Seguir uma dieta vegetariana pode ser um desafio. Mas saiba que é possível incluir alimentos variados e torná-la deliciosa e equilibrada.
ROTANEWS176 E POR SELEÇÕES 04/05/2019 13:15 Por: Thaís Garcez
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: StephanieFrey/iStock
Muitas pessoas acreditam que basta ser vegetariano que está levando uma vida saudável, mas não é bem assim. Toda dieta vegetariana deve ser equilibrada, assim como todas as outras, para que o corpo receba todos os nutrientes de que necessita.
Porém, sem muitas opções de restaurantes por aí, o vegetariano sofre. O jeito é arregaçar as mangas e exercitar seu dom de “chef” da cozinha vegetariana. Existe uma gama diversa de alimentos que podem ser consumidos. No entanto, não deixe que um único alimento – por mais saudável que seja – predomine em sua alimentação, pois causará desequilíbrio no organismo.
Confira algumas dicas:
Dica 1
Organize um cardápio que combine grãos integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como feijões, lentilha e ervilha – juntos eles fornecem todos os aminoácidos essenciais. Experimente arroz com lentilhas, homus com pão árabe ou feijão com tortillas.
Dica 2
Inclua mais produtos derivados da soja, como tofu, na sua dieta vegetariana. São as melhores alternativas para a carne em relação à proteína completa. A proteína da soja é rica em fitoestrogênios ou isoflavonóides, que podem ajudar a baixar o colesterol, inibir o crescimento de células cancerosas e aliviar os sintomas da menopausa.
Dica 3
Prove produtos à base de espelta – é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e seu teor de proteína é de 10% a 25% maior que o das variedades comerciais de trigo.
Dica 4
Coma germe de trigo, lentilha, sementes de abóbora e castanha sem sal por seu alto teor de proteína.
Dica 5
Coma muitas leguminosas, como feijões e ervilha. Elas não são apenas ricas em proteínas, mas também em fibras, e quase não contêm gordura saturada.
Dica 6
Se você não for vegano, inclua laticínios ou ovos na sua alimentação diária. Eles fornecem proteína de boa qualidade, especialmente para crianças pequenas e idosos que têm dificuldade de comer o volume necessário de grãos e leguminosas para atingir as necessidades diárias de proteína. Mas se quiser comer um bom hambúrguer, experimente essa receita incrível de hambúrguer vegano!