Daimoku em primeiro lugar

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  05/02/2022 07:39

NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustração da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

PARTE 21

Dentre as pessoas que Shin’ichi Yamamoto incentivou estavam o casal Wataru e Shizu Yanagisaka, provenientes de Saku. Os dois vinham quase diariamente ao Centro de Treinamento de Nagano para a manutenção dos jardins também durante a estada de Shin’ichi.

Wataru Yanagisaka tinha cerca de 60 anos e era jardineiro.

Shin’ichi disse ao casal:

— Seu espírito de zelar pelo centro de treinamento é o mesmo que o meu. Meu desejo é que todos os que vêm aqui se revigorem de energia, aprofundem sua fé, criem lembranças maravilhosas e retornem para casa com renovada determinação em realizar o kosen-rufu de sua respectiva localidade. É por isso que é tão importante proporcionar um ambiente bem conservado e agradável. Ambos assumiram essa árdua responsabilidade. Considero isso muito nobre. Sob a luz da lei budista de causa e efeito, não há dúvida de que todos esses árduos esforços se tornarão imensuráveis benefícios e grande boa sorte. Por favor, protejam o centro de treinamento tendo sempre excelente saúde e disposição.

Já era perto das 16 horas quando a última sessão de fotos se encerrou. Foram registradas cerca de trinta fotos de grupo e foram mais de 3 mil membros que tiraram foto junto com ele.

Shin’ichi disse aos jovens que atuaram nos bastidores para organizar e realizar as sessões de foto:

— Muito obrigado! Os participantes ficaram muito felizes. Foi graças a vocês.

Então, ele disse ao coorde­nador da Divisão Masculina de Jovens da província de Nagano, que supervisionava a logística das sessões de foto, incluindo a organização dos componentes para ajudar na limpeza do terreno baldio utilizado como estacionamento:

— Nunca me esquecerei da imagem de todos vocês, cobertos de lama, cortando a grama e as ervas daninhas em meio à chuva. A luta conjunta comigo significa trabalhar incansavelmente em prol dos nossos membros com todo o coração. No longo curso da vida, pode haver fracassos e frustrações, mas é necessário continuar avançando. O mais importante é, independentemente do que venha a acontecer, não se afastar da Soka Gakkai por toda a vida e se dedicar ao máximo pelos membros e pelo kosen-rufu. Não busquem o louvor ou o reconhecimento dos outros. Apenas tenham a certeza de que os budas e as divindades celestiais estão cientes de todos os seus esforços e continuem se dedicando ao kosen-rufu. Essa é a verdadeira coragem. Ao agirem dessa maneira, vocês brilharão ainda mais e serão supremos vencedores da vida. Continuarei a observá-los atentamente.


PARTE 22

No dia 27 de agosto, Shin’ichi Yamamoto partiu do Centro de Treinamento de Nagano para visitar o Centro Cultural de Komoro. Lá também, ele participou de fotos comemorativas com cerca de trezentas pessoas divididas em três grupos e ainda liderou o gongyo e dialogou com representantes.

Shin’ichi enfatizou a importância de pôr o daimoku em primeiro lugar e de lutar com fé firme e constante.

Era perto das 21 horas quando Shin’ichi voltou ao centro de treinamento.

O dia 28 era o último da estada em Nagano. Nessa ocasião também, ele participou de mais de uma dezena de sessões de foto em grupo com os companheiros que visitavam o centro de treinamento e ainda realizou diálogos informais e visitou a casa dos membros. Em meio aos diálogos, conversou com Takashi Saida, coordenador da província de Nagano:

Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustração da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

— O Centro de Treinamento de Nagano está bem situado geo­graficamente, é fresco no verão e está agraciado com uma maravilhosa natureza. De agora em diante, ele se tornará um local em que os membros de todo o Japão e do mundo se reunirão e muitos cursos de treinamento vigorosos serão realizados. Aqui será um local favorito das pessoas de todos os lugares. Assim sendo, espero que a Soka Gakkai da província de Nagano, onde está localizado este centro de treinamento, seja a organização modelo de cooperação humana primeira do mundo, com maior número de pessoas capazes do planeta. Quero que nossos membros do mundo inteiro digam: “Vamos seguir o exemplo dos membros de Nagano!”. A única forma de conseguir isso é com a união. Os membros de Nagano precisam unir o coração em um só pelo kosen-rufu enquanto aproveitam ao máximo os pontos fortes de cada localidade. Para que isso ocorra, o senhor, coordenador da província, precisa se empenhar com dedicada obstinação em prol dos companheiros. Os membros trabalharão com o senhor com o mesmo propósito quando souberem que está realmen­te preocupado com eles e está se esforçando com todas as suas forças pelo bem-estar deles. É assim que nasce a união e ela é fortalecida. Se os líderes forem negligentes e irresponsáveis, as pessoas não os seguirão e eles nem sequer conseguirão estabelecer a união entre todos. O senhor conquistará a confiança das pessoas sendo sério e sincero. Por favor, continue se empenhando ao máximo até o fim.

O desenvolvimento de seres humanos de valor começa a partir dos esforços para plantar sementes de encorajamento e inspiração nos campos do coração das pessoas dia após dia.

Durante a sua estada em Nagano, Shin’ichi tentou demonstrar isso por meio do próprio exemplo. Não há melhor “livro didático” para educar ou promover pessoas que a ação.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.