ROTANEWS176 01/06/2024 08:30 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Chegou a hora de comprovar!
Juventude Soka demonstra eterna gratidão e decisão rumo ao futuro.
Reprodução/Foto-RN176 Logo tipo da Juventude SOKA de ilustração da matéria
Há exatamente um ano atrás, passei por uma crise psicológica e fiquei internada em um hospital psiquiátrico. Inicialmente, essa experiência foi muito desafiadora para mim. Hoje, participando desta atividade, vejo que conquistei diversas vitórias. Estou bem de saúde, em harmonia familiar, e voltei a trabalhar e atuo na organização com alegria e determinação. Estou aqui com o sentimento de gratidão.
Reprodução/Foto-RN176 Déborah de Magalhães Mendonça
Déborah de Magalhães Mendonça, responsável pela DFJ de comunidade, Sub. Bangu, CGERJ
***
Participei da convenção atuando como integrante do grupo Cerejeira e, com isso, percebi a grandiosidade dos preparativos e do nível de detalhamento e cuidado com que a atividade foi pensada. Minha decisão é a de me desafiar e conquistar muito mais vitórias com base na correta prática da fé, consciente de que enfrentar grandes dificuldades e alcançar grandes realizações representam o próprio encontro com o Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Caelen Yumi Takada Barros
Caelen Yumi Takada Barros, responsável pela DFJ de subcoordenadoria, Sub. Amazônia Oriental, CGRE
***
Eu tive a oportunidade de participar do 3 de maio de 2009. Recordo-me de que foram momentos marcantes em minha vida. Durante as apresentações, fiquei profundamente emocionado e manifestei a decisão de me apresentar e representar meu grupo. Quinze anos depois, retorno ao mesmo local com a missão cumprida de participar da apresentação como membro do grupo horizontal, além de ser um discípulo vitorioso em todos os aspectos. A partir de agora, estabeleço um novo ponto de partida para a grande revolução da minha vida.
Reprodução/Foto-RN176 Marconi dos Santos Bispo
Marconi dos Santos Bispo, vice-responsável pela DMJ de sub., Sub. Bahia, CGRE
***
Tenho muita gratidão de viver este momento único. Aqui, sinto o coração de Ikeda sensei. Sei que posso criar grandes laços de amizade e me desenvolver como ser humano. Sempre busco fazer o melhor como discípula de Ikeda sensei e dar o meu melhor na sociedade por meio dessa experiência. Quero levar aos jovens da minha localidade e da sociedade os ideais Soka, com alegria e esperança.
Reprodução/Foto-RN176 Beatriz Sabrina Simplício de Oliveira
Beatriz Sabrina Simplício de Oliveira, responsável pela DFJ de comunidade, Sub. Ayrton Senna, CGESP
***
Nos últimos dois meses, enfrentei grandes desafios: o primeiro foi o desligamento repentino do meu trabalho após quatro anos de dedicação e empenho; e, o segundo, a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Foram momentos em que achei que estaria no fundo do poço. Mas, com o coração tomado de alegria por ter a esperança de participar da convenção, determinei durante o daimoku uma nova jornada profissional e sucesso da nossa viagem. A convenção foi o momento mais lindo da minha vida. O sentimento de acolhida, o amor, o carinho e o afeto das pessoas de todas as localidades foram imensuráveis. Minha decisão é atuar na reconstrução da vida dos cidadãos do Rio Grande do Sul.
Reprodução/Foto-RN176 Guilherme Libero
Guilherme Libero, responsável pela DMJ de comunidade, Sub. Rio Grande do Sul, CGRE
***
Faço parte do Ohrinkai [grupo de aprimoramento da DMJ] desde 2019. Quando soube da inscrição para a convenção e da possibilidade de atuar, sabia que seria desafiador, mas em nenhum momento pensei em não vir. Com imensa alegria, fui selecionado pelo grupo. Eu me organizei financeiramente para estar aqui presente e consegui três dias de folga no trabalho para poder participar. Esse evento foi um divisor de águas para mim. Não há como não sair daqui com o juramento seigan renovado. Agradeço imensamente a oportunidade.
Reprodução/Foto-RN176 Jeovane Santos Morais
Jeovane Santos Morais, responsável pela DMJ de distrito e membro do grupo Ohrinkai, Sub. Sul Fluminense, CGERJ
***
Eu estou me sentindo muito feliz, com o coração batendo forte. Nos ensaios, pude me dedicar, embora tenha sido um pouquinho difícil. O problema foi acordar cedo.
