ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/10/2021 08:04
NOTÍCIAS /REDAÇÃO / COLABORAÇÃO LOCAL
No mês em que se comemora os 61 anos da BSGI e também o Dia das Crianças, organizações realizam atividades voltadas para a DE
Reprodução/Foto-RN176 RM Fragoso (acima) e RM M’Boi Mirim (abaixo) – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Criatividade é o que não falta quando o assunto é a Divisão dos Estudantes (DE) da BSGI. Neste mês para lá de especial, em que celebramos os 61 anos da organização e também o Dia das Crianças, diversas localidades por todo o Brasil promovem atividades comemorativas da DE; entre as localidades está a RM M’Boi Mirim (Sub. Interlagos, CNSP). No dia 2, os jovens realizaram as Olimpíadas da DE, em formato virtual, com a participação dos níveis Futuro, Esperança e Herdeiro. O objetivo da localidade era fazer um grande encontro com os membros da DE para que pudessem se conhecer, compartilhar experiências e estreitar os laços de amizade. A programação teve o diálogo como foco. Foi apresentada uma animação e, com base nela, os participantes identificaram e refletiram sobre suas características individuais. “Pensamos nessa atividade como uma oportunidade para que nossos estudantes pudessem ser eles mesmos, falar sobre isso e entender como a filosofia budista ‘entra’ na vida deles e, assim, levar o budismo para o dia a dia”, declarou Marlon Mitsunaga, responsável pela DE da RM M’Boi Mirim.
No dia 10, foi realizada na RM Fragoso (Sub. Serrana, CSMRJ), com mais de quarenta participantes, a Academia Sucessores Ikeda 2030 (ASI 2030). Organizados por nível, os estudantes da localidade interagiram virtualmente e, utilizando a concepção de games, estudaram princípios budistas como “três venenos” e “teoria do carma”, tudo com a condução impecável dos apresentadores. A atividade contou com a participação de Camila Akama, coordenadora da DE da BSGI. “Nossa atividade foi incrível, pois o apoio dos familiares, dos líderes e a participação da Camila foram muito incentivadores e fizeram total diferença”, relatou Nathalia Silva Souza, responsável pela DE da localidade. Para ela, o sucesso do encontro foi por conta do empenho conjunto de todos da organização local e da efetiva participação dos familiares, líderes de bloco, comunidade, distrito e RM.
Durante os próximos dias de outubro, outras organizações da BSGI continuarão a realizar as ASI 2030. Camila Akama reflete sobre o significado dessa atividade, lembrando que ela é realizada desde que o presidente Ikeda denominou os estudantes do Brasil de “Sucessores Ikeda 2030”. “Com essa profunda consideração e confiança do sensei, a ASI 2030 tem como ponto principal a compreensão de cada estudante em herdar o sentimento de realizar o kosen-rufu, ao mesmo tempo em que visualiza e constrói seus sonhos”, revela Camila. A coordenadora da DE da BSGI enfatiza: “Assim como a academia é um local em que treinamos e exercitamos nosso corpo para que se torne mais forte e mais saudável, essa Academia dos Sucessores Ikeda 2030 busca treinar o estudante para fortalecer seu sentimento de ‘jamais ser derrotado’, sempre junto com sensei”.
No topo: RM Fragoso (acima) e RM M’Boi Mirim (abaixo) estão entre as localidades que já promoveram atividades voltadas para a Divisão dos Estudantes