Dentista implanta “terceiro” dente e soluciona problema

ROTANEWS176 E POR 21/12/2022 10h00

Enquanto aguarda a adaptação, o dente extra foi inserido “para fins estéticos”

 

Reprodução/Foto-RN176 O diastema é o espaço extra entre dois dentes, normalmente observado nos dentes superiores da frente Foto: Reprodução

Uma mulher com um diastema expressivo, nome pelo qual é chamado o espaçamento entre dentes, teve seu problema resolvido graças ao implante de um “terceiro” dente no local. A medida, ainda que provisória, chamou a atenção nas redes sociais.

“Dente falso entre os meus dois dentes frontais até eu colocar meu aparelho. Por que meu dentista achou que três dentes frontais iam me deixar bonita?”, postou a paciente, exibindo o sorriso.

De acordo com a mulher, seus dentes já tinham sido espaçados artificialmente para formar uma lacuna porque seria necessário espaço suficiente para encaixar o aparelho. Enquanto aguarda a adaptação, o dente extra foi inserido “para fins estéticos”.

Diastema: estética ou problema bucal?

O diastema é o espaço extra entre dois dentes, normalmente observado nos dentes superiores da frente. É mais comum em crianças com a dentição de leite e costuma desaparecer quando os dentes permanentes nascem.

Essa separação, que na verdade pode ocorrer em qualquer lugar da arcada superior ou inferior, nem sempre é sinal de alerta para a saúde bucal. Se o diastema for nos dois dentes da frente, geralmente não há problemas e a indicação do tratamento vai depender da necessidade estética ou do comprometimento da dicção.

Agora, se o diastema for nos dentes posteriores, que têm a função de mastigação, o problema acende uma luz amarela. Isso porque o espaço entre os dentes pode servir de “esconderijo” de restos alimentares, o que pode causar dor e inflamação da gengiva. Sem tratamento, a inflamação pode ocasionar perda de osso ao redor do dente e comprometer a permanência dele na arcada.

Tratamentos

Como não é possível evitar o diastema, a melhor opção é procurar o tratamento ideal.  Entre as opções estão os aparelhos ortodônticos ou as restaurações estéticas com resina ou cerâmica. No caso dos tratamentos com restaurações é pouco provável que o diastema volte. Porém, no caso do uso do aparelho ortodôntico o acompanhamento de um dentista é fundamental.