Despertar para a sua missão

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  15/05/2021 06:05                                                                                               

Aprender com a Nova Revolução Humana | volume 23

HIROMASA IKEDA

VICE-PRESIDENTE DA SGI

No dia 26 de agosto deste ano [2020], após intervalo de quase seis meses, realizou-se a 46ª Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em Tóquio. Em sua mensagem para a ocasião [leia no Brasil Seikyo, ed. 2.530,5 set. 2020], o presidente Ikeda recorda que o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e o presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi, foram presos pelo governo militarista da época da guerra por se recusarem a comprometer suas convicções religiosas. E, também, como isso levou Toda sensei a despertar para sua identidade de bodisatva da terra durante o período de encarceramento.

O presidente Ikeda declara: “A Soka Gakkai nada mais é que a fileira de bodisatvas da terra convocados por essa forte determinação de mestre e discípulo”.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Na mesma mensagem, ele também reitera que a década do 90º aniversário da Soka Gakkai ao seu centenário em 2030 será crucial e que devemos estar ainda mais determinados a “ocasionar uma forte mudança no destino de toda a humanidade”. Em seguida, salienta que a Convenção Mundial dos Jovens de 27 de setembro assinalará “o esperançoso início da extensa jornada de mestre e discípulo”. [leia no BS, ed. 2.534, 3 out. 2020]

Essa Reunião Nacional de Líderes também testemunhou o lançamento de uma nova canção composta pelos jovens da Soka Gakkai, intitulada Eterna Jornada com Sensei [Eternal Journey with Sensei (The Song of Our Vow)]. Inspirada na Nova Revolução Humana, a letra expressa o juramento conjunto dos discípulos de levar adiante de forma incessante o espírito de revolução humana e a decisão do mestre condensada no romance.

A tradição de entoar canções da Soka Gakkai sempre fez parte de nosso movimento para promover o avanço do kosen-rufu, e o capítulo “Coragem”, do volume 23, da Nova Revolução Humana apresenta uma descrição detalhada da composição da Canção da Revolução Humana (p. 188) em 1976. Aquele ano foi marcado pelo 20º aniversário da Manifestação de Osaka1 — ponto inicial da luta de Shin’ichi Yamamoto pela justiça e pelos direitos humanos — e ele decide compor uma nova canção que não apenas capte a essência do espírito e da filosofia da Soka Gakkai, mas também incite a coragem no coração dos membros, uma canção que desperte neles “o empoderamento para superarmos até obstáculos mais intimidadores” (p. 188-189).

O capítulo mostra como Shin’ichi empenha-se ao máximo para encontrar a melhor forma de transmitir, com a letra da canção, o momento do despertar de seu mestre na prisão durante a guerra. Ele a escreve e reescreve várias e várias vezes, buscando exprimir esse momento de profundo despertar espiritual que constitui a pedra fundamental da convicção da Soka Gakkai, organização que avança em total consonância com o desejo do Buda. Tal empenho resultou nos seguintes versos da segunda estrofe: “Se somos realmente bodisatvas da terra, / então, temos uma missão a cumprir neste mundo” (p. 223).

Assim como a Canção da Revolução Humana tornou-se uma poderosa força propulsora do movimento pela revolução humana, estou convicto de que a nova canção da Divisão dos Jovens também gerará um grande impulso para a concretização do kosen-rufu mundial e motivará os jovens em seu avanço.

Um retrospecto dos dez anos desde o capítulo “Empenho Resoluto”

O capítulo “Empenho Resoluto” foi serializado no Seikyo Shimbun de junho a agosto de 2010, ano do 50º aniversário da posse de Ikeda sensei como terceiro presidente e 80º aniversário de fundação da Soka Gakkai. A primeira parte foi publicada na edição de 3 de junho, mesma data em que foi realizada a reunião nacional de líderes mensal.

