ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/09/2021 07:15
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Grande Montanha”, volume 30
PARTE 53
Depois de Shin’ichi Yamamoto, o novo presidente Kiyoshi Jujo foi o último a se dirigir ao microfone. Ele falou francamente sobre seus sentimentos:
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
— Yamamoto sensei veio nos dizendo há vários anos: “Como daqui para a frente, vocês impulsionarão a Soka Gakkai unindo suas forças, e de agora em diante, empenhem-se em lapidar sempre suas forças em todos os aspectos”. No entanto, dentro do meu coração, pensava: “Sensei será nosso presidente para sempre”, e também vim desejando que jamais acontecesse de ele deixar a presidência. No entanto, agora, por ocasião da conclusão do primeiro ciclo dos “Sete Sinos”, sensei decidiu firmemente pela abdicação em seu coração. Ele sempre dizia: “Não devem ficar dependendo de mim para sempre. Se ficarem assim, nós não conseguiremos construir a eterna correnteza do kosen-rufu. Nós também viemos nos vangloriando: “Sensei, por favor, fique tranquilo. Nós estamos aqui”. Então acabou chegando este momento. Realmente não possuo capacidade alguma e não tenho nenhuma habilidade especial e acredito que não estou à altura dessa responsabilidade, mas contando com o apoio dos senhores eu me empenharei com todas as forças em prol dos membros. Por isso, peço encarecidamente o apoio de todos.
Jujo veio observando com os próprios olhos a postura de “devoção abnegada pela propagação da Lei” de Josei Toda, que dedicou a vida pelo kosen-rufu, e também a sucessão de duras e árduas batalhas do discípulo Shin’ichi. Por conta disso, sem dúvida, sentiu na pele o peso da responsabilidade de ser presidente:
— Criarei uma corrente perene e estável sucedendo e transmitindo para o século 21 o grande espírito da Soka Gakkai de “em prol da Lei, em prol da sociedade e em prol do povo” que pulsa nos três primeiros presidentes — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Yamamoto sensei — e a paixão imensa e inabalável pelo kosen-rufu. Com espírito renovado e revendo e corrigindo minha própria postura na prática da fé e na propagação do budismo, eu me esforçarei ao máximo com o sentimento de recomeçar do zero.
Prática da fé é se levantar com renovada decisão todos os dias, por toda a vida. Seguir acumulando diligentes esforços sempre com o sentimento renovado e a disposição de “mais que nunca, a partir de agora”.
PARTE 54
Kiyoshi Jujo prosseguiu falando com sinceridade tudo o que estava em seu coração:
— Eu mesmo, tendo registrado profundamente em meu coração as orientações de sensei até agora, além de desenvolver um modelo de ações na prática, continuarei aprendendo sobre a prática da fé dos senhores, que vieram lutando na linha de frente da organização. Assim sendo, peço que não me chamem de sensei só porque sou o presidente. Sensei são somente os solenes Três Mestres Soka. Em relação a mim, podem me chamar de Sr. Jujo, e também não me importarei se me chamarem diretamente pelo nome. Vamos juntos, como companheiros, em posição de igualdade, nos polir mutuamente por meio da união de “diferentes em corpo, unos em mente”, e dar início a um novo avanço! De qualquer forma, eu me devotarei ao máximo em “servir aos membros”, para que os senhores possam se empenhar com alegria e tranquilidade no exercício budista, e gostaria de solicitar o apoio dos senhores.
Todos sentiram uma refrescante empatia pelas suas palavras, imbuídas de seriedade e sinceridade. A orientação da prática da fé não é algo que se faz posicionando-se ao alto para instruir os companheiros. O líder, como indivíduo e ser humano, deve indicar o caminho pelo qual se deve avançar através de sua própria decisão, paixão e ação. Não é outra coisa senão a tarefa de inspirar a vida das pessoas e criar empatia.
As engrenagens do novo avanço Soka começaram a girar sob o zeloso olhar de Shin’ichi Yamamoto.
No dia seguinte, 26 de abril, Shin’ichi foi se encontrar com o sumo prelado Nittatsu no templo principal do clero em Fujinomiya, província de Shizuoka, e apresentou sua renúncia ao posto de representante-geral dos adeptos da Nichiren Shoshu. Nessa ocasião, Nittatsu proferiu palavras de agradecimentos pelos esforços de Shin’ichi ao longo de todos esses anos pela prosperidade do clero, e lhe entregou a carta de nomeação como representante-geral honorário dos adeptos da Nichiren Shoshu.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.