VÍDEO: NA ÍNTEGRA DO INFECTOLOGISTA DR. HENRIQUE LACERDA! –
ROTANEWS176 20/02/2024 17h30 Por Gabriella Furquim
De acordo com especialista, sintoma é comum e característico da última fase da dengue, quando o paciente apresenta melhora.
RN176 Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, em ação num corpo humano
Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. Além dos sintomas clássicos da dengue, muitos pacientes relatam coceira como uma das manifestações da doença. Mas, afinal, a coceira é um sintoma da dengue?
De acordo com o infectologista Henrique Lacerda, a coceira é um sinal de que o paciente está se recuperando da doença. “Na fase de convalescência, de melhora clínica do paciente, ele começa a eliminar vírus morto, o que causa uma reação inflamatória no organismo que dá coceira generalizada e pode provocar manchas avermelhadas na pele. Mas a coceira é um sinal de que o paciente está melhorando”, explicou.
Conheça as três fases da dengue:
Fase febril
Ocorre nos primeiros dias. Os principais sintomas são febre alta, diarreia, dor de cabeça ou ao redor dos olhos e dores musculares e nas articulações.
Fase crítica
É a fase em que o paciente pode evoluir para um quadro grave, após três a sete dias do início dos sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É quando a febre começa a baixar que os sintomas da dengue grave podem surgir. São eles: dor abdominal intensa, vômito persistente, às vezes até com sangue, sangramento nas gengivas ou nariz, dificuldade respiratória, confusão mental, fadiga, náuseas, queda da pressão arterial e sangue nas fezes.
Fase de recuperação
Fase em que o paciente começa a se recuperar e, então, elimina o vírus morto, o que pode causar coceira em decorrência da reação inflamatória do organismo. Outro sintoma recorrente é a presença de manchas vermelhas no corpo.
O médico Henrique Lacerda participou do podcast do SBT News Viva Mais, Viva Bem.
RN176; Assista ao vídeo do programa “VIVA MAIS VIVA BEM do SBT NEWS” do que o infectologista Henrique Lacerda fala a respeito da doença da Dengue e fique atento. Dê a sua opinião desse bate papo informativo do médico infectologista Lacerda?
FONTES: SBT NEWS E RN176