Curitiba celebra 25 anos do “Dia da Soka Gakkai”

ROTANEWS176 01/06/2024 07:40                                                                                                                              NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO GRUPO ARCO-ÍRIS

Sessão solene é realizada no dia 3 de maio

 

Reprodução/Foto-RN176 ao centro, representando a BSGI, Adolfo Kenji Ito, recebe o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos concedido à Soka Gakkai dos vereadores Nori Seto, à esq., e Mauro Bobato, à dir – Foto: Colaboração local

Os membros de Curitiba, PR, celebram, com alegria, o “Dia da Soka Gakkai”, instituído pela Lei Municipal nº 9.591, de 15 de junho de 1999. A sessão solene em comemoração da data foi realizada em 3 de maio e contou com a participação de membros e autoridades, totalizando 160 pessoas presentes.

Nori Seto, vereador, destacou a importância da propagação dos ideais humanísticos em momentos conturbados e do diálogo inter-religioso promovido pelo Dr. Daisaku Ikeda. Para Nori, o Dr. Ikeda deixou um legado de sabedoria. “O maior aprendizado é de que a humanidade precisa superar os atritos, respeitando o indivíduo nas suas diferenças, para a criação de uma sociedade harmoniosa, valorizando cada pessoa”, declara o vereador.

Já Rui Hara, ex-vereador e autor da lei municipal, falou sobre a parceria com a organização, destacando seus maiores projetos em conjunto com a Secretaria da Educa­ção, especialmente o Projeto Makiguchi, que resultou em vários relatos de superação, influenciando diretamente pais e professores.

Na solenidade, Yasuhiro Mitsui, cônsul-geral do Japão em Curitiba, dividiu um breve relato de seu contato com o presidente Daisaku Ikeda na juventude, em 1996. Na época, Mitsui estava encarregado de preparar a visita do secretário-geral da ONU, Boutros-Ghali, que desejava travar um diálogo com Ikeda sensei. Apesar da agenda repleta de compromissos, o Dr. Ikeda conseguiu realizar um longo encontro, que, segundo o cônsul, foi muito proveitoso, a observar pelo aspecto dos participantes. Antes de deixar o local, o presidente Ikeda externou seus agradecimentos ao cônsul-geral pelos esforços em marcar aquele encontro, deixando uma impressão duradoura com sua sincera reverência.

Adolfo Kenji Ito, coordenador da CRE Paraná, discorreu sobre os significados do 3 de Maio e da eterna relação de mestre e discípulo. Ele compartilhou uma reflexão do Mestre, que diz “Lutarei para comprovar ao mundo a grandiosidade do meu mestre”, decisão essa que fez sensei tornar realidade as convicções de Toda sensei, por meio de instituições que promovem o intercâmbio cultural. O coordenador também falou sobre o ponto primordial da prática da fé, o levantar com coragem e esperança de cada indivíduo para realizar a própria revolução humana. Ele afirmou: “É quando cada pessoa renova a decisão de se esforçar pela felicidade das pessoas e pela paz mundial”.

Os grupos de apresentação da Divisão dos Jovens fizeram suas performances durante a solenidade.

Leia mais

Uma comitiva de Curitiba entregou pessoalmente a Ikeda sensei o título de cidadão honorário, em 10 de maio de 1999. Para mais detalhes, consulte o Brasil Seikyo, ed. 1.513, 26 jun. 1999, p. A1.

No topo: ao centro, representando a BSGI, Adolfo Kenji Ito, recebe o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos concedido à Soka Gakkai dos vereadores Nori Seto, à esq., e Mauro Bobato, à dir.
Foto: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO