ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/12/2021 07:32
REDAÇÃO/NOTÍCIAS
Reprodução/Foto-RN176 Membros e convidados participam da cerimônia na Concha Acústica da UFPE (Pernambuco, 4 dez. 2021) – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Que alegria! Que felicidade!
Coração Brasileiro,
Demonstrando ao
mundo inteiro
Humanismo e Liberdade
Os versos acima são da canção Coração Brasileiro, que os membros da BSGI entoam em suas reuniões. A alegria e felicidade foram demonstradas, uma vez mais, na manhã de sábado, 4 de dezembro, quando foi transmitida ao vivo para todo o Brasil a cerimônia de outorga da condecoração oferecida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A solenidade, realizada obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária, foi realizada na Concha Acústica Paulo Freire da UFPE. A entrega foi feita pelo reitor Alfredo Macedo Gomes ao presidente da BSGI, Miguel Shiratori, que representou o Dr. Ikeda.
Reprodução/Foto-RN176 Diploma que concede o título a Daisaku Ikeda – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Homenagem de número 398
A primeira instituição de ensino superior a conferir-lhe o título de doutor honoris causa foi a Universidade Estatal de Moscou. Isso aconteceu em 1975, por ocasião da segunda viagem de Ikeda à União Soviética (atual Rússia). No Brasil, a primeira homenagem acadêmica ocorreu na quarta visita do presidente Ikeda em terras brasileiras, em 1993, sendo agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Iniciando a cerimônia, o professor Madson Góiz Diniz, diretor de relações internacionais da UFPE, falou sobre a infância de Daisaku Ikeda e seu encontro com Josei Toda, e sobre a expansão da organização. “Daisaku Ikeda, doutor honoris causa desta universidade, nosso reconhecimento e nossa gratidão! Para nós, é uma honra e um privilégio tê-lo no roll das nossas figuras mais ilustres. Sr. Daisaku Ikeda, a UFPE, Casa de Paulo Freire, é, a partir de hoje, a sua casa.”
Durante o evento na concha acústica, o vice-reitor da UFPE, prof. Moacyr Araújo, afirmou que este ano a universidade completa 75 anos de fundação e, em meio à comemoração do centenário do patrono da educação, Paulo Freire, a oportunidade de conceder o título líder da SGI é motivo de alegria e de felicidade. Em sua fala, o professor comparou o lema escolhido pela universidade para as comemorações com os ideais do presidente Ikeda. “Transformando pessoas que transformam o mundo — isso é absolutamente a história do professor Daisaku Ikeda. É absolutamente a história do professor Paulo Freire. Muito obrigado por incorporarmos o professor Ikeda em nossa Universidade”, enfatizou o docente.
Na cerimônia foram lançadas as bases do Observatório Internacional Daisaku Ikeda, que é um projeto em implantação na universidade voltado para a Educação Básica.
Ao final do seu discurso, o vice-reitor comentou: “Muito obrigado pela oportunidade. Vamos transformar pessoas que transformam o mundo”.
Miguel Shiratori, presidente da BSGI e representando o homenageado, leu a mensagem de agradecimento pelo título concedido. Em um trecho, ele cita:
Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI, representando o homenageado, lê mensagem de agradecimento enviada por Daisaku Ikeda – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Um aspecto que admiro profundamente na Universidade Federal de Pernambuco é sua tradição de guiar, com vigor, o “desenvolvimento sustentável do Brasil”, buscando resolver desafios globais como a desigualdade social e a destruição ambiental, sempre ao lado do povo. É por meio de ações pelo bem do povo que os jovens se empoderam fortemente.
Nesse sentido, tenho a firme convicção de que os jovens do Brasil e do mundo, que hoje estudam diligentemente e se empenham para contribuir em prol das pessoas, suportando inúmeras adversidades, alçarão, sem falta, um vigoroso voo impulsionando o início de um novo capítulo na história da humanidade.
Em suas palavras, o professor Alfredo Macedo Gomes, reitor da UFPE, ressaltou: “É uma grande alegria e honra prestar homenagem e reconhecimento a uma figura tão ilustre quanto o Dr. Ikeda. Como reitor, tenho a honra acadêmica em conferir o título de doutor honoris causa a Ikeda”.
