ROTANEWS176 22/06/2024 10:50 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Encontros da divisão são realizados em todo o país com sabedoria, alegria e leveza (SAL)
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria da Divisão Feminina da BSGI – Foto: Colaboração local
Gostaria que se conscientizassem de que as mulheres que abraçam a Lei Mística são as mais dignas de respeito.1
Esses incentivos foram oferecidos por Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, em 10 de junho de 1951, quando 52 representantes participaram da fundação da Divisão Feminina.
Desde essa ocasião, o avanço da organização acompanha o progresso e o desenvolvimento de todas as integrantes da divisão, perfumando e encantando a todos com as vitórias, tanto na organização quanto na vida pessoal. Isso faz jus ao poema dedicado por Toda sensei naquela data:
São flores de lírios,
brancas e perfumadas
que aqui se reuniram;
são corações sublimes
num elo de amizade.2
Para celebrar os 73 anos de fundação, a Divisão Feminina, ao longo do mês de junho, está promovendo encontros comprovando a força da mulher, que não se abala diante das dificuldades.
Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, participou em Manaus, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em um dos encontros, ela disse: “Sob o título Mães e Mulheres do Brasil, Sorriam e Avancem Destemidamente,3 em 2014, Ikeda sensei nos incentiva sobre o que é ser destemida. Lendo o discurso do Mestre, podemos responder que [ser destemida] é ser uma pessoa corajosa, valente, intrépida, mas principalmente que vence a si mesma por meio da prática da fé, recitando muito mais daimoku.
Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI participou do encontro comemorativo do Bloco Lomas, em Belém, PA – Foto: Colaboração local
É aquela que manifesta coragem para suportar e superar sua realidade e fazer a sua revolução humana, para gerar a mudança na família, localidade e sociedade, sem deixar ninguém para trás, cuidando sempre da Juventude Soka e, principalmente, da amada Divisão dos Estudantes”.
Selma ainda compartilhou trechos de incentivos em que Ikeda sensei fala sobre o significado de esperança:4
A palavra que mais ouço com frequência quando converso com meus amigos brasileiros é “esperança”, contida também nestas expressões:
“Mesmo que esteja sofrendo agora, jamais serei derrotada!”
“Se suportar as intempéries da vida agora, infalivelmente dias melhores virão!”
“Amanhã é outro dia. Novo sol se levanta.”
“Haja o que houver, avancem sempre!”
“Parece que o Mestre está lendo nossa mente e nosso coração, não é mesmo?”, finaliza Selma.
Reprodução/Foto-RN176 A Divisão Feminina do encontro comemorativo do Bloco Lomas, em Belém, PA – Foto: Colaboração local
Miguel Shiratori, presidente da BSGI participou do encontro comemorativo do Bloco Lomas, em Belém, PA. Junto com as participantes, todos aproveitaram o rico diálogo sobre a prática da fé e a sincera oração. Em seus incentivos, ele afirmou:
“A Divisão Feminina foi a primeira divisão a ser fundada pela Soka Gakkai, ainda pelo presidente Josei Toda. Uma divisão de grande importância e missão pelo kosen-rufu. Da mesma forma, no Brasil, Ikeda sensei fundou o primeiro distrito fora do Japão. Devemos criar budas por meio da resoluta oração. Vamos manifestar o estado de buda a todo momento, conquistando um coração tranquilo, uma mente que compreende as circunstâncias e elimina a ilusão da nossa vida”.
Reprodução/Foto-RN176 Associadas da Divisão Feminina da BSGI pousa para foto – Foto: Colaboração local
Notas:
- Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.379, 15 jul. 2017, p. B4.
- IKEDA, Daisaku. Incontida Alegria. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 5, p. 90, 2023.
- Leia íntegra do discurso do presidente Ikeda no Brasil Seikyo, ed. 2.225, 26 abr. 2014, p. B2.
- Ibidem.
Em 31 de março de 2009, Ikeda sensei dedicou à Divisão Feminina cinco diretrizes de atuação para alcançar a vitória absoluta:
- Tudo começa com a oração.
- Avançar em harmonia com nossos familiares.
- Desenvolver jovens sucessores.
- Estimar nossa comunidade e nossa sociedade.
- Compartilhar alegremente nossas experiências na prática da fé.
“Por mais adversidades e problemas que enfrentem no drama da vida, vencer infalivelmente no final, proporcionar que todos vençam. E consagrar um ‘final feliz’ com a felicidade de si e dos demais não seria o melhor desfecho do bailar de revolução humana de uma heroína da Lei Mística?”
Dr. Daisaku Ikeda
IKEDA, Daisaku. Flores da Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 27, 2024.
Leia mais
Matéria e mensagem para os encontros comemorativos dos 73 anos de fundação da Divisão Feminina no BS+ e no site da Editora Brasil Seikyo. Acesse: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2659/artigo/facam-de-todos-os-dias-os-melhores-da-sua-vida-vivam-mais-um-dia-feliz/999562589
Mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, para as atividades comemorativas dos 73 anos de fundação da DF no BS+ e no site da Editora Brasil Seikyo. Acesse: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2660/artigo/mensagem-do-presidente-da-soka-gakkai-minoru-harada/999562634
Assista
O vídeo comemorativo dos 73 anos da funidação da Divisão Feminina no BS+ e no site da Editora Brasil Seikyo.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO