Disco voador? Entenda o que é o ‘buraco’ entre nuvens que chamou a atenção de moradores no litoral de SP

ROTANEWS176 25/03/2025 16:52

Registros do momento, que aconteceu em Peruíbe, circulam nas redes sociais.

 

Reprodução/Foto-RN176 Registro publicado na última quinta-feira, dia 20, em uma página voltada à comunidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo Foto: Reprodução/Facebook/Soul Peruíbe-Marcia Geovana

Uma forma estranha no céu, formada por um ‘buraco’ entre nuvens, chamou a atenção de moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo, nos últimos dias. Imagens circularam nas redes sociais e foram feitos os questionamentos: é obra de alienígenas? São vestígios de um disco voador? Ao Terra, um meteorologista explicou o fenômeno.

Trata=se de uma “nuvem cavum”, pontua Humberto Barbosa, meteorologista e coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo o especialista, é um buraco bem definido, geralmente circular, em uma fina camada de nuvem de gotículas de água super-resfriada.

 

“Cavum é tipicamente uma característica circular quando visto diretamente de baixo, mas pode parecer oval quando visto de longe”, explica.

Reprodução/Foto-RN176 Vista de satélite de um exemplo de “nuvem cavum” Foto: Reprodução/NASA

Esse fenômeno se forma em dois tipos de nuvens que normalmente se apresentam em camadas, que são as cirrocumulus e a altocumulus. E ele pode ser causado, por exemplo, pelo movimento das aeronaves através de aglomerados de nuvens.

Apesar de muitas pessoas associarem essa formação a alienígenas, se trata de um fenômeno meteorológico curioso.

Humberto dá o exemplo de uma imagem de satélite registrada sobre o Golfo do México, na costa oeste da Flórida, em 30 de janeiro de 2024, que mostra “do alto” uma formação do tipo. O registro capturado pelo Modis (sigla de Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), no satélite Terra da NASA, mostra um aglomerado de cavum.

FONTE: TERRA