ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 11/07/2020 16:05
EDITORIAL
Em entrevista ao jornal Seikyo Shimbun [publicada também no Brasil Seikyo], Ikeda sensei respondeu a algumas perguntas com o objetivo de oferecer sinceras orientações aos jovens. Uma das questões foi sobre como devemos encarar a relação entre o juramento seigan — isto é, o desejo pelo kosen-rufu — e nossos próprios desejos e sonhos?
Para esclarecer essa dúvida, Ikeda sensei ensinou aos jovens com o exemplo de vida do seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
De acordo com o presidente Ikeda, quando Toda sensei tinha 20 anos, antes mesmo de conhecer o budismo, como toda pessoa dessa idade, ele tinha suas aspirações. Em um diário, o jovem Josei Toda registrou que seu sonho era se treinar, tanto física quanto intelectualmente, para que estivesse preparado o suficiente para contribuir para seu país. Além disso, também tinha a determinação de se aperfeiçoar a ponto de se tornar capaz de desenvolver um papel essencial como líder mundial.
Ao conhecer Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, como discípulo dele, decidiu cumprir o juramento seigan — isto é, dedicar-se à missão de expandir o budismo para a felicidade das pessoas.
Ikeda sensei explicou aos jovens que “No instante em que fez isso, todas as suas ações e batalhas, até aquele ponto, ganharam um profundo significado. E ele passou a dar ilimitada esperança e coragem para os outros” (Brasil Seikyo, ed. 2.120, 18 fev. 2012, p. B1).
Essa é a relação entre nossos desejos e o juramento seigan: quando nos dedicamos a propagar o budismo pela paz e pela felicidade de toda a humanidade, nossos desejos ganham um profundo significado.
Nossos objetivos deixam a restrita dimensão de abarcar somente a mim ou àqueles à minha volta e adquirem a ilimitada grandeza da dedicação ao kosen-rufu. Assim, nossos sonhos se concretizam sem falta.
Neste mês dos jovens, leia mais nesta edição sobre o significado do juramento e dê significado aos seus desejos.
Boa leitura!