“Daqui em diante será a era do Brasil!”

ROTANEWS176 26/10/2024 11:35                                                                                                                              ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                        Por Dr. Daisaku Ikeda 

A partir desta terra, abra o caminho da história.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa do grupo Kirishima do Brasil, formado por 38 jovens da BSGI, com o presidente Ikeda no Centro de Treinamento de Kyushu, em Kirishima (jul. 1983).  Dr.Daisaku Ikeda. Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press /

A partir desta terra, abra o caminho da história

Kagoshima é uma prefeitura do Japão, localizada ao sul da ilha de Kyushu, que teve papel-chave na Restauração Meiji. É a terra natal de conhecidas figuras históricas japonesas.

O jovem Daisaku Ikeda visitou a localidade pela primeira vez em 23 de agosto de 1958. Na época, participando de uma reunião com os membros locais, ele enfatizou a importância de realizar a prática budista de forma pura e inabalável. Também ressaltou quatro pontos nos quais consiste a fé: esperança, convicção, coragem e ação.

No dia seguinte, que marcou o aniversário de sua conversão ao budismo, visitou a ilha de Sakurajima e incentivou os jovens. A partir desse dia, o movimento de expansão do kosen-rufu em Kagoshima ganhou novo impulso. Desde esse momento, Ikeda sensei visitou a região 23 vezes. Em dezessete dessas ocasiões, ele esteve na cidade de Kirishima, que faz parte de Kagoshima.

Em meio à bela e serena natureza de Kirishima, cercada de montanhas e correntes de água pura, existia o Centro de Treinamento de Kyushu, onde aconteceram diversas atividades, como cursos e intercâmbios com companheiros de vários países.

No topo: Foto comemorativa do grupo Kirishima do Brasil, formado por 38 jovens da BSGI, com o presidente Ikeda no Centro de Treinamento de Kyushu, em Kirishima (jul. 1983). Foto: Seikyo Press

Fonte: Adaptado de matéria publicada no Seikyo Shimbun de 28 de agosto de 2024.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei participa de curso de aprimoramento da Divisão dos Estudantes, realizado ao ar livre, envolto pela exuberante natureza de Kirishima (28 jul. 1983) Dr.Daisaku Ikeda. Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press /

  1. DAISAKU IKEDA

Trechos do romance Nova Revolução Humana

Em julho de 1983, um grupo de 38 jovens brasileiros viajou para o Japão a fim de participar de um curso de aprimoramento. Além das atividades em Tóquio e Osaka, estava programado um curso de três dias no Centro de Treinamento de Kyushu, em Kirishima, ao sul do Japão.

Nesse período, o presidente Shin’ichi Yamamoto1 também se encontrava no local participando de eventos comemorativos do 30aniversário do movimento pelo

kosen-rufu da região de Kyushu. O grupo de jovens foi até Kirishima com a decisão de convidar o presidente Yamamoto a visitar novamente o Brasil.

Shin’ichi aguardou com muita expectativa o encontro com esses jovens vindos de tão longe. Como primeiro incentivo, ele sugeriu a fundação de um grupo de criação de “valores humanos” composto pelos 38 jovens brasileiros, denominando-o de grupo Kirishima do Brasil. Em seguida, ele escreveu um poema exaltando o ardente espírito de procura de todos.

Alçando voo

lá, da distante terra do Brasil,

resplandecentes são vocês

com nobre espírito de procura.

Na noite do último dia em Kirishima, alguns representantes do Brasil foram convidados para um jantar com o presidente Yamamoto. Eles pensaram: “É a melhor chance para convidá-lo a visitar nosso país!”.

Durante o jantar, os jovens do Brasil aguardaram um momento oportuno para falar com o presidente Yamamoto. Eles firmaram a decisão e se dirigiram até a mesa dele.

Vendo-os diante da mesa, Shin’ichi disse:

— Vocês estão bem? Soube que irão amanhã para Osaka para dar continuidade ao curso de aprimoramento.

