Despertar para a vida

ROTANEWS176 12/08/2023 13:30                                                                                                                             EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO  DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSG

A fase da juventude é de muitas descobertas e decisões. Possíveis mudanças de escola, percursos, escolha de cursos e carreira, como também busca por uma filosofia e propósitos de vida.

Daisaku Ikeda, aos 19 anos, possuía angústias e anseio por respostas. Era muito estudioso e gostava de filosofia. Foi nessa época que conheceu Josei Toda.

No primeiro encontro entre eles, o jovem Ikeda declamou um poema e impactou os presentes com sua atitude. Dez dias depois, no dia 24 de agosto, ele se converteu ao budismo.

No romance Revolução Humana consta o momento dessa decisão:

— Ontem, lemos juntos as seguintes palavras de Goethe: “Não se deve caminhar pensando que algum dia chegará à conclusão final. Cada passo da caminhada é a conclusão e, por isso, deve-se valorizar um passo após o outro”. Hoje, sinto fortemente essas palavras. Pela primeira vez, me defrontei com o mundo do budismo. Eu vou em sua busca para saber do que se trata. Não consigo deixar de tomar essa decisão. (…)

Shin’ichi também sentia a conversão como uma amarra e uma viagem para um outro mundo nunca antes visto. O sentimento era confuso e se misturava com um futuro obscuro e incerto. Porém, o impacto recebido naquela noite era inegável. (…)

Depois de uma longa recitação do sutra e do daimoku, ele recebeu o Gohonzon. Shin’ichi não conseguia esconder uma fisionomia complexa. Para ele que analisava os fatos de uma forma séria e honesta, sua saúde era motivo de preocupação. Ela estava longe de ser forte e vigorosa. Pelo contrário, ele precisava lutar contra a enfermidade todos os dias. Certamente, ele não imaginava que poderia atuar na prática budista e na revolução religiosa por toda a vida.1

Contrariando a própria expectativa de destino da época em que decidiu praticar o Budismo Nichiren, Ikeda sensei completa, este ano, 76 anos de conversão.

Nesta edição, você acompanha o Especial sobre a conversão do presidente Ikeda ao budismo, bem como o significado de carma e destino na editoria Vida.

Brasil Seikyo narra ainda, na nova seção Minha Localidade, a mística relação de mestre e discípulo e como ela impacta a vida dos membros e o ambiente em que atuam.

Para você, leitor, desejamos que as próximas páginas sejam fonte para, assim como Ikeda sensei finaliza na mensagem para a 14a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, “Continuar expandindo alegre e harmoniosamente a grande marcha de contínuas vitórias do povo, junto com o povo e em prol do povo, com o coração do rei leão por toda a eternidade!”.2

Ótima leitura!

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Emergindo da Terra. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 208-209, 2022.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.640, 12 ago. 2023, p. 4.

FONTE: JORNAL DO BRASIL SEIKYO