Reprodução/Foto-RN176 Manuela Valentina Rubbo Oliveira
Manuela Valentina Rubbo Oliveira, membro da Divisão dos Estudantes Futuro, Sub. Vale do Paraíba, CGESP
***
O desejo de participar de uma convenção como esta surgiu há muito tempo, quando eu ainda era da Divisão dos Estudantes e vi minha irmã mais velha tendo a oportunidade de estar presente no evento do dia 3 de maio de 2009. Ver as filmagens desse dia é emocionante! Quando soube que haveria a Convenção da Juventude Soka Esperança do Mundo, determinei que viria não importasse quais fossem as circunstâncias. Hoje é um dia que jamais esquecerei! Foi difícil segurar as lágrimas de alegria e orgulho! Orgulho de ver a comprovação do significado grandioso da Gakkai, de como ela é importante para mim e para as pessoas com quem compartilho esta nobre e emocionante missão de propagar o kosen-rufu. Determino que jamais ser derrotado! Levarei esperança e coragem aos companheiros que se encontram em dificuldades e que sofrem! Serei feliz e trilharei um caminho glorioso de contínuas vitórias!
Reprodução/Foto-RN176 Francis Júnio Alves Santana
Francis Júnio Alves Santana, responsável pela DMJ de distrito, Sub. Minas Sul, CGRE
***
Talvez algo semelhante a esta convenção não possa ser alcançado em meu país da noite para o dia, mas estou convencido de que conseguirei fazê-lo para que muitas pessoas possam sentir o espírito de Ikeda sensei. Nessa ocasião, eu me lembrarei do dia de hoje. Passo a passo, orando enquanto caminho pela felicidade de uma pessoa, contagio-me com o mesmo desejo do Mestre. Vou me esforçar para que possamos organizar algo semelhante no futuro, porque estou seguro de que as crianças que participaram pela última vez lutarão até o fim de sua vida, transmitindo a paixão de Ikeda sensei para muitas pessoas e transcendendo gerações.
Reprodução/Foto-RN176 Masahiko Ueno Masahiko Ueno
Masahiko Ueno Masahiko Ueno, representante da DMJ da SGI-Peru
***
Com esta viagem e a convenção, renovo meu juramento para a concretização do kosen-rufu na América Latina. Agora, mais que nunca, estou decidida a continuar a luta pela minha própria felicidade e pela felicidade das pessoas, porque cada ação que realizamos, tendo nosso mestre em nosso coração, é capaz de impactar os outros, gerando ondas de paz e, acima de tudo, criando laços de coração a coração.
Reprodução/Foto-RN176 Zulay Ramirez Zulay Ramirez
Zulay Ramirez Zulay Ramirez, representante da DFJ da SGI-Venezuela
***
Depoimentos para o BS+
Converti-me ao Budismo Nichiren em 2010. Até então, nunca havia participado de nenhuma convenção, esta é a primeira. Reconheço que está sendo bem desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. Conhecer os estudantes e o coração puro deles é maravilhoso.
Reprodução/Foto-RN176 Jessica de Oliveira, Junior Paiva, Suellen Anze, Jânio Liomar
Minha maior expectativa é que todos os jovens presentes saiam daqui compreendendo que a cultura e a arte mudam vidas. Desejo que eles possam se desenvolver e propagar essa grande missão que é a Soka Gakkai de paz, cultura e educação.
Jessica de Oliveira Aparecida Magalhães, responsável pela DFJ de subcoordenadoria, CNSP, CGESP
***
Sinto-me muito grato por ter a oportunidade de vivenciar este experiência e guardar lembranças, pois é o mais importante. Sei que precisarei recordar esses momentos para reforçar meu juramento. Minha expectativa é que as pessoas criem memórias e que estas penetrem no coração delas, guardando-as para a vida inteira.
Júnior Paiva, vice-responsável pela DMJ de distrito, CNSP, CGESP
***
Estou muito feliz em participar de todo esse movimento da Juventude Soka. Para mim, é um momento único. Como compartilhei com meus companheiros da localidade, um momento que, dentro do meu coração, mesmo sem saber, era muito esperado.
Até 2009, eu não conhecia o budismo, e só tive contato com essa filosofia em 2011. Desde essa ocasião, ouvi falar muito do 3 de maio de 2009 pelos veteranos e por vários companheiros da localidade. Sentia uma emoção tão forte que era como se eu realmente tivesse participado daquele encontro.
Quando assisti a um DVD, conheci e me apaixonei pelo Taiga [grupo de dança da Divisão Feminina de Jovens da BSGI], o qual, hoje, dia 26 de maio de 2024, pude representar dignamente, mesmo enfrentando vários desafios. É uma emoção sem fim. Muito feliz. Muito, muito, muito. Não tenho nem palavras para dizer quão feliz estou neste Ginásio do Ibirapuera.
