ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/04/2021 09:50
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No último mês de março, fui convidada a fazer parte de uma mesa-redonda com diversas especialistas em um dos eventos relacionados à Comissão do Status das Mulheres da ONU. Em um ambiente de muita troca e aprendizado, fui questionada a apontar uma solução para um futuro de igualdade e respondi com outra pergunta: “Que tipo de líderes estamos desenvolvendo para esse futuro?”.
Por ter como base a vivência dos jovens no universo da Soka Gakkai, compartilhei a importância de cultivarmos uma nova geração de jovens a partir de valores essenciais, tais como respeito, empatia, propósito e senso de humanidade. Em seguida, fui surpreendida por uma das autoridades da mesa, diretora do Banco Mundial, que reiterou essa ideia, afirmando a urgência de pensarmos que tipo de indivíduos estamos criando. Esse momento inusitado me fez refletir quanto nossa organização de criação de seres humanos de valor e a filosofia do respeito à dignidade da vida ensinada por Nichiren Daishonin possuem as respostas que o mundo tanto precisa para os dias de hoje.
“O propósito do advento do buda Shakyamuni, senhor dos ensinamentos, neste mundo, reside em seu comportamento como ser humano”.1 É necessário que façamos a seguinte pergunta: “Que tipo de comportamento nos conduz ao futuro que tanto desejamos?”.
Ikeda sensei nos ensina:
Agir com compaixão e sem arrogância, com coragem em vez de medo — a essência do budismo se encontra nesse comportamento. (…) Avancemos com firmeza, aconteça o que acontecer elegendo a alegria e não a melancolia, incentivo em vez de inveja, entusiasmo no lugar da raiva. Vivamos com uma confiança inabalável, demonstrando espírito de tolerância, e não autoritarismo, repleto de esperança em vez do desespero, agindo sem reclamar e engajados no diálogo, e não na violência.2
Em suas palavras na 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, o presidente Minoru Harada confiou aos jovens da Geração da Nova Revolução Humana a missão de encontrar as respostas do mundo pós-pandemia e o tipo de valor que o budismo conseguirá criar de agora em diante. O que isso significa? A história da humanidade é a história das pessoas. Não existe transformação do país e do mundo se não houver a mudança no comportamento do ser humano.
Shakyamuni ensinou a seus discípulos sobre a sabedoria da felicidade absoluta a exemplo do seu comportamento como Buda, jurando tornar todas as pessoas iguais a ele. Os Três Mestres Soka dedicaram a vida ao ideal do kosen-rufu, fazendo de suas ações o meio para que inúmeras pessoas despertassem para a própria iluminação.
Nesta década que nos leva a 2030, centenário da Soka Gakkai, chegou o momento da comprovação dos jovens Soka, herdando as ações do Mestre e inspirando uma nova geração a começar pelo nosso comportamento básico como ser humano.
O presidente Ikeda afirma:
Todas as pessoas, igualmente, possuem a natureza de buda. Por isso, respeitamos e prezamos a todos. Os jovens da Soka Gakkai, que abraçam este ensinamento de supremo humanismo, ensejarão uma nova era para as pessoas do mundo inteiro. Esses viçosos bodisatvas da terra, jovens munidos de genuíno compromisso, que mudarão o destino da humanidade, zarparam para uma nova jornada pela paz. Os esforços deles converterão desentendimento em união, transformarão a gélida escuridão da alienação na cálida luz da cooperação, e este mundo corrupto e repleto de desavenças, num reino de paz alinhado com os princípios humanísticos do Budismo Nichiren.3
Por isso, convido você a se levantar e bradar conosco: “Nós somos a esperança! Vamos avançar e vencer juntos! Enquanto houver vida, vamos lutar!”.
Monique Tiezzi
Coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 113, 2018.
- Brasil Seikyo, ed. 2.314, 5 mar. 2016.
- Brasil Seikyo, ed. 2.446, 1 dez. 2018.