ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/12/2021 10:16
NOTÍCIAS/REDAÇÃO
Reprodução/Foto-RN176 Membros do Distrito Veloso, da RM Osasco Oeste (Sub. Castelo/Régis, CGSP) em reunião on-line – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
O dia 24 de novembro foi um marco para o desenvolvimento dos membros do Distrito Veloso, da RM Osasco Oeste (Sub. Castelo/Régis, CGSP). É que nesse dia foi realizado o Novembro Azul, encontro promovido a partir da união da Divisão Sênior (DS) com a Divisão Masculina de Jovens (DMJ) para reforçar a necessidade de cuidados com a saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, tão discutidos no mês de novembro. A reunião virtual foi aberta aos participantes de todas as divisões e atraiu cerca de cinquenta pessoas.
Na atividade, a palavra-chave foi “conscientização” cuja proposta era alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde cada vez mais cedo, o que possibilita diagnósticos e tratamentos cada vez mais precoces. A interatividade, mesmo diante de um tema tão sério, foi motivada a partir da palestra do médico Ronaldo Utiyama, que esclareceu, de forma leve e direta, as principais dúvidas e mitos acerca do tema no tradicional momento “Pergunte ao Doutor”.
Para Luiz Guilherme, responsável pela DMJ do Distrito Veloso, o encontro foi esclarecedor e funcionou como excelente oportunidade para obter mais esclarecimentos. “O ponto alto da atividade foi o momento de perguntas e respostas, em que vários membros da DS tiraram suas dúvidas e contaram relatos sobre os exames realizados, como o de próstata, ou relacionados a outros problemas de saúde que eles venceram. Foi um grande momento de incentivo! Muitos pediram para falar e disseram que ficaram mais tranquilos para fazer exames e decididos a se cuidar após ouvir as experiências dos veteranos da localidade”, conta Guilherme.
José Luiz Venturas, responsável pela DS do Distrito Veloso, salientou que o Novembro Azul de 2021 teve um saldo positivo: “A atividade foi muito boa. Um momento de conscientização masculina na tentativa de quebrar alguns tabus da sociedade. É o segundo ano que o realizamos. Foi uma oportunidade de alertar para a prevenção ao câncer de proposta e quanto essa doença mata. Mesmo sendo um diálogo direcionado aos homens mais velhos, realizamos conjuntamente com a DMJ, para que os jovens entendam a necessidade de se cuidar”. Ele também revelou que, ao final, recebeu ligações de membros da DS decididos a agendar e fazer os exames. “Ao ouvir isso, acredito que o propósito da atividade foi alcançado. Se houve aqueles que abriram a mente e decidiram se cuidar, isso já me deixou bastante feliz”, confessa o líder.