ROTANEWS176 E POR HARD CORE 17/07/2019 13:15
Com apenas 29 milímetros, criaturas produzem sons de até 157 decibéis de ruídos; suficientes para estourar tímpanos do homem.
Um grupo de biólogos da Universidade de Kyoto, do Japão, descobriram que pequenos vermes marinhos chamados poliquetos (Leocratides kimuraorum) produzem um dos sons mais altos já registrados no oceano. Esses seres de apenas 29 milímetros fazem ruídos de 157 decibéis – para ter ideia, volumes acima de 130 decibéis já são dolorosos e perigosos à audição humana.
De acordo com Ryutaro Goto, biólogo à frente da pesquisa sobre os poliquestos, os vermes não são os únicos animais marinhos que fazem uma barulheira. “Isso é comparável a sons feitos por camarões-de-estalo, cujos sons estão estão entre os mais intensos já medidos no mar”, escreveu no estudo.
Para examinar a capacidade sonora dos poliquetos, os cientistas transportaram os vermes até um laboratório. Chamou atenção o fato de que os estalos altíssimos saem pela boca desses seres minúsculos. Segundo os pesquisadores, as criaturas emitem o som quando abrem seus músculos da faringe – que são bem grossos.
Esses bichos foram descobertos em 2017 e passam a vida em esponjas-do-mar na costa japonesa do Oceano Pacífico. Quando as criaturas brigam, elas se contorcem, contraindo seus corpos e antes de se lançarem contra seus oponentes. Veja abaixo um vídeo dos Leocratides kimuraorum:
Assista o vídeo onde um grupo de cientista japonês da Universidade de Kyoto no Japão fizeram uma descoberta inusitado. Deixe o comentário desta descoberto dos biólogos da Universidade de Kyoto!