humanos” na sociedade. Em uma estrofe, consta:
Não questione se a grandiosa / correnteza do kosen-rufu / é ou não uma certeza no curso da história. / Questione sim, a todo momento, / se possui ou não a paixão / de tornar o kosen-rufu uma certeza / em seu próprio coração / com o labor e suor de si mesmo.4
O presidente Josei Toda declarou:
Devemos nos empenhar na luta agora, pensando em daqui a cem, duzentos anos. Cultivar sucessores capazes é espalhar sementes e plantar brotos do kosen-rufu mundial. Contanto que haja um fluxo de membros da Divisão dos Estudantes, aprimorando-se e se tornando excelentes pessoas, o futuro da humanidade estará assegurado.5
Reprodução/Foto-RN176 Atividades da Divisão Sênior on-line da CCLP: visita individual a integrante da DS – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Grupo Alvorada da BSGI
Assim como a chuva da primavera leva as plantas a produzir brotos, “bons amigos” estimulam a vida dos jovens a crescer de maneira robusta e positiva. Os membros da Divisão Sênior (DS) e do Grupo Alvorada demonstram o potencial inerente à vida dos jovens por meio da interação e da inspiração como “bons amigos”.
Então, é isso, Alvoradas, vençam resolutamente, propaguem diligentemente e criem sucessores. Chegou a nossa vez!
É hora de se inspirar…
Os últimos dois anos foram desafiadores. Convivemos com o luto, o desemprego, a insegurança em relação ao futuro e tantas outras questões, direta ou indiretamente. Sem dúvida, a prática da fé foi um fator determinante na travessia desse período de inverno rigoroso. Era preciso ser vitorioso, apesar das circunstâncias, exatamente como Ronaldo Robles, responsável pelo Distrito Taubaté, SP, fez e nos conta em seu relato. Para conhecer essa história e se inspirar, aponte a câmera do celular para o QR code ou clique no link abaixo:
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 533, jan. 2013, p. 42.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 307, 2019.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 227, 2016.
- PoemaAzul mais Azul que o Anil, composto por Daisaku Ikeda (1988).
- Brasil Seikyo, ed. 2.368, 22 abr. 2017, p. B1.