Durante o pronunciamento, o reitor elucidou as ações empreendidas pelo presidente Ikeda e a visão de futuro sustentável que proporciona ao mundo por meio das Propostas de Paz enviadas anualmente à ONU. Destacou também a atenção especial dada pelo presidente Ikeda à educação, assim como o diálogo mantido por ele com o professor Austregésilo de Athayde com o tema “Direitos Humanos no Século 21”, registrado em livro.
Ao final, ele destacou quatro pontos fundamentais da universidade, em perfeita consonância com a filosofia de Daisaku Ikeda, entre eles com foco na diversidade.
Reprodução/Foto-RN176 Autoridades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“O respeito à diversidade é um passo fundamental para superar as profundas desigualdades que existem. E para que possamos construir um projeto político de paz, mas fundamentado em condições de qualidade de vida como alimentação, educação e projetos fortes na área da saúde. O significado da política é a liberdade, uma condição para que possamos viver bem de forma coletiva decidindo o destino da nossa sociedade”, enfatizou o reitor, declarando: “A Universidade Federal de Pernambuco tem a grande alegria e honra de confraternizar com a sociedade pernambucana a concessão desse importante título a Ikeda”.
Leia a mensagem do presidente Ikeda na íntegra acessando o aplicativo BS+ ou o portal da EBS na internet.
Depoimentos
“Um sentimento indescritível e sem precedentes invade meu coração. Sabemos que Ikeda sensei vem dedicando a própria vida, lutando diariamente em prol da paz, cultura e educação, numa relação eterna de mestre e discípulo. O presidente Ikeda sempre acreditou no potencial do povo nordestino. Minha eterna decisão é lutar pela felicidade das pessoas, pondo os princípios humanísticos da Soka Gakkai em ação.”
Elineide Alves da Silva, vice-responsável pela Divisão Feminina do Distrito Beberibe
Reprodução/Foto-RN176 Elineide Alves da Silva, vice-responsável pela Divisão Feminina do Distrito Beberibe – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“Minha decisão como jovem e líder da Divisão dos Estudantes é de edificar o kosen-rufu na minha localidade, para formar jovens líderes herdeiros de Ikeda sensei na sociedade, levando a filosofia do budismo e da paz mundial às pessoas. Obrigado, sensei!”
Guilherme Machado Manueles, responsável pela RM Pernambuco Norte
Reprodução/Foto-RN176 Guilherme Machado Manueles, responsável pela RM Pernambuco Norte – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“A partir das palavras de agradecimentos enviadas à UFPE nessa ocasião, colocarei como direcionamento na minha atuação visando ao desenvolvimento de jovens sucessores no estado de Pernambuco o princípio de respeito à diversidade, buscando, a cada dia, comprovar na sociedade os ideais de humanismo Soka. E assim construir a força jovem nos quatro estados da amada Sub. Nordeste 1 de um só coração.”
Andrea Maria Coutinho Souto, vice-responsável pela Divisão Feminina da Sub. Nordeste 1
Reprodução/Foto-RN176 Andrea Maria Coutinho Souto, vice-responsável pela Divisão Feminina da Sub. Nordeste 1
Assista ao vídeo dos depoimentos do reitor e do diretor executivo de relações internacionais da UFPE:
Reprodução/Foto-RN176 Na tarde de 3 de dezembro, foi promovido um encontro presencial dos integrantes da Rede de Reitores do Nordeste (RENE), no auditório do prédio da reitoria da UFPE. Nele, a BSGI apresentou os projetos realizados pelo Instituto Soka Amazônia e as exposições como a itinerante Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz. O encontro tratou de assuntos específicos da RENE, tal como a primeira participação na Cop 26 com dois representantes, além da cooperação com a Soka Gakkai Internacional e com a Universidade Soka para futuros projetos
Reprodução/Foto-RN176 Membros prestigiam a cerimônia
No topo: membros e convidados participam da cerimônia na Concha Acústica da UFPE (Pernambuco, 4 dez. 2021)
Assista ao vídeo dos depoimentos do presidente da RENE e do diretor de irrigação da Codevasf: