ROTANEWS176 12/02/2025 20:09 Por Adrien Bernard
Os humanos modernos (Homo sapiens) são os únicos representantes sobreviventes da árvore genealógica humana. No entanto, nossa história evolutiva começou há cerca de 6 milhões de anos e deu origem a pelo menos 18 espécies, coletivamente chamadas de hominídeos. O que permitiu que Homo sapiens perdurasse enquanto as outras espécies desapareceram?
Reprodução/Foto-RN176 Das 18 espécies humanas, por que Homo sapiens é a única ainda presente?
Há cerca de 300.000 anos, pelo menos nove espécies do gênero , incluindo Homo sapiens, se espalharam pela África, Europa e Ásia. Todas desapareceram, exceto Homo sapiens. Os neandertais e os denisovanos coexistiram com Homo sapiens e até hibridizaram, mas acabaram desaparecendo há cerca de 40.000 anos.
Para entender por que sobrevivemos, precisamos examinar nossas semelhanças com outros hominídeos. O bipedalismo, por exemplo, surgiu com o grupo Ardipithecus e Australopithecus, que apareceram, respectivamente, há 4,4 e 2 milhões de anos. No entanto, essas adaptações não impediram a extinção de Ardipithecus, Australopithecus e Paranthropus.
Ao contrário das espécies emergentes do gênero Homo, Paranthropus possuía cérebros pequenos e dentes massivos. Após cerca de um milhão de anos, Paranthropus desapareceu. Quais foram as razões dessas extinções? As possíveis explicações incluem mudanças ambientais, competição por recursos e baixas densidades…
FONTE:TECHNO SCIENCE