Daisaku Ikeda é honoris causa no Piauí

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/11/2020 11:33

DA REDAÇÃO

Universidade Federal do Piauí concede título ao líder da SGI, enfatizando sua contribuição humanística para a educação.

Reporodução/Foto-RN176 Foto Editora Brasil Seikyo – BSGI

Antes mesmo de a solenidade começar a ser transmitida pelo canal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no YouTube, membros da BSGI de várias partes do Brasil e de outros países, já postavam mensagens de felicitações no chat.

A universidade concedeu o título de doutor honoris causa ao líder da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, na manhã de 17 de novembro, no salão nobre da reitoria da UFPI, em Teresina, num evento inédito com transmissão para 7 mil pessoas.

A entrega de tal honraria, a maior outorga de todos os segmentos honoríficos de uma instituição educacional, se deve ao empenho do Dr. Ikeda em promover a educação humanística e o desenvolvimento social, pautado na filosofia Soka da paz, cultura e educação e no respeito pela dignidade humana.

A proponente da homenagem, conselheira e pró-reitora de extensão da UFPI, Cleânia de Sales Silva, citou o importante papel da instituição junto à rede de promoção de tecnologia social, acordada no ano passado por dezoito universidades do nordeste do Brasil e a Universidade Soka. Além disso, enalteceu o homenageado, reconhecendo sua atuação fundamental na construção da paz. “O Dr. Daisaku Ikeda tem contado e reescrito muitas histórias humanas, pautadas na fraternidade, no amor ao próximo e na justiça, prestando serviços significativos para as comunidades e socializando mundialmente a cultura da paz. Acreditamos que o trabalho desenvolvido por Daisaku Ikeda abre possibilidades para novos diálogos e novas parcerias que possam colaborar de forma efetiva para o fortalecimento da extensão universitária e para uma formação profissional mais humanística.”

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, fez a leitura da mensagem enviada pelo Dr. Ikeda, que enaltece os esforços do presidente do Conselho Universitário e reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, em defender uma educação expansiva e promover um trabalho que corresponde às necessidades locais. “Essa honrosa distinção que recebo de vossa instituição, misticamente na véspera da data de fundação de nossa entidade [Soka Gakkai], dedico ao primeiro presidente que morreu como mártir. A educação é de fato o trabalho sagrado do maior épico de sucessão da luz da sabedoria, da luz do humanismo e da luz da coragem. Creio que o mundo esteja em busca de uma forma ainda mais ampla e intensa da sabedoria, da coragem e da compaixão dos cidadãos do mundo, capazes de agregar forças para criar valor, numa rede de solidariedade que cuide e incentive cada pessoa. Nossas universidades, localizadas em lados opostos do planeta, estão conectadas por um místico elo e vêm avançando na mesma época. Que haja glória à Universidade Federal do Piauí, centro acadêmico da esperança! Que haja vitória ao Brasil, República Federativa da Esperança!”, finalizou.

Em suas palavras, José Dantas Lopes, que se despede da função de presidente do conselho e de reitor da UFPI, enfatizou: “Essa homenagem pode ser entendida como reconhecimento à história de luta de Daisaku Ikeda e ao seu legado pela paz mundial e por uma educação comprometida com a humanização e a superação das causas fundamentais do conflito humano. Estou muito feliz por estar encerrando esse ciclo, com essa sessão solene e, certamente, a Universidade Federal do Piauí continuará trilhando os caminhos junto com a Universidade Soka, defendendo a paz, os direitos humanos e a luta contra a discriminação”.

Também assistiram à sessão a vice-reitora da UFPl, Nadir do Nascimento Nogueira, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Diniz Melo.