ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 30/01/2021 17:06
REDAÇÃO
CONHEÇA O BUDISMO
As “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” são como a rota segura que conduz a uma vida permeada pelo estado de buda
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração de uma aeromoça e um avião no fundo – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
“Linha segundo a qual se traça um plano de uma estrada ou caminho.”1 Esse é o significado da palavra “diretriz”, conforme os dicionários. No entanto, ela possui outro sentido: o de meta, caminho, plano para se atingir algo. O objetivo primordial da prática budista é a conquista da felicidade absoluta (estado de buda) e fazer com que essa condição reflita nas outras pessoas (sociedade), despertando-as para sua própria iluminação. Dessa forma, para conquistar esse objetivo, é necessário termos uma estratégia eficaz e também diretrizes.
Objetivo: Felicidade absoluta (individual e coletiva)
Estratégia: Sutra do Lótus (daimoku,2 prática da fé)
Como alcançar: Pondo em prática as Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai
Em 3 de maio de 1951, Josei Toda, segundo presidente da organização, apresentou o objetivo da conversão de 750 mil famílias ao Budismo de Nichiren Daishonin, pelas mãos dos membros da Soka Gakkai. Na ocasião da concretização desse marco, em dezembro de 1957, Toda sensei anunciou três pontos essenciais para a felicidade das pessoas a serem alcançados com base na prática da fé:
- Prática da fé para criar a harmonia familiar.
- Prática da fé para conquistar a felicidade.
- Prática da fé para vencer as dificuldades.
Em dezembro de 2003, visando proporcionar um foco para a vitória de todos os membros da organização, a partir de sua realidade individual (casa, trabalho, comunidade), o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), incluiu mais duas diretrizes às três já existentes:
- Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade.
- Prática da fé para alcançar a vitória absoluta.
O objetivo é que, com essas cinco diretrizes em ação, todos vençam absolutamente e não sejam derrotados “pelas dificuldades nem pegos pela armadilha da negatividade e da reclamação, mas, ao contrário, vivam com esperança e triunfem em tudo”.3
Clima perfeito
O primeiro eixo social no qual o indivíduo se insere é a família, seja ela grande ou pequena; consanguínea ou adotiva; com parentesco ou escolhida. Independentemente do tipo de família, precisamos criar dentro desse núcleo inicial, assim como o local de convívio, que podemos considerar como “lar”, um ambiente harmonioso como reflexo da nossa dedicação e transformação com base na prática budista. Isso se faz necessário, pois é o ponto de partida para a conquista de outras etapas em outros ambientes; daí a importância da primeira diretriz eterna: “Prática da fé para criar a harmonia familiar”.
Sem egoísmo
Quem já viajou de avião deve se lembrar de que, em determinado momento, antes da decolagem, um dos comissários explica os procedimentos em casos de emergência. Um dos pontos da apresentação refere-se ao uso das máscaras de oxigênio: devemos primeiro colocar a nossa para depois ajudar a pessoa ao lado. No budismo, aprendemos que nos dedicar à felicidade das outras pessoas é uma importante premissa, mas também é imprescindível que nos tornemos felizes. Alcançar essa condição de felicidade está ligada diretamente a nossas conquistas, mas sem nos esquecer de nos empenhar pela felicidade dos outros também. Explica-se, então, a segunda diretriz eterna: “Prática da fé para conquistar a felicidade”.
Aperte os cintos e abrace as oportunidades
Mesmo quem pratica o budismo está sujeito a viver situações desafiadoras. Mas o que se faz nesses momentos? As respostas podem ser diversas, porém, basicamente, “dar significado, enfrentar e vencer” são palavras que fazem a diferença. A terceira diretriz eterna, “Prática da fé para vencer as dificuldades”, trata justamente disso. Todas as pessoas trazem em essência reflexos do carma acumulado desta e de existências anteriores. Contudo, no Budismo Nichiren se aprende a não ser refém dessa condição. De nada adianta ficar buscando explicações no passado; o crucial é agir agora, abraçar as oportunidades, dar significado positivo aos fatos e vencer com base nos escritos de Nichiren Daishonin, nas orientações de Ikeda sensei e no vibrante daimoku, a recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
Saúde do corpo e da mente
No atual situação em que a humanidade enfrenta a desafiadora crise de saúde, devido à pandemia ocasionada pelo coronavírus, os cuidados com o corpo e com a mente são cruciais. Momento mais que adequado para repensarmos a quarta diretriz eterna: “Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”. Em algumas de suas cartas, o buda Nichiren Daishonin recomenda aos seus seguidores que recitem daimoku para manter a juventude, a vitalidade e a saúde. Isso porque é com essa prática e com a dedicação a promover o kosen-rufu na sociedade, que se conquista energia vital, uma força tamanha necessária para manter mente e corpo sãos.
Respirando missão
Na quinta diretriz, “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta”, reside a conquista definitiva de uma vida inabalável de quem já venceu e comprovou a força do budismo nos quatro pontos citados anteriormente. “Vitória absoluta” é fazer com a verdade triunfe e a justiça prevaleça. É criar uma condição de vida que concretiza o kosen-rufu de forma natural, no seu dia a dia, pois a missão já é intrínseca à nossa vida. É não temer a nada porque está convicto de que a verdade sempre surge e a felicidade absoluta será alcançada.
Prontos para a aterrissagem
As “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” nos capacita a enxergar qual a rota a ser seguida para a conquista da felicidade absoluta. Por meio do daimoku e da promoção do kosen-rufu, manifestamos uma força jamais vista que nos impulsiona para uma decolagem rumo à plenitude de uma viagem maravilhosa e uma aterrissagem perfeita. Porém, jamais devemos nos esquecer de que essas vitórias devem ser conquistadas com as próprias mãos; vencer com a família, a si próprio, as questões externas, conquistar a saúde e outros campos da vida. É a construção de esforços individuais que refletirá no todo.
De forma geral, esses são os cinco principais objetivos a serem sedimentados por uma pessoa para que ela alcance a felicidade absoluta. Eles servem também para nos provar que uma vitória esmagadora, em todos os aspectos da vida, é algo humanamente possível, desde que tenhamos foco, ação e convicção, movidos por uma fé genuína no Gohonzon.
Após um voo curto ou longo, é natural e necessário que a aeronave aterrisse. Após o pouso, ela se prepara para uma nova viagem; os passageiros geralmente também seguem esse mesmo fluxo. Mas quando será nossa próxima viagem? Quando será nossa vigorosa partida? O que sabemos é que nosso destino sempre será a felicidade, bem como a concretização do kosen-rufu, esse movimento pela paz no mundo abraçado pelos membros da família Soka.
Notas:
- Conforme dicionário Larousse.
- Daimoku: Consiste na recitação contínua do Nam-myoho-renge-kyo, principal oração no Budismo de Nichiren Daishonin.
- Brasil Seikyo, ed. 2.422, 9 jun. 2018.
Fontes:
Brasil Seikyo, ed. 2.092, 16 jul. 2011.
Brasil Seikyo, ed. 2.306, 16 jan. 2016.
Terceira Civilização, ed. 503, jul. 2010.
Terceira Civilização, ed. 514, jun. 2011.
Terceira Civilização, ed. 604, dez. 2018.
Leia mais no BS+
Sobre as “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” nas edições do Brasil Seikyo: 2.481, 31 ago. 2019; 2.485, 28 set. 2019; 2.489, 26 out. 2019; 2.493, 30 nov. 2019; 2.496 e 2.497, 31 dez. 2019.