Desafiar e transformar

ROTANEWS176 10/08/2024 09:15                                                                                                                                  Por JUVENTUDE SOKA

 

Reprodução/Foto-RN176 Momentos de encontros dos jovens da RM Centro – Foto: Colaboração local

No livro Vozes para um Futuro Brilhante, Ikeda sensei afirma: “Um ambiente novo é a oportunidade para se tornar uma nova pessoa. É a chance de tomar coragem para iniciar um novo desafio”.1 Com base em incentivos como esse, os integrantes da Juventude Soka da BSGI sempre apresentam inovações na realização das atividades com muito mais alegria e dinamismo, características próprias dos jovens.

Desde os preparativos para a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, e ao longo do mês de julho, celebrando os 73 anos de fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), além da reunião de palestra comemorativa, os integrantes demonstraram constantemente tal ímpeto criativo. Com essa iniciativa, o resultado refletiu o espírito dos jovens da BSGI, que buscam a superação e conquistam a vitória.

A seguir, destacamos exemplos de organizações que realizaram encontros para comemorar o aniversário da DMJ e da DFJ, bem como depoimentos de novos convertidos. Inspire-se para alçar novos voos em sua respectiva localidade.

Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 174.

***

Reprodução/Foto-RN176 Momentos de encontros dos jovens da RM Centro – Foto: Colaboração local

“Daimoku com Resenha”

Com o espírito do levantar de uma única pessoa, e incentivando a próxima, os integrantes da Divisão dos Jovens da RM Centro, pertencente à Coordenadoria Centro-Leste Paulistana (CCLP), tinham um objetivo concreto: promover os encontros da DJ na pós-convenção para consolidar o espírito de mestre e discípulo.

“A Convenção da Juventude Soka trouxe um terreno fértil para a reaproximação de jovens que, de um modo ou de outro, se afastaram da prática durante os anos de duros sofrimentos da pandemia da Covid-19. Eles vêm tendo nesses encontros oportunidades para promover novos vínculos de amizade”, compartilham os líderes da Divisão dos Jovens da RM.

Uma proposta é o “Daimoku com Resenha”, encontro criado por um grupo de amigos que se reú­ne com frequência para orar daimoku e ter momentos de descontração com jogos, comes e bebes e muito papo.

“Nos encontros da DJ promovidos pela RM, sempre buscamos pôr em prática formatos não tradicionais de atividade, com o intuito de aproximar a organização e o Budismo Nichiren da vida cotidiana dos nossos jovens (e não apenas o movimento inverso). Por isso, já tivemos a chance de nos encontrar em uma deliciosa tarde com churrasco, e também oferecer, com a ajuda da DS e da DF, um almoço com uma saborosa feijoada e sobremesas. Os encontros foram regados com muito diálogo e dinâmicas de integração com todos os presentes”, diz Igor Maximiliano, responsável pela DMJ de RM.

Reprodução/Foto-RN176 Gabriel, segundo à frente, da esq. para a dir., no dia da consagração do seu Gohonzon com membros da localidade – Foto: Colaboração local

Gratidão

Gabriel Teixeira Silva Vasconcelos, convertido ao budismo em junho deste ano

“Aos 19 anos, a religiosidade se tornou um trauma para mim. Durante a infância e a adolescência, busquei por uma religião, mas, por diversos fatores, essa busca destruiu minha autoestima e me fez acreditar que estava condenado. Dois anos atrás, uma amiga me apresentou o budismo e a prática do daimoku. Embora relutante no início em me envolver socialmente, percebi benefícios pessoais ao recitar daimoku, especialmente nos momentos de ansiedade.

Ao me mudar para São Paulo, decidi me conectar com a comunidade budista local. Por coincidência (ou sincronicidade), encontrei a sede da BSGI e fui muito bem recebido. Esse acolhimento transformou meu trauma social em um sentimento de pertencimento. A Juventude Soka foi fundamental para minha motivação contínua na prática do daimoku.

No dia 13 de junho, recebi meu Gohonzon e, dois dias depois, junto dos jovens da localidade fizemos a consagração. A dedicação deles à montagem do meu oratório encheu meu coração de imensa gratidão.”

Esperança Soka

No topo: Momentos de encontros dos jovens da RM Centro

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO