ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/05/2022 15:25 ESPECIAL
Material preparado pelo Departamento de Organização da BSGI
Fazer parte do Departamento de Contribuintes (Kofu) como fonte de crescimento
Reprodução/Foto-RN176 Sugestão de matéria a ser utilizada nas visitas e reuniões de incentivo do Departamento de Contribuintes (Kofu).
O Budismo de Nichiren Daishonin nos possibilita manifestar o máximo potencial para superarmos os desafios, cultivarmos a revolução humana e, com o coração repleto de gratidão e cientes da missão como bodisatvas, atuarmos em prol da felicidade de outras pessoas.
No livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz encontramos o o seguinte incentivo do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda:
O budismo é o caminho para a felicidade tanto para si próprio como para os outros, e para a vitória de todos. Servir aos outros à medida que perseguimos esse objetivo é uma ação que nos enriquece como seres humanos e que se torna um precioso tesouro pessoal. (…) O verdadeiro propósito de nossa existência é que tanto nós próprios quanto as outras pessoas sejamos igualmente felizes. Devemos trilhar um caminho que empodere todos a serem vitoriosos na vida. (…) O fato é que, quanto mais nos empenhamos em prol do kosen-rufu mais afortunados e sábios nos tornamos. As atividades da SGI beneficiam a nós e aos outros ao mesmo tempo.1
Pela devoção abnegada dos Três Mestres, a propagação do budismo veio se expandindo e, sob a liderança de Ikeda sensei, o movimento em prol do kosen-rufu atingiu amplitude global por intermédio da SGI, organização que realiza inúmeras atividades voltadas para a paz, cultura e educação. A promoção das atividades no período de reconstrução da Soka Gakkai, logo após a Segunda Guerra Mundial, era sustentada financeiramente pelo presidente Josei Toda e, anos depois, no dia 3 de julho de 1951, foi criado o Departamento de Contribuintes (Kofu), que possui como um dos fundamentos para a participação o espírito de doação.
Na Nova Revolução Humana consta uma passagem em que o presidente Ikeda pesquisou vários escritos de Nichiren Daishonin para refletir sobre esse espírito:
Ele leu inicialmente a carta O Presente de Arroz, escrita em resposta ao oferecimento de arroz e de outros mantimentos enviados a Daishonin, que se encontrava no Monte Minobu. Louvando a sinceridade dessa pessoa, Daishonin escreveu: “As pessoas comuns que mantêm as palavras ‘determinação resoluta’ no coração tornam-se budas”. Com isso, ele afirma que o sincero espírito de procura na prática da fé é a chave para se atingir a felicidade absoluta.2
Ao ler os escritos, ele também se recordou de sua luta e do seu sentimento:
Shin’ichi limitou suas despesas diárias ao mínimo e manteve o princípio de que empregaria todo o seu salário em prol do kosen-rufu e das atividades da Gakkai. Ele fazia desse ato uma alegria e orgulho pessoal. (…) Ele estava absolutamente convencido de que os benefícios e a boa sorte que conseguiu acumular como resultado dessa dedicação possibilitaram-no ultrapassar a sua doença e inclusive obter a condição de liderar a Soka Gakkai com toda a segurança como seu presidente. Sua atuação não advinha de uma ordem de alguém. Era espontânea e a realizava com coragem e satisfação com sincera fé decidido a devotar a vida em prol do kosen-rufu.3
Por meio desses incentivos e da postura do nosso mestre, vamos cultivar uma trajetória de vida da mais sublime felicidade e de plena realização para nós e para os outros com a recitação diária do gongyo e do daimoku, na promoção do movimento pelo kosen-rufu em nosso bloco e comunidade e em nossos esforços diários em todos os campos de atuação.
No próximo mês, concluiremos a segunda etapa da contribuição financeira voluntária dos membros inscritos no Departamento de Contribuintes (Kofu) no dia 19 de junho e contamos com a inestimável participação, divulgação e incentivo de todos.
Louvamos os esforços de todos e manifestamos nossa mais sincera gratidão dedicando-lhes um trecho da mensagem do presidente Ikeda para a 9ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai:
Quão nobre é a vida das pessoas que recitam e propagam a Lei Mística, a lei fundamental do grandioso universo! Os incontáveis budas que preenchem esse universo protegem solenemente cada pessoa como se as envolvessem com mantos. O buda Nichiren Daishonin nos garante que eles nos protegerão infalivelmente.4
Cuidem-se! Forte abraço!
RELATO
Vencer as dificuldades e cultivar sabedoria
Reprodução/Foto-RN176 Marcelo Marques Santana: Bloco Locomotiva, Comunidade Passo de Areia, Distrito Santa Maria, CRE Sul Foto: Arquivo pessoal
Meu nome é Marcelo, sou fotógrafo profissional e me converti ao Budismo de Nichiren Daishonin em 31 de maio de 1981.
Com o início da pandemia, minha vida mudou de uma hora para outra! Meu ramo profissional foi um dos primeiros a parar, pois os eventos foram todos cancelados, e, em junho de 2020, meu casamento também chegou ao fim.
Sem trabalho e sem família, eu me sentia desesperado. Enxergava o daimoku como última saída. Certo dia, recebi um incentivo de um companheiro da Divisão Masculina dos Jovens que compartilhava o relato de um membro que tinha transformado sua vida com a luta pelo Kofu. Senti uma profunda emoção e tive a certeza de que minha vitória também poderia ser conquistada por meio do desafio no Kofu.
Determinei realizar uma contribuição além da minha realidade. Minha decisão era a de um buda que não se conforma com o cenário que se apresenta. Queria vencer para comprovar!
Venci logo na etapa do Kofu de setembro, criando condições para fazer as cotas que havia objetivado. Além disso, paguei todas as minhas contas. E, a partir de então, não parei mais!
O maior benefício dessa luta é ter encontrado a serenidade para conduzir minha vida no momento mais difícil, ter tido sabedoria para administrar minha vida financeira e ter conseguido suportar a escassez de trabalho. Mantendo-me nesse caminho, os clientes passaram a vir até mim.
Recitei daimoku, fiz um planejamento, desafiei além das minhas possibilidades e venci!
Foto: Arquivo pessoal
Notas:
- IKEDA, Daisaku.Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz. Parte 1: A Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 227-228.
- Idem. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 106, 2019.
- Ibidem, p. 109.
- Brasil Seikyo, ed. 2.609, 30 abr. 2019.