Diálogos de vida a vida

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/10/2020 10:10

ENTREVISTA

Comemorando os sessenta anos da BSGI, membros e presidente da organização, Miguel Shiratori, participam de entrevista inédita

Em 1960, o presidente Ikeda desembarcava no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Aos 32 anos e sem temer os efeitos de sua saúde debilitada, bradou: “Contudo, eu irei”. E assim construiu a BSGI, que ele mesmo denominou de “Monarca do Mundo”.

De 1960 para cá, a atuação dos membros e líderes no Brasil mudou, mas o sentimento não. Faltam dez anos para o centenário da Soka Gakkai e diversos desafios grandiosos, sem dúvida, surgirão nesse caminho. Por isso, de maneira inédita e para comemorar o aniversário da BSGI, chega a hora de ouvir as perguntas dos membros. Confira a entrevista que reúne representantes do país inteiro com Miguel Shiratori, presidente da organização.

ANNY: Assistimos recentemente à Convenção Mundial dos Jovens e nela se falou muito da trajetória de Ikeda sensei concretizando os sonhos do seu mestre, presidente Josei Toda. Quais os aprendizados que tivemos nesse período de pandemia e que serão utilizados pela BSGI para despertarmos esse mesmo sentimento de gratidão ao Mestre e assim nos tornar “Shin’ichis Yamamoto” da nossa localidade?

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori é membros e presidente da organização Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI – Foto Editora Brasil Seikyo – BSGI

MIGUEL SHIRATORI: Meus sinceros parabéns a todos pela participação na histórica Convenção Mundial dos Jovens, na qual foi assinalada a grande partida dos jovens sucessores que lutarão e perpetuarão o nobre espírito do kosen-rufu de Ikeda sensei! No futuro próximo, vocês se orgulharão de ter feito parte da maior rede de solidariedade dos jovens cidadãos do mundo em prol da paz. Gostaria de recomendar a todos que estabeleçam a mensagem de Ikeda sensei dedicada a essa convenção como eterna diretriz de sua vida. Nessa jornada, por meio da sincera e assídua prática da fé diária, estejam sempre na órbita da Lei Mística e conduzam sua vida baseados sempre na elevada filosofia de vida do Budismo de Nichiren Daishonin. E, mediante a sua revolução humana, promovam a transformação de toda a sociedade. São vocês — “Shin’ichis Yamamoto” rumo ao brilhante futuro — que moldarão e estabelecerão a nova BSGI, tão grandiosa quanto é hoje a Soka Gakkai no Japão!

ERIKSEN: Diante da atual fragilidade de muitas pessoas em relação aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus, como podemos manter e aprofundar os laços dos membros com Ikeda sensei? Como líderes, de que forma podemos protegê-los e mantê-los na órbita do Mestre?

SHIRATORI: Estamos vivendo uma crise sem precedentes causada pela pandemia do coronavírus, que tem causado muitos sofrimentos para todos nós. Mas somos afortunados, pois praticamos a mais elevada filosofia de vida, que nos conduz à transformação de qualquer infortúnio mesmo diante dessa severa crise com o princípio budista de “transformação de veneno em remédio”.

Numa ocasião, Ikeda sensei nos orientou com as seguintes palavras:

Uma famosa frase dos escritos afirma: “Nas batalhas, os soldados consideram o general como a alma deles. Se o general perder a fé em si mesmo, seus soldados se acovardarão” (CEND, v. I, p. 642). O importante é que o próprio líder se levante com a decisão de ter renascido (…). Vamos construir sólida e imponentemente o “castelo de valores humanos” que brilhará forte e eternamente no nosso amado solo, na nossa amada localidade. (Brasil Seikyo, ed. 2.290, 5 set. 2015, p. A2)

Com esse ímpeto de luta é que podemos abarcar todos os membros na órbita da prática da fé e proporcionar-lhes segurança e bem-estar.

SANDRA: Depois da pandemia, notamos que a BSGI entrará numa nova fase, principalmente no campo da interação entre as pessoas. O que não devemos perder de vista nos próximos anos?

SHIRATORI: As cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai contêm os princípios imutáveis para aprofundarmos nossa prática da fé. Elas são: 1) Prática da fé para criar a harmonia familiar. 2) Prática da fé para conquistar a felicidade. 3) Prática da fé para vencer as dificuldades. 4) Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade. 5) Prática da fé para alcançar a vitória absoluta.

Os sucessivos presidentes da Soka Gakkai estabeleceram a forma sólida de aplicar o elevado ensinamento do Budismo de Nichiren Daishonin na vida diária em benefício de qualquer pessoa, possibilitando-a transformar fundamentalmente seu coração. Conforme o princípio budista de “unicidade da vida e seu ambiente” (esho-funi), quando transformamos nosso coração, nosso ambiente também muda, tornando nossa vida o ponto ativo da solução das questões.

GUILHERME: Nós, jovens da BSGI, temos uma vida bastante corrida, incluindo faculdade, estágio, família, amigos e futuros empreendimentos. Em meio a tudo isso, como podemos impactar a sociedade e o meio ambiente com nossa atuação e ainda conciliar esses aspectos com a criação de pessoas valorosas entre as próximas gerações?

SHIRATORI: Sem dúvida, a juventude é um período bastante atribulado com problemas e preocupações com futuro, relacionamento, personalidade e questões em geral. Tudo isso, às vezes, os deixam confusos e com ansiedade, causando muitos sofrimentos. A solução para essa dura realidade encontra-se na prática da fé diária, que são a oração ao Gohonzon, o estudo do budismo e a leitura das orientações de Ikeda sensei. A oração eleva nossa mente no nível da razão e o estudo da filosofia nos abre o caminho pelo qual podemos seguir e obter a transformação de tudo aquilo que nos faz sofrer. Certa ocasião, Ikeda sensei orientou os jovens com as seguintes palavras:

Simplesmente, realizem a revolução humana à sua própria maneira. Assim, impressionarão os outros de forma natural com sua vitalidade, esperança, convicção e com a sua presença encorajadora. Isso, em si, consolidará a base para compartilhar o Budismo de Nichiren Daishonin com os outros sem que seja necessário dizer nada. (Sabedoria, p. 185)

AMANDA: Tendo em vista que nós, jovens do Brasil, viveremos os próximos dez anos e todo o futuro com a decisão profunda de Sensei, your vow is my …vow! [Sensei, seu juramento é meu juramento!], qual seu desejo e sua expectativa em relação à Divisão dos Jovens para 2030?

SHIRATORI: Minha expectativa é que todos vocês, jovens, vivam e sobrevivam a juventude embasada sempre nas palavras e nos pensamentos de Ikeda sensei, que possuem fundamentos na elevada filosofia de vida do Budismo de Nichiren Daishonin. E se tornem pessoas valorosas que liderarão o movimento de solidariedade Soka em prol do bem-estar da sociedade. Conforme Ikeda sensei manifestou na mensagem proferida na 46ª Reunião Nacional de Líderes, realizada em 26 de agosto:

A década entre o 90º e o 100º aniversário da Soka Gakkai é o período decisivo, de vitória ou derrota, para se concretizar finalmente a transformação do destino da humanidade, mudando toda espécie de “grande mal” em “grande bem”, e estabelecendo a comprovação crescente da vitória da revolução humana de cada pessoa. (BS Pocket, 4 set. 2020)

A recente Convenção Mundial dos Jovens foi a partida da esperança dessa longa jornada de mestre e discípulo. Faço votos de que todos vocês, jovens cidadãos da nova era, cumpram esse juramento e expandam a solidariedade Soka por esse imenso Brasil.

ADOLFO: A nova geração é muito diferente em comparação com sessenta anos atrás, quando a BSGI foi fundada. Hoje, os jovens são mais globalizados, tecnológicos, contestadores em alguns aspectos e realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Alguns têm dificuldades de parar num mesmo emprego ou de explicar o budismo para outras pessoas. Como podemos apoiar a nova geração da Divisão dos Jovens visando os próximos sessenta anos, levando-se em consideração essas mudanças?

SHIRATORI: Estamos vivendo uma época desafiadora, em razão da crise sem precedentes gerada pela pandemia do coronavírus, que nos leva a promover uma mudança radical para estabelecer uma nova e melhor condição de vida. Vamos buscar uma razão e um caminho para vencer e criar uma juventude para o futuro do nosso empreendimento chamado kosen-rufu. Como reforço disso, compartilho uma orientação de Ikeda sensei proferida no dia 19 de maio deste ano, na qual ele declarou:

Neste momento em que o mundo enfrenta grandes provações, qual é o ponto primordial que mais devemos valorizar? Não é outro senão a vida humana. Nós que praticamos a filosofia que possibilita cada ser humano dignificar a vida no mundo real. É chegada a hora de ensiná-la e torná-la acessível a todas as pessoas como um legado comum da humanidade. (Seikyo Shimbun, 19 maio 2020)

Nesses sessenta anos do movimento pelo kosen-rufu, Ikeda sensei realizou a ampla propagação do Budismo de Nichiren Daishonin, trazendo a mais elevada condição de filosofia que transcende qualquer ideologia, e estabeleceu no mundo uma base sólida para o eterno futuro do nosso movimento. Nesse contexto, a rede solidária da juventude Soka é a grande esperança da humanidade. Acredito que o maior desafio da nossa geração seja criarmos a promissora Divisão dos Jovens da BSGI do “azul mais azul que o anil” na vanguarda do nosso futuro. Na conclusão do romance Nova Revolução Humana, no posfácio, Ikeda sensei registrou seu nobre sentimento com relação aos jovens sucessores na seguinte passagem:

“Um espírito imortal requer uma ação igualmente imortal.”1 Essas são célebres palavras do escritor russo Liev Tolstói. Meu profundo desejo é que os membros da Soka Gakkai façam da conclusão do romance Nova Revolução Humana um novo ponto de partida, levantando-se como “Shin’ichi Yamamoto”, e escrevam sua própria história brilhante da revolução humana, empenhando-se pela felicidade dos amigos por meio de ininterruptas ações indomáveis.2

Então, conscientes de que a Soka Gakkai é a maior reunião de bodisatvas da terra convocados pela forte determinação do Mestre numa relação de vida inseparável de mestre e discípulo, vamos lutar despertando os inúmeros bodisatvas da terra do nosso amado Brasil.

GUSTAVO: Como Ikeda sensei sempre diz, é importante nos treinar, polir a nós mesmos. A BSGI frequentemente atua para que seus membros e todas as pessoas exerçam plenamente a cidadania. Como será a atuação da BSGI de agora em diante com relação à sociedade?

SHIRATORI: A resposta para essa pergunta eu deixo a vocês, jovens protagonistas da nova era, que, na Convenção Mundial dos Jovens, deram a partida para a construção de uma sociedade feliz e próspera. São vocês que, no caminho de mestre e discípulo, definirão os rumos do movimento da solidariedade Soka na sociedade brasileira. Tenho absoluta convicção de que estabelecerão a condição de um ambiente composto por cidadãos globais capazes de suplantar quaisquer crises ou maldades que possam surgir no futuro.

Notas:

  1. Obras Completas de Liev Tolstói, v. 45 (edição em russo).
  2. Posfácio. Nova Revolução Humana, v. 30.