“Defesas da paz”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  10/03/2022 22:29

EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

O coração da humanidade se entristece com o conflito armado que acontece no Leste Europeu. Diante desta e de outras situações, é natural que as pes­soas se perguntem: “O que podemos fazer?”.

Certa vez, uma jovem fez uma sincera pergunta como essa para Ikeda sensei. Ela queria saber como poderia contribuir para o kosen-rufu mundial. O Mestre respondeu:

— Tudo começa ao incentivar sinceramente a pessoa que está diante de você. A partir daí, o caminho estará definitivamente aberto.1

O fato de incentivarmos outra pessoa transforma nossa comunidade, nossa terra e até o futuro. No preâm­bulo da Constituição da Unesco constam estas famosas palavras: “Uma vez que as guerras se iniciam na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.2

Ao receber o primeiro aniversário da grandiosa cerimônia do kosen-rufu, Toda sensei já não estava mais entre seus discípulos. O jovem Daisaku Ikeda então disse para alguns representantes da Divisão dos Jovens (DJ): “Vamos fazer do ‘16 de Março’ um eterno dia de comemoração no calendário do nosso movimento pelo kosen-rufu!”.3 A partir dessa ocasião, março passou a ser o mês de reconfirmar o juramento de conduzir a vida guiado pelo nobre ideal de propagar o budismo, a filosofia da esperança, a todas as pessoas.

O diálogo entre os líderes da DJ neste Brasil Seikyo revela como podemos pôr em prática, nos dias de hoje, a herança recebida no histórico 16 de março de 1958. Também desejamos que você, leitor, construa suas “defesas da paz” ao ler o ensaio de Ikeda sensei, no Encontro com o Mestre e as palavras do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada.

Vamos contribuir para a mudança do mundo, começando pela transformação de cada um, como sensei incentiva:
A mudança do curso da história da humanidade — em que a “paz” nada mais é do que um interlúdio entre guerras — irá requerer de cada indivíduo uma forte resolução interior, uma determinação de vida sincera de buscar sua essência, a humanidade inerente e transformar todo o seu ser. Na SGI, chamamos essa luta incessante pela renovação interior de “revolução humana”. É o esforço resoluto para construir “as defesas da paz” dentro do nosso próprio coração.4

Ótima leitura!

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 595, 17 mar. 2018, p. 6.
  2. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. InBasic Texts[Textos Básicos]. Paris: Unesco, 2014. p. 5.
  3. Terceira Civilização, ed. 552, ago. 2014, p. 46.
  4. Idem, ed. 405, maio 2002, p. 3.