Na véspera da atividade, o presidente Ikeda afirmou que era a hora de os membros assumirem a total responsabilidade pela Soka Gakkai, um momento crucial que determinaria o futuro da organização e que, a partir de então, não deveríamos mais esperar por suas instruções. Em seguida, na mensagem lida para os participantes na reunião, ele frisa:

Agora é hora dar os toques finais em minha obra e deixar tudo para vocês. (…) Quando os discípulos se levantam com um compromisso ainda mais profundo em relação à sua missão, em resposta a orientação e instrução que receberam do mestre, isto gera um novo e dinâmico impulso para o progresso e vitória, abrindo o caminho para um futuro radiante.

As palavras que abrem o capítulo “Empenho Resoluto” publicado no jornal daquela manhã expressam: “A sociedade e a época estão em constante mutação. A Soka Gakkai ingressou em uma nova era com novos centros culturais, e um fluxo ininterrupto de novos indivíduos capazes” (p. 225). Na sequência, descreve como, em agosto de 1976, Shin’ichi informa a um membro da Divisão dos Jovens de Osaka que infelizmente ele não poderia comparecer ao Festival Cultural de Kansai que eles realizariam:

Chegou a hora de meus discípulos se levantarem. (…) Peço-lhes que trabalhem juntos vigorosamente para que o festival seja uma explosão de alegria, maior ainda do que se eu estivesse lá. Se puderem fazer isso, significará que são discípulos legítimos. Estarei zelando por vocês. (p. 266)

Nos anos seguintes, vimos como o presidente Ikeda prosseguiu empreendendo intensos esforços para concluir todos os 30 volumes da Nova Revolução Humana. O volume 24 começou a ser serializado em 1º de outubro de 2010, com o capítulo “Ode às Mães”, e a última parte do volume final foi publicada no dia 8 de setembro de 2018.

No posfácio,2 ele escreve:

Meu profundo desejo é que os membros da Soka Gakkai façam da conclusão do romance Nova Revolução Humana um novo ponto de partida, levantando-se como “Shin’ichi Yamamoto”, e escrevam sua própria história brilhante da revolução humana, empenhando-se pela felicidade dos amigos por meio de ininterruptas ações indomáveis.

Pode-se dizer que esses dez anos desde que “Empenho Resoluto” foi escrito consistiram num período no qual nos esforçamos para revelar nosso potencial como discípulos capazes de incentivar os outros com o mesmo coração do Mestre, em vez de simplesmente esperar os incentivos dele.

Hoje, estamos enfrentando uma época repleta de grandes mudanças na sociedade. Exatamente por estarmos em meio a tempos turbulentos como estes, desafiemo-nos a seguir em frente como “Shin’ichi Yamamoto” e realizemos nossa revolução humana individual todos os dias.

O início da educação Soka

Embora 18 de novembro de 1930, data da publicação da obra Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Pedagógico de Criação de Valor) seja celebrado como o dia da fundação da Soka Gakkai, o capítulo “O Futuro” faz questão de destacar que também assinala o início da educação Soka. O ano de 1976 assistiu ao dinâmico desenvolvimento do mundo da educação Soka: com o estabelecimento da Escola de Educação Infantil Soka (p. 9) e da Divisão de Ensino por Correspondência da Universidade Soka (p. 116), seu alcance hoje se expandiu ao abranger programas de educação para a primeira infância e educação a distância.

No capítulo “Luz do Saber”, lemos sobre o forte desejo dos presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda de oferecer oportunidades de ensino a distância. Os dois haviam implementado programas de curso por correspondência. No entanto, ambos foram forçados a encerrá-los; Makiguchi sensei, em virtude da recessão que se seguiu à Guerra Russo-Japonesa, e Toda sensei, por causa do período de inflação galopante após a Segunda Guerra Mundial. A formação da Divisão de Ensino por Correspondência constituiu, portanto, um esforço da parte de Shin’ichi para tornar o sonho deles realidade — tanto o ideal de Makiguchi sensei de uma educação a serviço da felicidade das pessoas como o anseio de Toda sensei de tornar a educação acessível a todos.

Por ter cursado ciências políticas e economia à noite na Taisei Gakuin (atual Universidade Fuji de Tóquio), Shin’ichi conhecia muito bem os desafios envolvidos na educação a distância. Na esperança de que os estudantes dessa nova divisão viessem a iluminar a vida deles e a sociedade com a busca do saber, Shin’ichi oferece a eles o princípio norteador de se tornarem “a luz do saber” (p. 97). Além disso, referindo-se aos estudantes do período noturno como seus preciosos sucessores, declara: “Com o orgulho de seguirem meus passos e de trilharem o verdadeiro caminho de mestre e discípulo, os estudantes do período noturno devem se esforçar ao máximo e se aperfeiçoar” (p. 159).

Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Divisão de Educação por Correspondência da Universidade Soka ministrou todas as suas aulas de verão de forma on-line pela primeira vez. Participaram delas alunos do Japão e de dezoito países e territórios, registrando uma nova página na história da divisão.

No momento em que assinalamos o 90º aniversário da publicação do Sistema Pedagógico de Criação de Valor, a esplêndida luz da educação Soka irradia intensamente seu brilho por todo o mundo.

Principais trechos

Sempre existem novos desafios. Hoje nunca é igual a ontem. Por isso é tão importante ter paixão, coragem e ação para encarar esses desafios. O esforço infatigável para solucionar um desafio mediante o processo de tentativa e erro, com o intuito de descobrir o melhor caminho para fazer algo, acaba se cristalizando como uma experiência muito valiosa. (“O Futuro”, p. 15)

A vida é, em si, um processo de aprendizagem, e aprender enquanto vivermos é o caminho para uma vida plenamente humana. (“Luz do Saber”, p. 83)

Quais são os atributos essenciais para ser uma pessoa capaz no século 21? Uma mente altamente culta, coragem e humanismo burilados por meio de adversidades. (“Coragem”, p. 162)

Aqueles que mais se esforçam são os que mais crescem. Os que suportam o carma adverso também possuem a mais nobre missão. (“Coragem”, p. 167)

Os integrantes da Divisão Sênior são fortes. São os pilares de ouro da família, da sociedade e da Soka Gakkai. E o esforço dos membros da Divisão Sênior é um fator decisivo na luta pela vitória do kosen-rufu. (“Empenho Resoluto”, p. 279)

Resumo do conteúdo

O Futuro

A Escola de Educação Infantil Soka de Sapporo é inaugurada em 16 de abril de 1976 em Hokkaido, lugar com o qual os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda possuíam forte ligação.

Luz do Saber

A Divisão de Ensino por Correspondência é estabelecida na Universidade Soka. Shin’ichi encontra-se com os alunos e os incentiva.

Coragem

O Hisho-kai (grupo de estudantes do período noturno) obtém progressos dinâmicos. A Canção da Revolução Humana é apresentada pela primeira vez.

Empenho Resoluto

Shin’ichi participa de seminários e cursos de aprimoramento de verão num esforço para incentivar os membros da Divisão dos Jovens.

Notas:

  1. Manifestação de Osaka: Uma manifestação da Soka Gakkai realizada para protestar contra a detenção injusta do presidente Ikeda, que na época exercia a função de chefe da Secretaria da Divisão dos Jovens, pela Promotoria Distrital de Osaka sob a acusação de violações à lei eleitoral em uma eleição suplementar da Câmara dos Conselheiros realizada em Osaka no início daquele ano. Foi marcada para o Ginásio Municipal de Nakanoshima, em Osaka, no dia 17 de julho de 1957, data da libertação do presidente Ikeda após passar duas semanas sendo interrogado pelas autoridades. No fim do processo judicial, que se arrastou por mais de quatro anos, ele foi totalmente inocentado de todas as acusações.
  2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 359, 2020.

Traduzido do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai, edição de 23 de setembro de 2020.