ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/07/2021 08:09
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Neste significativo mês da nossa Divisão dos Jovens (DJ), temos inúmeras oportunidades. Por exemplo, podemos contatar todos os jovens das nossas organizações, e também para realizar aquela visita significativa a um membro que há tempos não víamos em uma atividade. Julho é o mês de bradar a vitória nos encontros comemorativos com uma luta jamais vista!
Em meio ao “novo normal”, no qual as atividades que participamos se tornaram virtuais, a luta da Divisão dos Jovens está ainda mais marcante. Vamos, com forte união harmoniosa entre Divisão Masculina de Jovens (DMJ), Divisão Feminina de Jovens (DFJ), Divisão dos Universitário (DUni) e Divisão dos Estudantes (DE), atuar lado a lado para tocar o coração de cada membro e convidado, e levar ao Mestre uma grandiosa vitória neste 70º aniversário da Divisão dos Jovens!
Em 2018, como líder da banda masculina Taiyo Ongakutai da Coordenadoria Norte-Oeste Paulista (CNOP), vivenciei um fim de semana maravilhoso em Araçatuba e em Andradina, cidades do interior de São Paulo. Lá, realizamos um curso de aprimoramento para líderes de grupo horizontal no sábado e participamos de um Desfile Cívico no domingo. Ao ver os companheiros de localidades distantes, que desafiaram de duas a três horas de viagem para poder atuar, já senti que seria um fim de semana inesquecível. Era nítida no rosto de cada um a felicidade de estar ali, todos com a determinação de representar o Mestre com a nossa apresentação.
Andradina, que sediou o desfile em 2018, era a nona cidade mais violenta1 do estado de São Paulo. Então, foi tomada a decisão de realizar o evento naquela região, que há tempos não tinha nenhum acontecimento assim, com o objetivo de transmitir paz para os cidadãos. Ao entrarmos na avenida, em cada canção entoada dava para perceber a alegria dos presentes. Os pais, apoios e grupos de bastidores nos acompanhavam como se estivessem se apresentando conosco. Ao passarmos em frente ao palanque, entoamos Ifu Dodo no Uta (Canção do Imponente Avanço) e foi algo extraordinário. O responsável pela localidade estava ao lado das autoridades, representando nossa organização; e a prefeita da cidade, ao saber do significado da canção, se emocionou. No encerramento, tomamos conhecimento dessa grandiosa vitória e, com o coração cheio de orgulho, renovamos, juntos, a decisão de transmitir os ideais de paz, cultura e educação para a sociedade andradinense.
Nichiren Daishonin escreve: “Se o espírito de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos”.2 Vamos fazer acontecer: entrar em contato com o amigo que você não vê há algum tempo, mandar uma mensagem nas redes sociais, ligar, enviar uma carta — o que for necessário para tocar o coração das pessoas.
Mesmo com as limitações do distanciamento físico, podemos nos desafiar, lutar e nos emocionar com os encontros de vida a vida que a Gakkai proporciona!
Para finalizar, gostaria de reforçar o brado do nosso mestre: “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa, um dia, impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”.3
Muito obrigado a todos e um grande abraço!
Ademar Shin-Iti Okamoto Nagata
Coordenador da Divisão Masculina de Jovens de coordenadoria
Notas:
- Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/estudo-inedito-de-ong-revela-ranking-com-as-10-cidades-mais-violentas-de-sp.ghtml Acesso em: 27 jun. 2021.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 646, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.314, 5 mar. 2016.