Determinação para ser feliz

ROTANEWS176 15/12/2023 09:20                                                                                                                              CONHEÇA O BUDISMO DA REDAÇÃO DO JBS

O princípio budista de “três mil mundos num único momento da vida” expõe como estabelecer uma condição de vida inabalável com base na prática budista e na consciência da própria missão.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

A doutrina budista dos “três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen) revela o princípio revolucionário para um mortal comum atingir o estado de buda. Esse conceito é um dos pilares teóricos no qual Nichiren Daishonin se baseou para inscrever o Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo, objeto de devoção para conduzir todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei ao caminho da felicidade. Em seu tratado Grande Concentração e Discernimento, o grande mestre Tiantai, da China, sistematizou a doutrina elucidada no Sutra do Lótus de que todas as pessoas possuem o estado de buda por meio do princípio de “três mil mundos num único momento da vida”. “Um único momento da vida” (ichinen) refere-se ao estado ou à condição de vida em cada momento singular. “Três mil mundos” (sanzen) representa todos os fenômenos, isto é, tudo o que existe e suas funções. Os “três mil mundos” estão todos incorporados na vida “num único momento”, e um único momento permeia todos os fenômenos.

Por que três mil?

O número “três mil” é resultado do seguinte cálculo: 10 (dez mundos, ou dez estados de vida) x 10 (possessão mútua dos dez mundos) x 10 (dez fatores) x 3 (três domínios da existência, ou três princípios da individualização).

Nichiren Daishonin escreveu:

A vida em cada momento está dotada com os dez mundos. Ao mesmo tempo, cada um dos dez mundos contém a totalidade desses dez mundos e, consequentemente, uma entidade de vida possui, na verdade, cem mundos. Cada um desses mundos possui, por sua vez, trinta domínios, o que significa que os cem mundos se desdobram em três mil. Os três mil mundos estão todos contidos num único momento da vida. Se não houver vida, esta questão se encerra. No entanto, se houver uma fagulha de vida, esta conterá todos os três mil mundos.1

É importante ressaltar que o conceito explicado por Tiantai descreve apenas o processo teórico da iluminação, pois a lei básica desse processo não havia sido revelada. Por isso, esse ensinamento pode ser compreendido como ichinen sanzen teórico. Somente com a revelação do Nam-myoho-renge-kyo por Nichiren Daishonin no século 13, a Lei fundamental que engloba tanto a vida como o universo, a consecução real e efetiva da iluminação tornou-se possível — ichinen sanzen prático ou real. E essa Lei foi incorporada na forma de Gohonzon para que todas as pessoas tivessem acesso à finalidade básica da prática do budismo.

Incorporação do ichinen sanzen

Nichiren Daishonin incorporou o princípio de ichinen sanzen na forma de Gohonzon e estabeleceu sua prática como a invocação do Nam-myoho-renge-kyo, possibilitando a todas as pessoas atingirem a iluminação.

Nossa condição de vida afeta nossa percepção do mundo e nossa ação em relação a ele. A prática do gongyo e do daimoku nos possibilita elevar esse estado de vida e perceber a essência real dos fatos com sabedoria e coragem para agir diante das situações. Elevando nossa condição de vida, podemos sair do ciclo de sofrimento e de causas negativas e transformar nosso ambiente. Porém, como seres humanos, temos altos e baixos, motivos pelos quais devemos nos exercitar constantemente.

Todos nós somos bodisatvas da terra que nascemos com a missão de propagar o budismo. Quando nos conscientizamos disso e direcionamos nosso ichinen, isto é, nossa “mente única” em prol do grandioso ideal do kosen-rufu, criamos uma condição de vida forte e inabalável.

O presidente Ikeda afirma:

Nossa vida está fundamentalmente em união com a própria vida do universo. Todos os tesouros do universo existem em cada pessoa; e cada pessoa é uma entidade infinitamente digna de respeito. Portanto, com nossa fé, transformamos a nós próprios e também nossa família, e mudamos ainda a comunidade em que vivemos, o país e o mundo inteiro, direcionando-os para a esperança, a paz e a felicidade. Essa é a prática do supremo princípio budista dos “três mil mundos num único momento da vida”. É uma batalha para elevar a vida de toda a humanidade.2

De forma simplificada, a palavra ichinen é comumente expressa como “determinação”. A determinação de uma pessoa em um único instante é a que definirá o rumo de nossa vida. Uma forte determinação, portanto, tem o poder tanto para a construção como para a destruição. Todavia, uma mente resoluta ou imbuída de forte ichinen difere da ideia de pensamento positivo. Para a consecução de um objetivo, por exemplo, não basta simplesmente pensar positivamente, é preciso expressar-se e agir de acordo. Dessa forma, quando uma pessoa manifesta esse tipo de determinação, todo o seu ser participa, ou seja, há uma interação entre os “dez mundos”, os “dez fatores” e os “três domínios da individualização”. Em outras palavras, a vida é a entidade do universo e está dotada do potencial de buda (estado de buda). Quando se recita Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon para manifestar o potencial de buda, a vida e, consequentemente, seu ambiente alcançam a iluminação.

Fontes:

Terceira Civilização, ed. 538, jun. 2013, p. 60.

Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017. p. 64

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 371, 2020.
  2. Brasil Seikyo, ed. 1.605, 26 maio 2001, p. A3.

Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO