ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/11/2022 14:36 DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Com a correria do dia a dia, mesmo sendo uma pessoa responsável, alguma vez você já deve ter se atrasado para um compromisso. Mas provavelmente não tenha chegado tão tarde quanto o bodisatva Mérito Universal para uma cerimônia que durou oito anos.
Essa história, que está no capítulo final do Sutra do Lótus, revela que, quando o bodisatva Mérito Universal soube que Shakyamuni estava fazendo uma pregação sobre o Sutra do Lótus, chamou uma grande quantidade de bodisatvas e foram juntos para o Pico da Águia. Porém, quando chegou lá, acompanhado de “grandes bodisatvas num número imensurável, ilimitado e indescritível”,1 o Buda já estava finalizando sua exposição. Mérito Universal, pensando que Shakyamuni ficaria aborrecido, para compensar seu atraso, com muita seriedade, jurou proteger os praticantes do Sutra do Lótus nos Últimos Dias da Lei. O Buda, feliz com a sinceridade de Mérito Universal em jurar proteger as pessoas que propagassem o Sutra do Lótus pelo mundo inteiro, elogiou-o com um entusiasmo maior do que já tinha demonstrado aos que estavam na assembleia desde o começo.
Sobre esse episódio no Pico da Águia, Ikeda sensei explica:
Quanta coragem e esperança sua promessa deve ter proporcionado aos participantes! O bodisatva Mérito Universal chega de longe e diz: “Eu os protegerei. Por isso, façam o melhor! Não se deixem derrotar por nada!”. Esse é o significado de “encorajamentos” no título do capítulo. Essa promessa significa incentivar e inspirar as pessoas.2
É isso que os membros da Soka Gakkai têm posto em prática: propagar os ensinamentos do Budismo Nichiren neste mundo conturbado, incentivando e inspirando muitas pessoas.
Ikeda sensei afirma:
Como devotos do Sutra do Lótus, não nos retiramos do mundo real nem desprezamos, ridicularizamos ou abominamos a sociedade, repleta de contradições. Nós nos mantemos em meio às pessoas, avançando em nossa luta no centro deste mundo real.
Exatamente onde estamos — aqui e agora — é a academia da prática humanista.
Lembro-me das palavras do ativista dos direitos humanos, o japonês Shozo Tanaka (1841–1913):
“Qual a utilidade para o mundo [você] se retirar para as montanhas e se tornar um sábio? Acredito que se você for um sábio no tumulto da sociedade ou em meio ao conflito e a lutas desonestas — sendo aprimorado, lapidado, aperfeiçoado em meio a estas provações e desafios — naturalmente enriquecerá a sociedade”.3
No poema que consta nesta edição, nosso mestre enaltece a beleza e os benefícios de atuar nessa missão de ajudar as outras pessoas — “Desenvolver pessoas nos torna grandes. / Ensinar significa tornar-se sábio, também”.
Com a leitura deste Brasil Seikyo, vamos manifestar a sabedoria do bodisatva Mérito Universal para mudar o destino da humanidade, como Ikeda sensei ensina:
Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo com senso de responsabilidade pelo destino do nosso planeta, ativamos a sabedoria do bodisatva Mérito Universal em nosso interior e encontramos um caminho a seguir. Essa é a conclusão a que cheguei com minhas várias viagens em prol da paz ao longo dos anos.4
Boa leitura!
Notas:
- The Lotus Sutra. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 28, p. 319.
- Brasil Seikyo, ed. 2.120, 18 fev. 2012, p. A6.
- Terceira Civilização, ed. 578, 15 out. 2016, p. 46.
- Brasil Seikyo, ed. 2.417, 28 abr. 2018, p. B4.