ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 03/01/2020 06:03
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Quem gosta da cultura japonesa sabe que ela tem curiosas tradições. Existe uma que considera os 60 anos de vida de uma pessoa um divisor importante e valoriza esse aniversário como um renascimento. Certa vez, Ikeda sensei comentou sobre isso de maneira bem-humorada: “Eu completei 84 anos de vida neste ano [2012]. No Japão, o 60o aniversário é comemorado como um marco especial que assinala um novo começo na vida. Portanto, agrada-me muito a ideia de que estou agora com 24 anos pela segunda vez” (Brasil Seikyo, ed. 2.115, 21 jan. 2012, p. B2).
Neste mês, celebramos os sessenta anos de duas importantes passagens da história recente do budismo — 2 de outubro, Dia da Paz Mundial [leia matéria especial na edição anterior do Brasil Seikyo], data em que o presidente Ikeda parte para a sua primeira viagem internacional em prol da expansão do kosen-rufu; e 19 de outubro, fundação da BSGI. Nas edições deste mês, BS publicará matérias especiais que narrarão os acontecimentos ao longo desses anos.
A história é importante, ela apresenta o contexto e ensina com os exemplos. Contudo, o verdadeiro significado dessa trajetória refletirá seu real valor no que será vivido a partir de agora, e principalmente com qual disposição.
Quando Ikeda sensei disse se sentir com 24 anos, ele se referia à sua renovada disposição, aos 84 anos, de continuar a lutar pelo kosen-rufu. E ainda afirma: “A paixão incontida e o entusiasmo de um jovem de 24 anos continuam queimando vividamente em meu coração até hoje. Dedico minha vida para promover o kosen-rufu, rompo os limites junto com os jovens Soka de coração jovial, essa é a tradição da nossa Gakkai eternamente jovem” (Ibidem).
Se considerarmos a tradição japonesa sobre o significado dos sessenta anos, pode-se dizer que este mês é o renascimento da BSGI. Qual é a sua disposição para escrever as próximas páginas dessa história?
Ótima leitura!