Diálogo pelo futuro

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  04/05/2022 17:32                                                                    ESPECIAL / REDAÇÃO

Arnold J. Toynbee e Daisaku Ikeda: cinquenta anos de um encontro e legado eterno

Reprodução/Foto-RN176 Desenho da dir. para esq. presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda e Arnold J. Toynbee. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

“Vamos dialogar em prol do futuro!” — assim começa a disposição de dois homens decididos a oferecer uma contribuição efetiva para a paz. Era 5 de maio de 1972, tendo Londres como cenário. De um lado, o maior historiador britânico do século 20, Arnold J. Toynbee (1889–1975), autor de A Study in History [Um Estudo de História], obra escrita ao longo de trinta anos. Do outro, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, na época, terceiro presidente da Soka Gakkai. Com pouco mais de 40 anos, celebrava o primeiro ano de edificação da Universidade Soka do Japão (em 1971).

Conduzido por ambos, entre maio de 1972 e maio de 1973, o diálogo cobriu ampla gama de assuntos. Discutiram questões vitais que o mundo enfrenta, incluindo o papel da religião, a diminuição dos recursos naturais, conflitos e guerras e o crescimento populacional. A conclusão do diálogo estava cheia de esperança: se os seres humanos deram origem a esses desafios complexos, não pode estar além do poder da sabedoria humana para transformá-los.

No total, foram dez sessões e quarenta horas no decorrer de duas visitas de Ikeda a Londres, a convite do próprio Toynbee. Do marco inicial, seguiu-se troca de correspondências até a edição final em forma de livro, intitulado Choose Life: A Dialogue, lançado em 1975. Foi traduzido para 31 idiomas; em português, recebeu o nome de Escolha a Vida.

A edição de mais de quinhentas páginas exigiu consistente trabalho de redação e de reordenação do diálogo, coordenado por Richard L. Gage, renomado tradutor residente no Japão.

Legado eterno

À época do segundo encontro, em maio de 1973, Ikeda sensei estava com 45 anos, diante dos 84 de Toynbee. “Ele olhou gentilmente para mim e disse que somente o diálogo poderia abrir o caminho do futuro da humanidade; e incentivou-me a continuar trocando ideias com grandes pensadores do mundo”,2 relembra nosso mestre.

O intercâmbio de pensamentos entre os dois ocorreu em meio à Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, e num clima de intensa hostilidade entre a União Soviética e a China. Após o diálogo com o Dr. Toynbee, o Dr. Ikeda visitou essas três nações. “Em todo lugar há pessoas. Por essa simples razão, acreditava firmemente que o diálogo era o caminho que deveríamos seguir como seres humanos para dissolver os muros de gelo da desconfiança que nos dividia”.

O historiador faleceu em 1975, mesmo ano em que foi fundada a Soka Gakkai Internacional (SGI), liderada por Ikeda sensei, que seguiu se empenhando em milhares de diálogos com líderes mundiais, intelectuais e incontáveis pessoas. Ele também não mediu esforços para expandir o Budismo Nichiren pelo mundo, construindo uma rede dourada de amizade que reúne hoje cerca de 12 milhões de membros distribuídos em 192 países e territórios. Uma organização de verdadeira solidariedade humana e de pessoas felizes. Legado cumprido.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.507, 14 mar. 2020, p. 12-13.

RDez, ed. 44, ago. 2005, p. 10.

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 410, out. 2002, p. 3.
  2. Ibidem, ed. 425, jan. 2004, p. 32.
  3. Ibidem, ed. 410, out. 2002, p. 3.