Desenvolver-se

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 18/07/2020 08:50

EDITORIAL

Na série “Reflexões sobre a Nova Revolução Humana”, publicada mensalmente na revista Terceira Civilização, Ikeda sensei relembra um conhecido episódio vivido junto com os jovens.

No ano seguinte ao da fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), foi criado um grupo de treinamento da DMJ, chamado Suiko. Seus integrantes participavam de reuniões de estudo e recebiam explanações diretamente do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.

Em julho de 1960, pouco depois de assumir como terceiro presidente, Ikeda sensei tinha a expectativa de que aqueles jovens compartilhassem o ideal de Toda sensei e se unissem a ele na luta pelo kosen-rufu. Mas, naquele encontro, presenciou uma cena que o decepcionou e o indignou.

Eles estavam reunidos para um jantar ao redor de uma fogueira. Enquanto os companheiros incumbidos da refeição se apressavam na cozinha, porque o jantar já estava bastante atrasado, os líderes se comportavam de modo leviano. Alguns ficaram sentados conversando, sem qualquer preocupação; outros repreendiam os que estavam cozinhando, sem pensar em ajudá-los.

Conforme conta Ikeda sensei, justamente por confiar naqueles jovens é que chamaria a atenção deles rigorosamente. Ele os advertiu para o fato de que não tinham senso de responsabilidade ou espírito de procura.

Nosso mestre afirma:

O líder Soka possui senso de responsabilidade de fazer todas as pessoas se tornarem felizes sem falta. A responsabilidade se transforma em seriedade na oração. A partir daí, evidencia-se a mais suprema sabedoria que resplandece como ações em direção à vitória absoluta. (Brasil Seikyo, ed. 2.251, 15 nov. 2014, p. A2)

Nas situações mais corriqueiras nos grupos de treinamento, Ikeda sensei transmitia os ensinamentos para criar jovens que se unissem a ele pelo ideal do kosen-rufu. Leia sobre esses grupos que estudaram e se aprimoraram com o Mestre no Especial desta edição, e a partir de situações do seu dia a dia, desenvolva a prática budista.

Ótima leitura!