A que horas partirão?

— Partiremos às 9h30.

— Está bem. Por favor, tomem cuidado com a saúde. O clima aqui em Kirishima está fresco, mas em Osaka está muito quente.

Shin’ichi estava preocupado com a saúde desses jovens por terem saído do Brasil em pleno inverno para enfrentar o intenso verão japonês. Ele sabia que havia um espaço de dezessete anos desde a sua última viagem ao Brasil e quanto os membros aguardavam sua visita.

Observando o rosto de cada um deles, Shin’ichi disse:

— O sol está finalmente despontando no horizonte do Brasil. Daqui em diante será a era do Brasil!

Como se estivesse esperando por essas palavras, o coordenador da Divisão Masculina de Jovens do Brasil, Jorge Koyama, bradou:

— Sensei! Por favor, visite o Brasil! — E todos se manifestaram reforçando o pedido.

— Não precisam dizer mais nada. Irei sem falta num futuro breve.

Nesse instante, o rosto dos jovens do Brasil iluminou-se por inteiro. Nessa mesma noite, depois de encerradas as atividades, Shin’ichi convidou os jovens brasileiros para uma reunião informal e mais íntima. Ele queria proporcionar a todos uma lembrança que pudesse servir como ponto primordial para o resto da vida.

Com o rosto corado e o coração transbordando de expectativa e emoção, os jovens se reuniram com Shin’ichi, que os recebeu calorosamente.

— Penso a todo o momento nos membros do Brasil. Por mais que exista uma grande distância entre nossos países, vocês são queridos membros de minha família. Todos são irmãos. São meus companheiros a quem deposito total confiança e respeito. Poucos minutos atrás, recitei daimoku com toda a seriedade pelo sucesso do curso de aprimoramento e pela vitória de cada um de vocês.

Alguns ficaram emocionados com as palavras de Shin’ichi e não conseguiram conter as lágrimas.

— Por favor, não chorem. Irei sem falta ao Brasil e poderemos nos encontrar novamente. Um leão do kosen-rufu não chora, haja o que houver.

Shin’ichi disse carinhosamente para todos.

— Vocês vieram de tão longe para encontrar-se comigo aqui em Kirishima. Como sinal de meu sincero sentimento de boas-vindas a vocês, que são membros de minha família, apresentarei uma canção ao piano apesar de não saber tocar muito bem. (…)

Depois de executar as músicas, Shin’ichi observou o rosto molhado de lágrimas de cada um dos jovens e disse.

— Jamais esquecerei o rosto de vocês, valentes companheiros de espírito de procura. Mas vamos nos encontrar novamente. A próxima vez será no Brasil! E ele se despediu apertando a mão de cada um deles. Os jovens retribuíram ao cumprimento com uma forte decisão. Foi o momento em que a inextinguível chama do juramento ardeu fortemente no coração dos jovens brasileiros.

Logo que retornaram ao Brasil, relataram o encontro com o presidente Yamamoto aos companheiros. Eles bradaram a todos, transmitindo a forte emoção que sentiam: “O presidente Yamamoto disse que virá sem falta ao Brasil. Cabe a nós, agora, com nossa firme oração, concretizarmos, infalivelmente, sua visita!”

Começou a pulsar no coração de todos a convicção de chamar o presidente Yamamoto, criando em cada recanto do país um forte movimento de daimoku, de esperança e de coragem. E a onda dessa determinação moveria a época, a sociedade e o mundo!

Fonte:

IKEDA, Daisaku. Luz do Alvorecer. Nova Revolução Humana, v. 11. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021. p. 70-73.

Nota:

  1. Shin’ichi Yamamoto é o pseudônimo do presidente Ikeda no romance Nova Revolução Humana.

Dica de leitura

Leia trecho completo sobre o encontro dos integrantes do grupo Kirishima da BSGI com Ikeda sensei em 1983 lendo o capítulo “Luz do Alvorecer” do volume 11 da Nova Revolução Humana. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO