Daqui para a frente

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  18/09/2021 07:15

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

PARTE 53

Depois de Shin’ichi Yamamoto, o novo presidente Kiyoshi Jujo foi o último a se dirigir ao microfone. Ele falou francamente sobre seus sentimentos:

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

— Yamamoto sensei veio nos dizendo há vários anos: “Como daqui para a frente, vocês impulsionarão a Soka Gakkai unindo suas forças, e de agora em diante, empenhem-se em lapidar sempre suas forças em todos os aspectos”. No entanto, dentro do meu coração, pensava: “Sensei será nosso presidente para sempre”, e também vim desejando que jamais acontecesse de ele deixar a presidência. No entanto, agora, por ocasião da conclusão do primeiro ciclo dos “Sete Sinos”, sensei decidiu firmemente pela abdicação em seu coração. Ele sempre dizia: “Não devem ficar dependendo de mim para sempre. Se ficarem assim, nós não conseguiremos construir a eterna correnteza do kosen-rufu. Nós também viemos nos vangloriando: “Sensei, por favor, fique tranquilo. Nós estamos aqui”. Então acabou chegando este momento. Realmente não possuo capacidade alguma e não tenho nenhuma habilidade especial e acredito que não estou à altura dessa responsabilidade, mas contando com o apoio dos senhores eu me empenharei com todas as forças em prol dos membros. Por isso, peço encarecidamente o apoio de todos.

Jujo veio observando com os próprios olhos a postura de “devoção abnegada pela propagação da Lei” de Josei Toda, que dedicou a vida pelo kosen-rufu, e também a sucessão de duras e árduas batalhas do discípulo Shin’ichi. Por conta disso, sem dúvida, sentiu na pele o peso da responsabilidade de ser presidente:

— Criarei uma corrente perene e estável sucedendo e transmitindo para o século 21 o grande espírito da Soka Gakkai de “em prol da Lei, em prol da sociedade e em prol do povo” que pulsa nos três primeiros presidentes — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Yamamoto sensei — e a paixão imensa e inabalável pelo kosen-rufu. Com espírito renovado e revendo e corrigindo minha própria postura na prática da fé e na propagação do budismo, eu me esforçarei ao máximo com o sentimento de recomeçar do zero.

Prática da fé é se levantar com renovada decisão todos os dias, por toda a vida. Seguir acumulando diligentes esforços sempre com o sentimento renovado e a disposição de “mais que nunca, a partir de agora”.

PARTE 54

Kiyoshi Jujo prosseguiu falando com sinceridade tudo o que estava em seu coração:

— Eu mesmo, tendo registrado profundamente em meu coração as orientações de sensei até agora, além de desenvolver um modelo de ações na prática, continuarei aprendendo sobre a prática da fé dos senhores, que vieram lutando na linha de frente da organização. Assim sendo, peço que não me chamem de sensei só porque sou o presidente. Sensei são somente os solenes Três Mestres Soka. Em relação a mim, podem me chamar de Sr. Jujo, e também não me importarei se me chamarem dire­tamente pelo nome. Vamos juntos, como companheiros, em posição de igualdade, nos polir mutuamente por meio da união de “diferentes em corpo, unos em mente”, e dar início a um novo avanço! De qualquer forma, eu me devotarei ao máximo em “servir aos membros”, para que os senhores possam se empenhar com alegria e tranquilidade no exercício budista, e gostaria de solicitar o apoio dos senhores.

Todos sentiram uma refrescante empatia pelas suas palavras, imbuídas de seriedade e sinceridade. A orientação da prática da fé não é algo que se faz posicionando-se ao alto para instruir os companheiros. O líder, como indivíduo e ser humano, deve indicar o caminho pelo qual se deve avançar através de sua própria decisão, paixão e ação. Não é outra coisa senão a tarefa de inspirar a vida das pessoas e criar empatia.

As engrenagens do novo avanço Soka começaram a girar sob o zeloso olhar de Shin’ichi Yamamoto.

No dia seguinte, 26 de abril, Shin’ichi foi se encontrar com o sumo prelado Nittatsu no templo principal do clero em Fujinomiya, província de Shizuoka, e apresentou sua renúncia ao posto de representante-geral dos adeptos da Nichiren Shoshu. Nessa ocasião, Nittatsu proferiu palavras de agradecimentos pelos esforços de Shin’ichi ao longo de todos esses anos pela prosperidade do clero, e lhe entregou a carta de nomeação como representante-geral honorário dos adeptos da Nichiren Shoshu.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.