Desenvolver seres humanos de valor

ROTANEWS176 11/05/2024 10:40                                                                                                                              ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                      Por Dr. Daisaku Ikeda                                                                                                                                                                                                        

Eternizando a grande correnteza do kosen-rufu

 

Reprodução/Foto-RN176 Em 28 de fevereiro de 1971, Daisaku Ikeda se dirigiu às ruínas do Castelo de Aoba. Naquele dia, participou da fundação do Grupo do Futuro de Tohoku e do Festival Cultural de Tohoku Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI Seikyo Press

“A Soka Gakkai se tornará um castelo com seres humanos de valor.” Essa era a diretriz eterna de Josei Toda.

Em abril de 1954, visitei as ruínas do Castelo de Aoba, em Sendai, acompanhando o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Na época, estava sempre próximo a ele, com grande disposição em gravar as orientações do mestre em minha vida, sem perder uma única palavra.

Reprodução/Foto-RN176 Detalhe do Castelo de Aoba – Foto: Seikyo Press

Como concretizar os planos de Toda sensei? Como avançar com o coração em total unicidade com o coração do meu mestre? Ainda jovem, orando e me preocupando seriamente com essas questões, desbravava com toda a dedicação o caminho da minha própria missão.

Nas ruínas do Castelo de Aoba, há uma famosa estátua de Date Masamune. Dirigindo-se à estátua, o mestre bradava com altos risos: “Caro Date, você está bem?”.

Então, diante das ruínas do Castelo de Aoba, onde ainda restam sólidos muros de pedra, Toda sensei disse resolutamente: “No Japão do passado, o castelo era a base das batalhas. Na Gakkai, façamos do ‘castelo de valores humanos’, a base para a eternidade. A Soka Gakkai deve se tornar o ‘castelo de valores humanos’”. Até hoje, sua voz ressoa e não se afasta dos meus ouvidos.

O mais importante são os seres humanos de valor. A organização que construir o castelo de pessoas valorosas prosperará vitoriosamente por todo o futuro.

É por isso que os veteranos precisam criar sucessores com sinceridade. Devem ter a disposição de até se sacrificar com alegria, se for pelo desenvolvimento dos seus sucessores. Os veteranos devem se empenhar com toda a força para criar a próxima geração de sucessores. O castelo de seres humanos valiosos construído dessa forma nunca será destruído.

Do contrário, uma organização em que [os veteranos] se aproveitam dos corajosos sucessores, tornando-os meios para a autopromoção, jamais se desenvolverá. Por algum tempo pode parecer que esteja prosperando, mas, no final, com certeza vai desmoronar.

Reprodução/Foto-RN176 Estátua do samurai Date Masamune – Foto:  Getty Images

Por sua vez, uma organização ou uma entidade em constante crescimento, sem dúvida, é possuidora de uma qualidade brilhante que inspira o desenvolvimento das pessoas, capacitando-as com autenticidade e sinceridade. É uma organização que possui referência para discernir o certo do errado, transmitindo perfeitamente esses valores para os sucessores.

Veteranos que desenvolvem sucessores como seres humanos valorosos melhores que si mesmos — essa é a tradição da SGI desde a época do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, e do segundo presidente, Josei Toda. Lidero o kosen-rufu sempre tendo como base fundamental o aprimoramento de pessoas capazes. Vim conduzindo tudo exatamente de acordo com as orientações de Toda sensei. É por essa razão que a Soka Gakkai se ergueu altiva como “castelo dourado de valores humanos”, mundialmente admirado.

Desejo que a Soka Gakkai avance vitoriosamente, para todo o sempre, como “castelo de valores humanos”.

(…)

O futuro se encontra inteiramente nas mãos dos jovens. Oro sempre, de coração, pela boa saúde, pela vitória e pela atuação dos jovens Soka.

Desejo que os jovens se tornem socialmente excelentes, humanamente extraordinários e sejam catalisadores da paz e da felicidade para as pessoas ao seu redor. O número cada vez maior de jovens com essa capacidade fará com que a expansão do kosen-rufu avance um novo degrau.

Josei Toda, meu venerado mestre, dizia: “É época dos jovens. Confio tudo aos jovens”. E, assim, entregou o bastão aos sucessores da Divisão dos Jovens centralizada em mim. Hoje, eu também, com esse mesmo sentimento, quero confiar toda a Soka Gakkai à nova Divisão dos Jovens.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.449, 31 dez. 2018, p. B2.

                                                            ***

Criar a união

Em abril, comemoraram-se setenta anos desde que o jovem Daisaku Ikeda acompanhou seu mestre, Josei Toda, na visita às ruínas do Castelo de Aoba, em Sendai. Depois daquela ocasião, o presidente Ikeda visitou diversas vezes as ruínas dialogando com Toda sensei em seu coração.

Em 20 de novembro de 1961, Ikeda sensei participou da inauguração da sede da Soka Gakkai de Tohoku. No dia seguinte, ele foi até as ruínas do castelo com os jovens da organização local. Apontando para o muro construído solidamente com diversos tipos de pedras, pequenas e grandes, afirmou: “O importante é criar a união, complementando-se mutuamente. O castelo de “valores humanos” significa o “castelo da união de ‘valores humanos’”. Adicionalmente, ele compôs um poema waka:

Com a decisão ainda maior de

construir o castelo de

“valores humanos”,

levanto-me em Aoba

após a partida do mestre.

Gravando em seu coração a diretriz confiada pelo seu mestre, Ikeda sensei dedicava-se com toda a sua alma a incentivar cada pessoa.

Em 28 de fevereiro de 1971, ele se dirigiu novamente às ruínas do Castelo de Aoba. Naquele dia, participou da fundação do Grupo do Futuro de Tohoku e do Festival Cultural de Tohoku, e enviou incentivos repletos de emoção aos novos “valores humanos”.

Fonte:

Adaptado de matéria publicada no Seikyo Shimbun de 17 de janeiro de 2024.

No topo: Em 28 de fevereiro de 1971, Daisaku Ikeda se dirigiu às ruínas do Castelo de Aoba. Naquele dia, participou da fundação do Grupo do Futuro de Tohoku e do Festival Cultural de Tohoku

Fotos: Seikyo Press | Getty Images

FONTE: SEIKYO PRESS