Suellen Sandins de Lima Anze, responsável pela DFJ de regional, CGSP, CGESP
***
Hoje, transformo muitos aspectos da minha vida. Jamais serei derrotado por nada! Estou aqui e renovo meu juramento com o espírito de Ikeda sensei. Minha decisão é retornar à minha localidade e desbravar meu Ceará, orando daimoku índigo com o sentimento de “seja quem for, que o maior número possível de pessoas se junte à nossa legião e que elas se tornem nossas aliadas”.
Assim como meu mestre fez, quando liderou a Campanha de Osaka, reafirmo isso mais uma vez e quantas vezes forem necessárias. As flores de lótus do Ceará florescerão infalivelmente.
Jânio Liomar Feitosa dos Santos Filho, responsável pela DMJ de distrito, CRE Leste, CGRE
***
Reprodução/Foto-RN176 Guilherme Vieira, Comilly Santana, Luiz Antonia, Catherine Silva
É muito gratificante de estar aqui, representando todo mundo. Não consigo nem explicar. Estou muito feliz por participar desta convenção e renovo minha decisão como membro da Divisão dos Jovens.
Guilherme Vieira Salgado, membro, CNOP, CGESP
***
Eu estou me sentindo muito vitoriosa e feliz, pois é domingo, está frio, chovendo e eu poderia estar deitada na minha cama, mas estou aqui no Ibirapuera preste a participar de uma convenção.
Camilly Santana Matos, membro, CCLP, CGESP
***
Estou muito emocionado, inclusive, foi um desafio grande vir para cá, porque perdi meu documento. Tive de correr para fazer um boletim de ocorrência na delegacia, mas deu tudo certo e consegui estar aqui hoje. Minha determinação é vencer sempre.
Luiz Antônio Hayashida, membro, CRE Paraná, CGRE
***
Desde que soube da realização dessa convenção, meu coração se encheu de expectativas, ainda antes do falecimento de Ikeda sensei [em novembro de 2023]. Após esse fato, minha percepção sobre a convenção modificou. Compreendi que a realização desse grandioso encontro significaria, mais que tudo, a unicidade com o coração do Mestre e a responsabilidade pela Divisão dos Jovens e pelos sucessores na luta pelo kosen-rufu. Renovei meu juramento seigan e passei a dedicar daimoku diário para o sucesso total desta atividade e para alguns objetivos a ser concretizados até o dia de hoje e ainda este ano.
No caminho até esta convenção, enfrentei desafios financeiros, mas em nenhum momento recuei da decisão de estar aqui. Justamente nessa questão, obtive a vitória total, transformando veneno em remédio. Decido, mais uma vez, e ainda com mais convicção, devotar minha vida ao kosen-rufu sem jamais me afastar da Gakkai e de Ikeda sensei. Isso significa me dedicar à minha localidade, aprimorar-me na vida profissional e pessoal, para ser um valor na sociedade e vencer junto com os companheiros, sem falta.
Catherine Silva Schumacher, responsável pela DFJ de RM, CRE Sul, CGRE
***
Reprodução/Foto-RN176 Mariana Martins, Leonardo Naoto, Marcela Brasil
É nessas oportunidades que a gente se dá conta da grandiosidade e do impacto da Gakkai em nossa vida. Estive o tempo todo com coração explodindo de emoção, gratidão, orgulho e felicidade. Um dos meus anseios era me encontrar com o Mestre, sentir meu coração ligado ao dele, e experimentei isso do início ao fim. A todo momento, ecoava em minha mente a certeza de que o kosen-rufu é minha vida e de que o Mestre pode ficar tranquilo, pois não pouparei esforços em prol das pessoas.
Desejo que cada membro da minha localidade tenha sentido o mesmo, que consiga perceber quão única é a nossa organização, bem como a força da relação de mestre e discípulo.
Mariana Martins de Carvalho Pereira, vice-responsável pela DFJ de subcoordenadoria, CRO, CGERJ
***
Desde a notícia do falecimento de Ikeda sensei [em novembro de 2023], renovei minha decisão, concretizei um shakubuku e divulguei o budismo para mais de uma dezena de amigos até o dia de hoje. Em 2024, venho me dedicando ao daimokudiário sem falhar, e participei ativamente da luta dos cem jovens do meu distrito, que se saiu vitorioso!
A convenção está maravilhosa, emocionante. É um verdadeiro ode à relação de mestre e discípulo. Uma atividade que homenageia a maravilhosa história do kosen-rufu do Brasil, utilizando uma abordagem contemporânea e em direção ao futuro. Com certeza, esta experiência ficará gravada no coração de todos os participantes como um importante ponto primordial. Comprometo-me a ser a esperança do mundo a partir da união do meu coração com o coração do Mestre e a cumprir meu juramento seigandia após dia, existência após existência, independentemente das circunstâncias. Além disso, empenho-me para ser uma luz para os companheiros, visando à criação de valor e da próxima geração em busca da concretização do kosen-rufu do Brasil e do mundo!
Leonardo Naoto Bussolin, responsável pela DMJ de comunidade, CRE Paraná, CGRE
***
Fiquei sabendo sobre a convenção no início deste ano e fui selecionada pela RM. Contudo, recebi um convite para representar o grupo horizontal Flora. Sou bióloga e trabalho com mudanças climáticas, e a oportunidade de colaborar junto com o Instituto Soka Amazônia seria a concretização do objetivo. Senti-me lisonjeada. O grupo Flora me oferece a chance de aprender e de ensinar as pessoas, e eu gosto dessa atuação.
Minha decisão é envolver cada vez mais pessoas, pensando nas causas ambientais. O painel do Instituto Soka aqui no Ibirapuera é uma forma de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Marcela Brasil de Castro Godinho, responsável pela DFJ de distrito, CCLP, CGESP
***
Reprodução/Foto-RN176 Julia dos Santos, Beatriz Fernandes, Stevan Jun, Otelo Pereira
Estou muito feliz e realmente orgulhosa dos meus jovens por terem se desafiado e conseguido. Todos nós de Bangu nos esforçamos e vencemos.
Julia dos Santos Belisário, responsável pela DFJ de distrito, CRO, CGERJ
***
Meu sentimento é de gratidão e decisão daqui para a frente. O que me deixa mais feliz é ver que os jovens, os quais estavam afastados há um tempo, hoje vieram participar. É um sentimento muito forte.
Beatriz Fernandes Hoffmann Schmidt, responsável pela DFJ de RM, CRE Paraná, CGRE
***
Todo o desafio iniciou com o convite que recebi por meio de um dos responsáveis pelo Núcleo de Desenvolvimento para Orquestra (NDO) da OFBHI. Ele comunicou que eu me apresentaria junto com a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), representando o NDO. Nessa hora, nem sabia o que falar, apenas sentia gratidão. Bradei um forte “Hai!” e agradeci ao líder pela oportunidade e por toda a confiança.
Após o término da conversa, comecei a refletir e me senti inseguro devido à minha situação financeira. No dia seguinte, depois de voltar da faculdade, dediquei-me a separar e a organizar meus gastos, reservando o dinheiro para a convenção. Para economizar, passei a evitar o uso de transportes até meu curso em São Caetano, SP, optando por ir e voltar para casa de bicicleta. Além disso, não gastava com lanches, eu mesmo os preparava em casa e guardava para depois. Os dias foram passando e logo a maldade apareceu. Em razão de um problema com meu título eleitoral, tive de ir para minha cidade natal para resolver essa questão. Isso acabou limitando minhas economias.
Mesmo diante disso, não desisti e reforcei meu daimokupara ter sabedoria e agir da melhor maneira. Certo dia, quando voltava do jogo de vôlei no Sesc e estava perto de casa, avistei minha vizinha do prédio ao lado. Ao tirar a chave para abrir o portão, fomos abordados por um homem em uma moto. Felizmente, nós dois estávamos com a chave em mãos e entramos antes de ele sacar a arma pedindo para passar tudo. Já no dia da apresentação, meu violoncelo não estava totalmente afinado e uma das cordas que havia trocado recentemente insistia em não afinar. Por sorte, alguns membros me ajudaram e ele ficou completamente afinado. Nervoso e ansioso ao mesmo tempo, fiz mais um daimokumentalmente para que tudo ocorresse como planejado. Então, comprovei, mais uma vez, a força do daimoku, e assim renovo minha decisão, como discípulo de sensei, de ajudar e incentivar cada jovem e de jamais me afastar da Gakkai.
Stevan Jun Hiratsuka, responsável pela DMJ de comunidade, membro do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO), da OFBHI, CGSP, CGESP
***
Moro em Santa Maria, RS. Ao ser selecionado para atuar pelo Sokahan na convenção, foi um misto de sentimentos. Deu certo medo, porque nunca tinha vindo atuar em São Paulo. No Sokahan, eu me senti muito grato por ser escolhido, pois era algo que decidi na Academia Índigo em outubro. O sentimento é de realmente comprovar e de transformar profissionalmente também. Sou estudante de filosofia e vou me formar este ano. Além de ser artista, quero trabalhar com a arte. Sou rapper e quero viver da minha arte.
Meu desejo é corresponder a Ikeda sensei por meio do meu trabalho como artista, tocar o coração das pessoas e realizar o kosen-rufu de maneira poética dentro do trabalho e no comportamento como ser humano. Sabemos que estar aqui atuando é o que forja nosso espírito e comportamento também, para conseguir me desempenhar da melhor forma em sociedade.
Otelo Pereira, responsável pela DMJ de área, membro do grupo Sokahan, CRE Sul. CGRE
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO